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Pós-graduação em Gestão Pública

Especialização lato sensu em Gestão Pública

Seja um gestor preparado para os novos desafios e demandas de uma sociedade em transformação.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA:

A sociedade brasileira demanda gestores públicos capazes de avaliar, implementar melhorias e gerir políticas públicas de maneira eficaz.

O já tradicional Programa Avançado em Gestão Pública foi cuidadosamente desenhado e vem constantemente sendo aperfeiçoado para conciliar sólida formação teórica com o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias para atuação profissional dos gestores, conectando diversas áreas do conhecimento e integrando as diferentes áreas da gestão pública.

 

Nesta pós-graduação presencial em Gestão Pública, você encontrará:

 

  • Um corpo docente composto por docentes extremamente qualificados e premiados, com vasta experiência acadêmica e profissional e que são referência em suas áreas de atuação;
  • A oportunidade de criar um portfólio próprio de análises de políticas para dar impulso a sua carreira;
  • Diversidade de perfil tanto dos alunos quanto do corpo docente proporcionando diferentes pontos de vista e uma rica troca de experiências.

E para que você possa fazer parte dessa jornada, com o apoio da Fundação Brava, oferecemos a possibilidade de você aplicar para bolsas de estudo.

OBJETIVOS DO PROGRAMA:

A pós-graduação em Gestão Pública tem o objetivo de desenvolver habilidades de profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo, formando gestores que atuem como agentes de melhoria na gestão das políticas públicas.

Ao longo do curso, ocorre o diálogo direto com a realidade de organizações públicas parceiras, por meio de um projeto aplicado em campo. Além de aprimorar a expertise dos profissionais, esse desenho permite que os órgãos governamentais acompanhados possam identificar melhorias de seus processos de gestão.

Ao fim do curso, cada participante será capaz de:

  • Resolver problemas: saber formular adequadamente problemas públicos complexos e planejar suas soluções efetivas e sustentáveis  de forma estruturada e pautada em evidências;
  • Analisar o ambiente da gestão pública: identificar recursos, processos e agentes envolvidos em cada um dos problemas públicos complexos;
  • Identificar e utilizar ferramentas de gestão:aplicar diversas ferramentas de gestão mais adequadas a cada situação e de forma prática e eficiente para potencializar as soluções identificadas.
  • Implementar ações planejadas: identificar alternativas para os problemas públicos e apontar soluções a serem implementadas de forma direta ou por meio de parcerias;

Por que escolher o Insper?

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Insper proporciona as melhores condições para o desenvolvimento de profissionais capazes de resolver problemas públicos complexos em cooperação.

Temos a capacidade de inovar constantemente, refletindo na experiência acadêmica as melhores práticas e soluções. Toda a escola é conectada com a realidade das demandas da sociedade e diversas áreas participam da formação das alunas e alunos, ao longo de toda a experiência acadêmica.

Somos uma escola integrada. Tanto em ensino quanto em pesquisa, trabalhamos em conjunto com as áreas de direito, administração, economia, estatística e engenharia da computação.

Além disso, para tornar a sua experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica dos cursos de pós-graduação lato sensu. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.

Estrutura do programa

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No primeiro trimestre do curso é feito um trabalho introdutório e preparatório para a atividade de campo onde os alunos são divididos em grupos, pesquisam as características e os problemas enfrentados por uma determinada organização pré definida na área de gestão pública.

Do segundo ao quarto trimestres, é desenvolvido o projeto aplicado em campo. Nesse período, os alunos mantêm contato direto com as instituições definidas para analisar seu funcionamento, fazer diagnósticos e propor melhorias a partir do conteúdo desenvolvido em sala de aula nas disciplinas de cada um desses trimestres.

Já o quinto e o sexto trimestres são dedicados às disciplinas de implementação de alternativas e ao desenvolvimento individual do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Confira a grade curricular:

1º trimestre

Análise de Problemas Públicos (parte da trilha de Resolução de Problemas)
Introduz o método de Análise e Resolução de Problemas aplicado à realidade da gestão pública. Os alunos desenvolvem o trabalho introdutório para a aplicação de campo.

