Programa Avançado em Gestão Pública
O Brasil tem uma necessidade iminente de profissionais capacitados para avaliar, implementar melhorias e gerir políticas públicas de maneira eficaz. Os desafios são inúmeros. Como governos podem atender à pressão por melhores práticas em um momento de crise fiscal e política? Qual o papel de organizações da sociedade civil e empresas privadas nesse cenário? Como influenciar políticas públicas e atender aos interesses coletivos de forma legítima?
Com o propósito de desenvolver líderes capazes de responder a essas e outras questões, criamos o Programa Avançado em Gestão Pública. Neste curso de pós-graduação lato sensu, preparamos profissionais que já possuem alguma experiência na área de gestão pública para o desafio de diagnosticar problemas e implementar soluções inovadoras de maneira ética e com responsabilidade social, ambiental e econômica.
Para isso, desenhamos um curso de Gestão Pública com formato único no país, no qual o aluno dialoga diretamente com a realidade de organizações públicas parceiras por meio de um projeto aplicado em campo. Além de aprimorar a expertise dos profissionais, esse modelo de programa permite que os órgãos governamentais acompanhados recebam diagnósticos que podem resultar em melhorias para os seus processos de gestão.
Outro destaque do curso de Pós-graduação em Gestão Pública está na diversidade de perfil tanto dos alunos quanto do corpo docente.
E o apoio da Fundação Brava garante bolsas de estudo para um número grande de pós-graduandos vindos de várias regiões do Brasil.
São esses diferenciais que transformam os nossos alunos em pessoas e profissionais únicos no mercado. Afinal, saber o que fazer com o seu conhecimento faz toda a diferença: impacta positivamente a sua carreira, a sociedade e o mundo ao seu redor.
Para tornar a sua experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica dos cursos de pós-graduação lato sensu. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.
O Programa Avançado em Gestão Pública tem carga horária de 360 horas com duração de 18 meses. As aulas são duas vezes por semana e há 60 horas adicionais dedicadas a oficinas, aplicações de campo e ao Trabalho de Conclusão de Curso.
No primeiro trimestre é feito um trabalho introdutório: os alunos, divididos em equipes, pesquisam as características e os problemas enfrentados por uma determinada organização na área de gestão pública.
Do segundo ao quarto trimestres, é desenvolvido o Projeto Aplicado em campo. Nesse período, os alunos mantêm contato direto com as instituições para analisar seu funcionamento, fazer diagnósticos e propor melhorias.
Já o quinto e o sexto trimestres são dedicados ao desenvolvimento individual do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Confira a grade curricular:
1º trimestre
2º trimestre
3º trimestre
4º trimestre
5º trimestre
6º trimestre
O candidato poderá apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que poderão ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.
Caso o candidato opte por concorrer à bolsa, deverá enviar até o dia 08/07/2021 como documento adicional:
O Insper analisará a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa tendo como base os seguintes aspectos:
Esta análise terá como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, também a avaliação dos dados adicionais enviados:
Os candidatos aprovados para receber a bolsa são convocados para a matrícula sem ônus para si ou para sua área de origem e os demais devidamente informados para que possam prosseguir a matricula mediante ao pagamento do investimento descrito para o programa.
Coordenação do Programa Avançado em Gestão Pública
Marcelo Marchesini da Costa – Doutor em Public Administration & Policy pela State University of New York at Albany (SUNY). Mestre em Administração pela UnB e graduado em Administração Pública pela FGV-EAESP. Trabalhou na Petrobras, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Cultura e Ministério da Saúde. Pesquisador com foco em organizações da sociedade civil (OSCs). Experiência com métodos qualitativos e quantitativos, com ênfase em análises espaciais.
Coordenação Geral dos Programas de Cursos em Gestão e Políticas Públicas
André Luiz Marques -Economista e Mestre pela UFRJ. No setor privado, atuou por 17 anos em empresas como AmBev focado em finanças, planejamento e performance. Por 9 anos, atuou na administração pública da cidade do Rio de Janeiro tendo exercido, entre outras funções, a de subsecretário de Concessões e PPPs, com implantação de importantes projetos em diversos segmentos, e de subsecretário da área de gestão de projetos e metas da prefeitura.
Coordenador Executivo da Pós-Graduação Lato Sensu
Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.