Com o objetivo de fortalecer sua atuação na área de Gestão e Políticas Públicas, em 2019, o Insper unificou as frentes de ação de pesquisa e geração de conhecimento na área de gestão e políticas públicas com o lançamento do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP).
A iniciativa reúne o Centro de Políticas Públicas (CPP), que já tem sua posição consolidada em 10 anos de atuação, com as atividades de ensino e disseminação de conhecimento sobre Gestão e Políticas Públicas realizadas na Graduação, Pós-graduação e cursos de Educação Executiva.
“Dizemos que o CGPP é o CPP 2.0, em que cada área envolvida entrega o que faz de melhor”, diz André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP. “Por exemplo, as atividades administrativas, antes consumindo tempo dos pesquisadores, passam para o núcleo executivo do Centro, permitindo que eles possam focar na atividade em que agregam mais valor à sociedade. Com isso, conseguimos produzir conteúdos cada vez mais robustos e densos”, explica.
Com a missão de melhorar a sociedade brasileira, por meio da formação de pessoas e geração de conhecimento em gestão e políticas públicas, o CGPP soma as iniciativas de geração e propagação se baseando sempre em evidências para o desenho, implementação, gestão e avaliação das políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social nas esferas municipais, estaduais e federais. Para isso tem como visão ter um Brasil com mais engajamento em debates públicos de qualidade, melhores políticas públicas, líderes e gestores públicos capacitados.
Pesquisa e geração de conhecimento
Com o novo escopo ampliado, o CGPP dará suporte a quatro cátedras, três centros de pesquisa, dois núcleos e uma rede para a geração de conhecimento. Conheça melhor cada um:
Cátedra Ruth Cardoso: voltada a pesquisas sobre política pública: educação, mercado de trabalho, saúde e impacto socioambiental.
Cátedra Instituto Ayrton Senna: pesquisas para desenvolvimento de políticas públicas na área de educação.
Cátedra Instituto Unibanco: pesquisas sobre educação no ensino médio do Brasil.
Cátedra Fundação Lemann: colaboração com os melhores pesquisadores em economia aplicada do Brasil e do mundo, com viés prático e conectado com os desafios públicos do nosso país.
Centro de Agronegócio Global: Focado na análise dos grandes vetores de transformação e da dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial, desenvolvendo estudos estratégicos, desenho de políticas e formação de pessoas.
Centro de Regulação e Democracia: Espaço de pesquisa e debate sobre a relação entre Estado e organizações e entre Estado e pessoas.
Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI): Centro de Pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nasceu como uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que agrega sete instituições em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância.
Insper Metricis: Estudos sobre estratégias organizacionais e práticas de gestão envolvendo projetos com potencial de gerar alto impacto socioambiental.
Núcleo de Estudos Raciais: Promoção de iniciativas e estudos empíricos para auxiliar no debate racial brasileiro.
Rede Ciência para o Desenho de Políticas Educacionais: Auxílio a gestores públicos com a produção, organização e ensino do conhecimento científico para o desenho de políticas educacionais
Somente nos últimos três anos, as Cátedras, Centros de Pesquisas e Núcleos sob o guarda-chuva do CGPP produziram 36 artigos e 28 capítulos de livros, além de três livros completos.
Ensino e disseminação de conhecimento
No âmbito de disseminação de conhecimento, o Centro oferece disciplinas eletivas de Graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Programa Avançado em Gestão Pública, Programa Avançado em Jornalismo e Cursos de Educação Executiva.
As disciplinas eletivas oferecidas na Graduação compõem a Trilha Integrada de Gestão e Políticas Públicas. Nela, os alunos de Administração, Economia e Engenharia podem explorar interesses mais específicos desde os primeiros semestres nas disciplinas Laboratório de Impacto Socioambiental, Gestão Metropolitana e Políticas Públicas Aplicadas à Educação.
A partir do 7º semestre, é possível cursar as eletivas de complementação Estratégia e Controle na Gestão Pública e Ambiente Institucional e Político da Gestão Pública.
Em 2019, são 870 alunos em cursos de curta duração e 117 em programas de Pós-graduação lato sensu e mestrado, além de 150 cursando disciplinas eletivas de Políticas Públicas nos cursos de Graduação.
O CGPP também é responsável por organizar encontros acadêmicos e científicos. Desde o ano passado, foram realizados 79 eventos com o objetivo de promover o debate público tanto em temas gerais de política econômica como na avaliação de políticas setoriais.
Entre em contato: politicaspublicas@insper.edu.br
Realizamos eventos ao longo do ano para divulgar pesquisas em políticas públicas e promover debates sobre temas relevantes. Todos são gratuitos, abertos a interessados pelos temas. Acompanhe a programação em nossa Agenda de Eventos e inscreva-se para participar. Todos são gratuitos, abertos a interessados pelos temas.
Leia mais artigos e pesquisas em políticas públicas no Insper Conhecimento.