Pós-graduação stricto sensu em Políticas Públicas
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPP) do Insper é pioneiro no Brasil.
Com um corpo docente que reúne pesquisadores com vasta experiência profissional e acadêmica, o curso está estruturado para proporcionar aos alunos a capacidade de formular e avaliar políticas públicas capazes de gerar valor para a sociedade.
A Pós-graduação foi desenhada para atender às demandas de governos em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) e poderes (executivo, legislativo e judiciário) assim como de instituições privadas e do terceiro setor que que atuam na formulação e avaliação de políticas públicas.
O MPP busca formar profissionais que possam propor novas medidas e iniciativas em diferentes níveis de governos, com a capacidade de avaliar políticas públicas com base em evidências e resolver problemas públicos complexos.
Seu conteúdo é voltado para quem deseja transformar a realidade da gestão pública brasileira.
O público do curso é formado por profissionais de organizações públicas, do setor privado, do terceiro setor e interessados na interação com governos, preferencialmente em início ou em transição de carreira.
Nosso corpo docente é constituído por professores que estão entre os melhores do país.
São profissionais com sólida formação acadêmica – todos possuem doutorado ou PhD em renomadas escolas nacionais e internacionais – e com vasta experiência junto ao setor público, atuando diretamente ou pesquisando de forma aprofundada os dilemas da área.
A metodologia de ensino do Insper é centrada no aluno, ou seja, o aluno é motivado a assumir um papel ativo no processo de aprendizagem.
Para isso, o curso aborda problemas reais, referentes à vivência profissional de cada participante, possibilitando uma intensa troca de experiências.
Há oportunidade de bolsas de estudo e também a possibilidade de participar nos centros de pesquisa do Insper para complementar a formação.
Com duração de 2 anos, o MPP possui um primeiro ano em dedicação integral – com aulas e atividades extras relacionadas às disciplinas – e um segundo ano com maior flexibilidade para as disciplinas eletivas e elaboração da dissertação.
Ao final do curso, o aluno do MPP estará apto a:
1º trimestre
2º trimestre
3º trimestre
4º trimestre
5º trimestre
6º trimestre
7º trimestre
8º trimestre
Análise e aprovação de bolsa
O candidato poderá apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que poderão ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.
Caso o candidato opte por concorrer à bolsa, deverá enviar até a data de término das inscrições no processo seletivo:
O Insper analisará a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa parcial ou integral tendo como base os seguintes aspectos:
Esta análise terá como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, também a avaliação dos dados adicionais enviados:
Os candidatos aprovados para receber a bolsa são convocados para a matrícula sem ônus para si ou para sua área de origem e os demais devidamente informados para que possam prosseguir com a matrícula, mediante pagamento do investimento descrito para o programa.
Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Sandro Cabral é coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor Titular do Insper na área de Estratégia com foco em questões ligadas ao setor público. Faz parte do board da divisão de Administração Pública da Academy of Management e tem publicado em periódicos de ponta como Organization Science, Journal of Management Studies, Strategic Entrepreneurship Journal e Journal of Public Administration Research and Theory, Public Choice, International Public Management Journal, International Review of Adminitrative Sciences, entre outros.
Fernando Haddad
Charles Kirschbaum
Marcelo Rodrigues dos Santos
Sergio Pinheiro Firpo
Fernando Schüler
Marcos Lisboa
Priscila Borin Claro
Marcelo Marchesini da Costa
Carla Ramos
Ricardo Paes de Barros
Naercio Menezes Filho
Paulo Furquim de Azevedo
Sandro Cabral
Sérgio Lazzarini
Carlos Alberto F. de Melo
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores