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Pós-graduação em Gestão Pública

Especialização lato sensu desenvolvida para preparar gestores públicos para os novos desafios e demandas de uma sociedade em transformação.

Qual profissional queremos formar?

A sociedade brasileira demanda gestores públicos capazes de avaliar, implementar melhorias e gerir políticas públicas de maneira eficaz.
Neste curso de pós-graduação lato sensu, temos o objetivo de desenvolver habilidades de profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo. Os objetivos de desenvolvimento são:

Resolver problemas: capacitar os alunos para que saibam planejar soluções efetivas e sustentáveis para problemas públicos complexos, adequadamente formulados e analisados de forma estruturada e pautada em evidências;
Analisar o ambiente da gestão pública: desenvolver profissionais capazes de identificar recursos, processos e agentes envolvidos em problemas públicos complexos;
• Capacidade de implementação: capacitar os alunos para implementar ações planejadas, diretamente ou por meio de parcerias, para identificar estágios iniciais de problemas e realizar ações corretivas necessárias;
• Habilidade no uso de ferramentas de gestão: formar gestores para que atuem como agentes de melhoria das políticas públicas por meio do conhecimento prático e do uso eficiente das ferramentas de gestão aplicáveis ao setor.
Veja abaixo os diferentes cursos de gestão e políticas públicas, para diferentes perfis:

 

A experiência acadêmica do Programa Avançado em Gestão Pública foi cuidadosamente desenhada para conciliar sólida formação teórica com o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias para atuação profissional dos gestores públicos. O currículo é atual, conecta diversas áreas do conhecimento e integra as diferentes áreas da gestão pública (economia, administração, direito e comunicação, em especial).

O corpo docente é composto por profissionais premiados, com vasta experiência acadêmica e que são referência no mercado. Ao longo do curso, os alunos terão a oportunidade de criar uma série de propostas que servirão como portfólio para alavancar suas carreiras.

Ao longo do curso, o aluno dialoga diretamente com a realidade de organizações públicas parceiras por meio de um projeto aplicado em campo. Além de aprimorar a expertise dos profissionais, esse modelo de programa permite que os órgãos governamentais acompanhados recebam diagnósticos que podem resultar em melhorias para os seus processos de gestão.

Para reforçar ainda mais a conexão com as necessidades atuais da gestão pública e da sociedade civil, quinzenalmente temos um debate acadêmico e profissional, mesclando ciência e gestão pública. Esses debates não apenas mantém o curso integrado com os desafios públicos brasileiros mas também oferecem a oportunidade aos alunos de se manterem atualizados sobre os desafios da gestão pública.

Outro destaque do curso de Pós-graduação em Gestão Pública está na diversidade de perfil tanto dos alunos quanto do corpo docente.

E o apoio da Fundação Brava garante bolsas de estudo para um número grande de pós-graduandos vindos de várias regiões do Brasil.

 

Por que fazer o programa avançando?

Ícone mão segurando lápis

Hands-on

Saia do curso com um portfólio próprio de análises de políticas

Ícone ferramenta browser chapéu

Currículo inovador

Grade curricular em linha com as melhores escolas de política pública do mundo

Ícone trofeu

Professores premiados

Aprenda com professores e gestores premiados dos mais prestigiados programas do Insper e da gestão pública

Ícone pessoa computador e livro

De iniciante a expert

Vá além do básico e prepare-se gerir políticas importantes e que entregam valor para a sociedade

Ícone silhueta pessoa

Torne-se líder

Coordene e crie políticas de alta complexidade

O Programa Avançado em Gestão Pública tem carga horária de 360 horas com duração de 18 meses. As aulas são quinzenais e há 60 horas adicionais dedicadas a oficinas, aplicações de campo e ao Trabalho de Conclusão de Curso.
No primeiro trimestre é feito um trabalho introdutório: os alunos, divididos em equipes, pesquisam as características e os problemas enfrentados por uma determinada organização na área de gestão pública.
Do segundo ao quarto trimestres, é desenvolvido o Projeto Aplicado em campo. Nesse período, os alunos mantêm contato direto com as instituições para analisar seu funcionamento, fazer diagnósticos e propor melhorias.
Já o quinto e o sexto trimestres são dedicados ao desenvolvimento individual do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Confira a grade curricular:

1º trimestre

Mais

Análise de Problemas Públicos (parte da trilha de Resolução de Problemas)
Introduz o método de Análise e Resolução de Problemas aplicado à realidade da gestão pública. Os alunos desenvolvem o trabalho introdutório para a aplicação de campo.

