Estudantes e alumni discutem políticas públicas e população em situação de rua em evento exclusivo promovido com apoio do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper
Estudantes e alumni do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP) e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPP) se reuniram on-line no dia 5 de maio para discutir políticas públicas e população em situação de rua. A roda de conversa foi organizada por estudantes e alumni do Insper, com apoio do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP).
Segundo a alumna Amiris Serdeira, formada no PAGP, e Mariana Skaf, alumna de Economia pelo Insper e mestranda no MPP, a ideia surgiu a partir de uma discussão orgânica no grupo de alunos e egressos dos cursos de gestão e políticas públicas do Insper. A discussão do tema foi provocada por notícias recentes sobre o agravamento do problema da população que vive nas ruas das cidades brasileiras e pela troca de experiências entre o corpo discente. Com apoio do CGPP, foi então organizada a roda de conversa para abordar o tema de maneira introdutória e abrangente, esclarecendo conceitos centrais e promovendo o alinhamento entre os envolvidos no debate.
Com mediação da professora Marina de Cuffa (PAGP), a conversa contou com falas de especialistas no assunto. Participaram Julia Lima, especialista em Gestão Pública pelo Insper (2020) e assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, Kelseny Medeiros Pinho, coordenadora pedagógica da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama (FDUSP) e advogada popular do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua (NDDH-SP), Anderson Lopes Miranda, cofundador e membro do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em situação de rua, e Allan Ramalho Ferreira, defensor público do Estado.
Na primeira parte, Julia e Kelseny explicaram quem são as pessoas em situação de rua, como se caracterizam, quais circunstâncias as levaram a essa situação, condições e vivências. Na sequência, Anderson discutiu a implementação das políticas existentes com base em sua experiência e atuação em movimentos em prol da causa. Por fim, Allan apresentou desafios para a inclusão da população em situação de rua na política pública habitacional. Ao final, houve espaço para debate e discussão.
Acesse o documento-síntese da conversa, elaborado por Amiris Serdeira e Mariana Skaf, com apoio do CGPP. O material também tem links para os slides e demais materiais recomendados durante a conversa.
Interação entre estudantes e alumni
O CGPP organiza encontros de networking e qualificação profissional que misturam todas as turmas de estudantes e formados pelo PAGP e pelo MPP. A ideia é promover oportunidades de networking e discussão da aplicação prática do que é estudado e pesquisado nos cursos.
“O foco da nossa estratégia como Centro de Gestão e Políticas Públicas é justamente este: promover trocas e discussão sobre melhorias de temas relevantes da gestão pública, por meio de eventos de qualidade, que possam ser inclusive organizados com a participação das nossas alunas, ex-alunas, alunos e ex-alunos”, afirma Marcelo Marchesini, professor-pesquisador e coordenador do PAGP e do MGP.
“As iniciativas que o CGPP organiza têm sido muito importantes para enriquecer minha experiência no MPP. Por meio delas, tenho tido a oportunidade de aprender sobre novos temas de políticas públicas e também me aproximar da prática por meio do contato com possibilidades de atuação após o mestrado”, diz Gabriela Cáceres, que cursa o Mestrado Profissional em Políticas Públicas do Insper.
Entre outras iniciativas recentes que envolvem estudantes e alumni estão a criação do Observatório de Revisão do Plano Diretor de São Paulo e a criação do novo Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas, com participação de alumni de diferentes cursos de Graduação e Pós-graduação Lato e Stricto Sensu do Insper com atuação e interesse no tema.
Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo CGPP: