Home/Pós-Graduação/Mestrado/Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Pós-graduação stricto sensu em Políticas Públicas

Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPP) do Insper é pioneiro no Brasil.

Com um corpo docente que reúne pesquisadores com vasta experiência profissional e acadêmica, o curso está estruturado para proporcionar aos alunos a capacidade de formular e avaliar políticas públicas capazes de gerar valor para a sociedade.

A Pós-graduação foi desenhada para atender às demandas de governos em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) e poderes (executivo, legislativo e judiciário) assim como de instituições privadas e do terceiro setor que que atuam na formulação e avaliação de políticas públicas.

A quem se destina

O MPP busca formar profissionais que possam propor novas medidas e iniciativas em diferentes níveis de governos, com a capacidade de avaliar políticas públicas com base em evidências e resolver problemas públicos complexos.

Seu conteúdo é voltado para quem deseja transformar a realidade da gestão pública brasileira.

O público do curso é formado por profissionais de organizações públicas, do setor privado, do terceiro setor e interessados na interação com governos, preferencialmente em início ou em transição de carreira.

Por que fazer o MPP o Insper?

Nosso corpo docente é constituído por professores que estão entre os melhores do país.

São profissionais com sólida formação acadêmica – todos possuem doutorado ou PhD em renomadas escolas nacionais e internacionais – e com vasta experiência junto ao setor público, atuando diretamente ou pesquisando de forma aprofundada os dilemas da área.

A metodologia de ensino do Insper é centrada no aluno, ou seja, o aluno é motivado a assumir um papel ativo no processo de aprendizagem.

Para isso, o curso aborda problemas reais, referentes à vivência profissional de cada participante, possibilitando uma intensa troca de experiências.

Há oportunidade de bolsas de estudo e também a possibilidade de participar nos centros de pesquisa do Insper para complementar a formação.

Com duração de 2 anos, o MPP possui um primeiro ano em dedicação integral – com aulas e atividades extras relacionadas às disciplinas – e um segundo ano com maior flexibilidade para as disciplinas eletivas e elaboração da dissertação.

Objetivos do programa

Ao final do curso, o aluno do MPP estará apto a:

  • Identificar e compreender os problemas do setor público, viabilizando soluções a partir de propostas originais ou da análise de experiências e casos;
  • Entender os limites e as possibilidades de conceber políticas públicas, envolvendo atores públicos, privados e ligados ao terceiro setor;
  • Desenhar iniciativas baseadas em indicadores de desempenho que levem em conta as necessidades da população e as peculiaridades do setor público;
  • Avaliar de forma rigorosa, com base em evidências, as políticas públicas implementadas e propor ajustes, quando necessário

1º trimestre

Mais
  • Orçamento e Finanças Públicas
  • Fundamentos da Gestão Pública

A disciplina de Fundamentos da Gestão Pública analisa os mecanismos e instituições de governo e arranjos entre diferentes setores à disposição da gestão pública para promover o bem-estar social. Ao final dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de (a) conhecer as possíveis formas de ação governamental; (b) diferenciar as funções básicas do governo; (c) justificar escolhas por diferentes tipos de ação governamental; e (d) conhecer diferentes possibilidades de arranjos de colaboração entre órgãos públicos ou público-privados. Há uma contribuição direta desta disciplina para que políticas públicas sejam formuladas com base em uma reflexão sobre a prestação de serviços diretamente pelo governo ou ação por meio de diferentes arranjos de governança público-privados.

  • Introdução à Metodologia de Pesquisa em Políticas Públicas

2º trimestre

Mais
  • Políticas Sociais e Combate à Desigualdade

A disciplina de Políticas Sociais e Combate à Pobreza foca em estratégias de enfrentamento de problemas sociais por meio de uma adequada formulação dos problemas e objetivos em cada área e pela análise das alternativas de ação existentes e possíveis. Nesta disciplina são debatidas as alternativas de ação em políticas públicas sob uma perspectiva multidisciplinar, analisando componentes sociológicos, culturais, antropológicos, políticos e econômicos envolvidos na pobreza e desigualdade.

  • Econometria Aplicada a Políticas Públicas

Esta disciplina detalha a implementação de diferentes métodos de análise quantitativa de políticas públicas, especificando os requisitos e benefícios de cada método. Dessa forma, ao final da disciplina espera-se que os alunos saibam (a) qual é o método quantitativo mais adequado para avaliar cada política pública; (b) quais requisitos são necessários para a análise; (c) como implementar a análise; e (d) como interpretar os dados.

  • Dilemas da Ação Coletiva e Processo Político

Essa disciplina visa introduzir os conceitos, instituições e dilemas básicos relacionados ao funcionamento do governo. A compreensão da dinâmica governamental, com destaque para a influência de processos políticos, possibilita um debate realista sobre a complexidade do processo decisório de políticas públicas. Diversas abordagens e perspectivas teóricas serão abordadas, como a escolha racional, teorias de ação coletiva, teoria institucional e outras, possibilitando uma visão ampla e crítica de diferentes escolas de pensamento. A disciplina beneficia o processo de formulação de políticas públicas na medida em que possibilita planos de ação mais realistas.

3º trimestre

Mais
  • Estratégia e Desempenho no Setor Público

Como o governo pode criar valor para a sociedade? Como deve ser a estrutura de governança das organizações públicas de modo a criar valor? Como gerar incentivos e mensurar desempenho no setor público? A disciplina de estratégia e desempenho no setor público visa analisar esses temas de modo a estruturar os sistemas organizacionais no setor público e junto aos parceiros privados. Dessa forma, os alunos irão conhecer como o alinhamento entre sistemas de alocação de poder de decisão e os incentivos ao desempenho pode gerar o resultado desejado das políticas públicas.