Análise de Dados para a Melhoria da Gestão Pública (parte da trilha de Ferramentas de Gestão)
Desenvolve elementos para que os alunos sejam capazes de compreender e diagnosticar problemas com base em avaliações empíricas. Aborda noções e instrumentos de estatística básica combinados ao uso de dados quantitativos empíricos.

2º trimestre

Mais

Estratégia no Setor Público (parte da trilha de Resolução de Problemas)
Explica a criação de valor público, gestão estratégica e os desafios em termos de incentivos, mensuração de desempenho e alocação de poder de decisão para atingir objetivos no setor público.

Constituição do Estado e Política (parte da trilha de Análise do Ambiente)
Analisa as características do sistema político brasileiro, estruturação da federação e características gerais do sistema legal.

3º trimestre

Mais

Gestão de Pessoas e Fundamentos de Liderança (parte da trilha de Resolução de Problemas)
Analisa os principais processos de gestão de pessoas em organizações governamentais, discutindo os desafios associados a esses processos. Introduz debates sobre o papel da liderança na gestão pública.

Limites da Gestão Pública (parte da trilha de Análise do Ambiente)
Analisa procedimentos e instrumentos legais que limitam a ação de gestores ao lidar com problemas públicos complexos em diversas áreas, identificando alternativas de ação.

4º trimestre

Mais

Planejamento e Orçamento Públicos (parte da trilha de Ferramentas de Gestão)
Desenvolve a capacidade de planejar a ação governamental, e de preparar e gerir o orçamento em finanças públicas de acordo com esse planejamento.

Inovação na Gestão Pública (parte da trilha de Análise do Ambiente)
Capacita o aluno a analisar a necessidade e desenvolver possíveis soluções inovadoras para problemas públicos.

5º trimestre

Mais

Gestão de Processos e Projetos Públicos (parte da trilha de Ferramentas de Gestão) 
Discute conceitos fundamentais de processos e projetos públicos, formulando alternativas de ação específicas aos problemas públicos prioritários.

Comunicação no Setor Público (parte da trilha de Implementação) 
Elabora estratégias de comunicação para a gestão pública com base em análises de dados sobre o problema público e a necessidade de cada público conhecer adequadamente as ações desenvolvidas pelo governo.
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6º trimestre

Mais

Governança e Parcerias na Gestão Pública (parte da trilha de Implementação)
Capacita o aluno para a compreensão de vantagens e desvantagens de diferentes arranjos público-privados e de como implementá-los.

Avaliação de Políticas Públicas (parte da trilha de Implementação)
Esclarece ao gestor de políticas públicas quais são as características fundamentais e como fazer uso de uma avaliação de políticas públicas.
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Forma de pagamento* Desconto 1
Válido até: 3/6/2022
Desconto 2
Válido até: 4/7/2022
Valor integral
À vista R$ 45.865,38 R$ 47.071,21 R$ 48.277,04
18 parcelas R$ 2.746,61
R$ 49.439,02
R$ 2.818,78
R$ 50.738,02
R$ 2.891,25
R$ 52.042,51
24 parcelas R$ 2.114,31
R$ 50.743,51
R$ 2.170,04
R$ 52.080,88
R$ 2.225,53
R$ 53.412,77
30 parcelas R$ 1.735,66
R$ 52.069,92
R$ 1.781,34
R$ 53.440,18
R$ 1.827,01
R$ 54.810,44

Veja mais informações sobre as condições de pagamento do curso.



Análise e aprovação de bolsa

O candidato poderá apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que poderão ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.

Caso o candidato opte por concorrer à bolsa, deverá enviar até o dia 15/07/2022 como documento adicional:

  • Carta de intenção do candidato dizendo como o curso irá alavancar sua carreira e sua possibilidade de ajudar na melhoria da gestão pública brasileira. Indicar a quantos níveis hierárquicos está da instância mais alta (Prefeito, Governador, ou Presidente da República) ou presidente da organização, se for o caso.