Análise de Dados para a Melhoria da Gestão Pública (parte da trilha de Ferramentas de Gestão)
Desenvolve elementos para que os alunos sejam capazes de compreender e diagnosticar problemas com base em avaliações empíricas. Aborda noções e instrumentos de estatística básica combinados ao uso de dados quantitativos empíricos.


2º trimestre

Estratégia no Setor Público (parte da trilha de Resolução de Problemas)
Explica a criação de valor público, gestão estratégica e os desafios em termos de incentivos, mensuração de desempenho e alocação de poder de decisão para atingir objetivos no setor público.

Constituição do Estado e Política (parte da trilha de Análise do Ambiente)
Analisa as características do sistema político brasileiro, estruturação da federação e características gerais do sistema legal.


3º trimestre

Gestão de Pessoas e Fundamentos de Liderança (parte da trilha de Resolução de Problemas)
Analisa os principais processos de gestão de pessoas em organizações governamentais, discutindo os desafios associados a esses processos. Introduz debates sobre o papel da liderança na gestão pública.

Limites da Gestão Pública (parte da trilha de Análise do Ambiente)
Analisa procedimentos e instrumentos legais que limitam a ação de gestores ao lidar com problemas públicos complexos em diversas áreas, identificando alternativas de ação.


4º trimestre

Planejamento e Orçamento Públicos (parte da trilha de Ferramentas de Gestão)
Desenvolve a capacidade de planejar a ação governamental, e de preparar e gerir o orçamento em finanças públicas de acordo com esse planejamento.

Inovação na Gestão Pública (parte da trilha de Análise do Ambiente)
Capacita o aluno a analisar a necessidade e desenvolver possíveis soluções inovadoras para problemas públicos.


5º trimestre

Gestão de Processos e Projetos Públicos (parte da trilha de Ferramentas de Gestão) 
Discute conceitos fundamentais de processos e projetos públicos, formulando alternativas de ação específicas aos problemas públicos prioritários.

Comunicação no Setor Público (parte da trilha de Implementação) 
Elabora estratégias de comunicação para a gestão pública com base em análises de dados sobre o problema público e a necessidade de cada público conhecer adequadamente as ações desenvolvidas pelo governo.


6º trimestre

Governança e Parcerias na Gestão Pública (parte da trilha de Implementação)
Capacita o aluno para a compreensão de vantagens e desvantagens de diferentes arranjos público-privados e de como implementá-los.

Avaliação de Políticas Públicas (parte da trilha de Implementação)
Esclarece ao gestor de políticas públicas quais são as características fundamentais e como fazer uso de uma avaliação de políticas públicas.
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Por que fazer o programa avançando?

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Ícone mão segurando lápis

Hands-on

Saia do curso com um portfólio próprio de análises de políticas

Ícone ferramenta browser chapéu

Currículo inovador

Grade curricular em linha com as melhores escolas de política pública do mundo

Ícone trofeu

Professores premiados

Aprenda com professores e gestores premiados dos mais prestigiados programas do Insper e da gestão pública

Ícone pessoa computador e livro

De iniciante a expert

Vá além do básico e prepare-se gerir políticas importantes e que entregam valor para a sociedade

Ícone silhueta pessoa

Torne-se líder

Coordene e crie políticas de alta complexidade

Investimento

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Forma de pagamento* Desconto 1
Válido até: 3/6/2022
Desconto 2
Válido até: 4/7/2022
Valor integral
À vista R$ 45.865,38 R$ 47.071,21 R$ 48.277,04
18 parcelas R$ 2.746,61
R$ 49.439,02
R$ 2.818,78
R$ 50.738,02
R$ 2.891,25
R$ 52.042,51
24 parcelas R$ 2.114,31
R$ 50.743,51
R$ 2.170,04
R$ 52.080,88
R$ 2.225,53
R$ 53.412,77
30 parcelas R$ 1.735,66
R$ 52.069,92
R$ 1.781,34
R$ 53.440,18
R$ 1.827,01
R$ 54.810,44

Veja mais informações sobre as condições de pagamento do curso.



Perfil do Aluno

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Voltado para o desenvolvimento de habilidades analíticas em profissionais que atuam como analistas, especialistas ou assessores, tipicamente  meio de carreira no setor público e seus parceiros privados ou do terceiro setor.