A disciplina considera as especificidades de organizações públicas, apresentadas anteriormente no curso. Dessa forma, aprofunda-se a análise de sistemas de compliance e accountability em organizações públicas, relacionando a estratégia com valores democráticos e de prestação de contas para a sociedade. Tais elementos são fundamentais na formulação de políticas públicas capazes de atender às demandas da sociedade de forma eficiente e sustentável, gerando valor público.

  • Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas

Como sequência à disciplina de Econometria, a disciplina de Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas capacita os alunos sobre como aplicar o conhecimento econométrico para verificar se há relação de causalidade entre diferentes variáveis. Este conteúdo é crucial para a avaliação de políticas públicas. Por exemplo, como saber se determinada política de alimentação escolar está tendo o impacto desejado na saúde, frequência ou rendimento escolar dos alunos? Partindo dos objetivos explícitos de uma política pública, é possível, por meio de análises quantitativas, identificar os resultados e impactos mais amplos. A disciplina detalha requisitos e critérios para a escolha pelo método de análise quantitativa mais apropriado em cada caso, considerando-se o problema que é objeto da política pública e o possível impacto em outras áreas.

  • Eletiva

4º trimestre

Mais
  • Medição de Impacto Social e Monitoramento

O curso discute investimentos de impacto, com foco em projetos e políticas públicas que procurem balancear a sustentabilidade financeira com o impacto socioambiental. Os estudantes desenvolvem três conjuntos de habilidades complementares. Primeiro, aprendem como formular modelos de políticas públicas que conciliem a performance econômica com a social. Segundo os alunos deverão ser capazes de avaliar e propor formas alternativas de mensurar o impacto, formulando sólidos planos de mensuração capazes de atrair investidores e outros stakeholders. Terceiro, compreendem as várias formas e mecanismos usados para atrair investidores para políticas públicas de impacto. A disciplina discute vários arranjos envolvendo múltiplos atores que possam participar de políticas públicas de impacto, como negócios sociais, organizações sem fins lucrativos e diferentes níveis de governo.

  • Métodos Qualitativos e Mistos

O curso de Métodos Qualitativos e Mistos completa o ciclo metodológico básico do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, permitindo uma avaliação mais completa e aprofundada de políticas públicas. Este curso pretende que os alunos saibam (a) analisar as vantagens de métodos qualitativos de pesquisa; (b) identificar as situações em que a pesquisa qualitativa ou métodos mistos (quantitativos e qualitativos) se justificam; e (c) implementar diferentes métodos de pesquisa qualitativa. As diferentes abordagens epistemológicas são retomadas nesta disciplina como forma de conciliar métodos qualitativos e quantitativos que se complementem.

  • Eletiva

5º trimestre

Mais
  • Eletiva
  • Eletiva

6º trimestre

Mais
  • Exame de Qualificação

7º trimestre

Mais
  • Seminários de Apresentação de Projetos

8º trimestre

Mais
  • Defesa da Dissertação

Análise e aprovação de bolsa

O candidato poderá apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que poderão ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.

Caso o candidato opte por concorrer à bolsa, deverá enviar até a data de término das inscrições no processo seletivo:

  • Carta de intenção do candidato dizendo como o curso irá alavancar sua carreira e sua possibilidade de ajudar na melhoria da gestão pública brasileira.

 

O Insper analisará a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa parcial ou integral tendo como base os seguintes aspectos:

  • Qualificação – ter sido aceito no curso dentro do critério específico de seleção de alunos
  • Diversidade – considerar a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais
  • Impacto Social – o candidato apresenta alinhamento da experiência profissional aos objetivos do programa e com característica que sugira motivação pessoal e potencial de geração de impacto social
  • Necessidade – a concessão da bolsa é condição necessária para a participação do candidato que, por conta de afazeres diversos ou limitações financeiras, necessitaria de um estímulo adicional para se dedicar integralmente ao curso
  • Comprometimento – contribuir para o sucesso do programa incluindo a obrigação de restituir os recursos recebidos na hipótese de interrupção do estudo (salvo se motivada por força maior)

 

Esta análise terá como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, também a avaliação dos dados adicionais enviados:

  • Carta de intenção: base para avaliação do potencial de impacto pelo candidato e da necessidade alegada para a concessão da bolsa
  • Avaliação de perfil: quanto a experiência profissional, nível de responsabilidade e capacidade de influenciar as decisões na organização em que atua, se for o caso, tempo de formado, potencial de impacto em políticas públicas, dentre outros fatores

 

Os candidatos aprovados para receber a bolsa são convocados para a matrícula sem ônus para si ou para sua área de origem e os demais devidamente informados para que possam prosseguir com a matrícula, mediante pagamento do investimento descrito para o programa.

Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Sandro Cabral é coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor Titular do Insper na área de Estratégia com foco em questões ligadas ao setor público. Faz parte do board da divisão de Administração Pública da Academy of Management e tem publicado em periódicos de ponta como Organization Science, Journal of Management Studies, Strategic Entrepreneurship Journal e Journal of Public Administration Research and Theory, Public Choice, International Public Management Journal, International Review of Adminitrative Sciences, entre outros.


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Vagas Esgotadas

Carga horária: 585 horas-aula (345 horas-aula + 120 horas de eletivas + 120 horas de seminário, dissertação e exame de qualificação)

Início das aulas: A definir

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Para matricular-se é necessário passar por todas as etapas do processo seletivo. Vagas limitadas.