O Insper analisará a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa tendo como base os seguintes aspectos:

  • Qualificação – ter sido aceito no curso dentro do critério específico de seleção de alunos
  • Diversidade – considerar a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais
  • Impacto Social – o candidato apresenta alinhamento da experiência profissional aos objetivos do programa e com característica que sugira motivação pessoal e potencial de geração de impacto social
  • Necessidade – concessão da bolsa é condição necessária para a participação do candidato chave que, por conta de afazeres diversos, precisaria de um estímulo extra (a bolsa) para fazer um destes cursos
  • Comprometimento – contribuir para o sucesso do programa incluindo a obrigação de restituir os recursos recebidos na hipótese de interrupção do estudo (salvo se motivada por força maior)

Esta análise terá como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, também a avaliação dos dados adicionais enviados:

  • Carta de recomendação: avaliação quanto adequação e coerência
  • Carta de intenção: base para avaliação do potencial de impacto pelo candidato e da necessidade alegada para a concessão da bolsa
  • Avaliação de perfil: quanto a experiência profissional, nível de responsabilidade e influência na organização, tempo de formado, dentre outros

Os candidatos aprovados para receber a bolsa são convocados para a matrícula sem ônus para si ou para sua área de origem e os demais devidamente informados para que possam prosseguir a matricula mediante ao pagamento do investimento descrito para o programa.

Coordenação do Programa Avançado em Gestão Pública

Laura Muller Machado -Mestre em economia aplicada, professora e pesquisadora no Insper e Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Trabalha com geração, interpretação e comunicação de evidência científica para a política pública.

 

Coordenação Geral dos  Programas de Cursos em Gestão e Políticas Públicas

André Luiz Marques  -Economista e Mestre pela UFRJ. No setor privado, atuou por 17 anos em empresas como AmBev focado em finanças, planejamento e performance. Por 9 anos, atuou na administração pública da cidade do Rio de Janeiro tendo exercido, entre outras funções, a de subsecretário de Concessões e PPPs, com implantação de importantes projetos em diversos segmentos, e de subsecretário da área de gestão de projetos e metas da prefeitura.

A imagem mostra alguns gráficos do perfil do aluno


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Por que escolher o Insper?

Insper proporciona as melhores condições para o desenvolvimento de profissionais capazes de resolver problemas públicos complexos em cooperação.

Temos a capacidade de inovar constantemente, refletindo na experiência acadêmica as melhores práticas e soluções. Toda a escola é conectada com a realidade das demandas da sociedade e diversas áreas participam da formação das alunas e alunos, ao longo de toda a experiência acadêmica.

Somos uma escola integrada. Tanto em ensino quanto em pesquisa, trabalhamos em conjunto com as áreas de direito, administração, economia, estatística e engenharia da computação.

Além disso, para tornar a sua experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica dos cursos de pós-graduação lato sensu. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.

Experiência centrada no desenvolvimento do aluno

No desenvolvimento dessas capacitações, portanto, o Insper ratifica a aposta na excelência acadêmicasólida formação cultural e no pluralismo da formação e das atuações dos seus egressos. Entre os atributos específicos da Programa Avançado em Gestão Pública do Insper que se refletem na experiência de alunas e alunos, incluem-se:

  • atualização do currículo em torno de conjuntos afins de problemas, que contextualizem a compreensão do problema público e permite o aprendizado progressivo;
  • ênfase no gesto pública;
  • adoção de práticas de ensino-aprendizagem centradas na capacitação das alunas e alunos a aprender constantemente e a exercer raciocínio analítico, análises empíricas da realidade e práticas argumentativas, orais e escritas, e de colaboração, inclusive por meio de experiências com problemas reais sob a supervisão do corpo docente, em diversos momentos da formação.

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Sex

22

Jul

Fins de semana | Quinzenal

Carga horária: 360 horas/aula + 60h seminários, oficinas e atividades de aplicação de campo do conteúdo do curso

Aula Magna: 15 de julho de 2022

Início das aulas: 22 de julho de 2022

Sextas das 18h00 às 22h00 e sábados das 08h00 às 17h00

Encerramento das matrículas*: 19 de julho de 2022

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.
Os cursos de pós-graduação Insper podem ter reposições de aula por conta de feriados, pontes ou problemas com docentes e elas são feitas excepcionalmente às sextas-feiras.