– É importante ter a compreensão para leitura de  textos em inglês.

 

Quer entender qual curso de longa duração do Centro de Gestão em Políticas Públicas do Insper tem maior aderência ao seu perfil? Veja o gráfico abaixo:

A imagem mostra alguns gráficos do perfil do aluno

Bolsa de estudo

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Oportunidades de bolsas de estudo para a pós-graduação em Políticas Públicas.

O candidato poderá apontar se deseja participar do processo de concessão de bolsas de estudo no momento de sua inscrição no processo seletivo. As bolsas poderão ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.

Não deixe de seguir até o final do processo de inscrição. Assim você terá todas as informações necessária a sua tomada de decisão final inclusive sobre a concessão de bolsa.

O Insper analisará a adequação do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa tendo como base os seguintes aspectos:

  • Qualificação – ter sido aceito no curso dentro do critério específico de seleção de alunos;
  • Diversidade – considerar a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais;
  • Impacto Social – apresentar alinhamento da experiência profissional aos objetivos do programa e com característica que sugira motivação pessoal e potencial de geração de impacto social;
  • Necessidade – a concessão da bolsa é condição necessária para a participação do candidato que, por afazeres diversos ou limitações financeiras, necessitaria de um estímulo adicional para se dedicar integralmente ao curso;
  • Comprometimento – contribuir para o sucesso do programa incluindo a obrigação de restituir os recursos recebidos na hipótese de interrupção do estudo (salvo se motivada por força maior).

 

Essa análise terá como base a avaliação das seguintes informações:

  • Avaliação de perfil: quanto a experiência profissional, nível de responsabilidade e capacidade de influenciar as decisões na organização em que atua, se for o caso, tempo de formado, potencial de impacto em políticas públicas, dentre outros fatores;
  • Carta de Recomendação: avaliação quanto à adequação e coerência da experiência profissional;
  • Carta de intenção: base para avaliação do potencial de impacto do candidato e da necessidade alegada para a concessão da bolsa.

Experiência centrada no desenvolvimento do aluno

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No desenvolvimento dessas capacitações, portanto, o Insper ratifica a aposta na excelência acadêmicasólida formação cultural e no pluralismo da formação e das atuações dos seus egressos. Entre os atributos específicos da Programa Avançado em Gestão Pública do Insper que se refletem na experiência de alunas e alunos, incluem-se:

  • atualização do currículo em torno de conjuntos afins de problemas, que contextualizem a compreensão do problema público e permite o aprendizado progressivo;
  • ênfase no gesto pública;
  • adoção de práticas de ensino-aprendizagem centradas na capacitação das alunas e alunos a aprender constantemente e a exercer raciocínio analítico, análises empíricas da realidade e práticas argumentativas, orais e escritas, e de colaboração, inclusive por meio de experiências com problemas reais sob a supervisão do corpo docente, em diversos momentos da formação.

Coordenação

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Coordenação do Programa Avançado em Gestão Pública

Laura Muller Machado -Mestre em economia aplicada, professora e pesquisadora no Insper, e titular da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Laura trabalha com geração, interpretação e comunicação de evidência científica para a política pública.

 

Coordenação Geral dos  Programas de Cursos em Gestão e Políticas Públicas

André Luiz Marques  -Economista e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, André tem longo histórico de atuação no setor público e privado. No setor privado, atuou por 17 anos em empresas como a AmBev, com foco em finanças, planejamento e performance. Por nove anos atuou ainda na administração pública da cidade do Rio de Janeiro, tendo exercido, entre outras funções, a de subsecretário de Concessões e PPPs, com a implantação de importantes projetos em diversos segmentos, e a de subsecretário da área de Gestão de Projetos e Metas da prefeitura.


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Fins de semana | Quinzenal

Carga horária: 360 horas/aula + 60h seminários, oficinas e atividades de aplicação de campo do conteúdo do curso.

Início das aulas: A definir

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.
Os cursos de pós-graduação Insper podem ter reposições de aula por conta de feriados, pontes ou problemas com docentes e elas são feitas conforme disponibilidade de agenda.

Seu compromisso financeiro com o Insper começa exclusivamente após a realização da matrícula. Participe do processo seletivo!