Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Gestão e Políticas Públicas

Com o objetivo de fortalecer sua atuação na área de Gestão e Políticas Públicas, em 2019, o Insper unificou as frentes de ação de pesquisa e geração de conhecimento na área de gestão e políticas públicas com o lançamento do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP).

A iniciativa reúne o Centro de Políticas Públicas (CPP), que já tem sua posição consolidada em 10 anos de atuação, com as atividades de ensino e disseminação de conhecimento sobre Gestão e Políticas Públicas realizadas na Graduação, Pós-graduação e cursos de Educação Executiva.

“Dizemos que o CGPP é o CPP 2.0, em que cada área envolvida entrega o que faz de melhor”, diz André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP. “Por exemplo, as atividades administrativas, antes consumindo tempo dos pesquisadores, passam para o núcleo executivo do Centro, permitindo que eles possam focar na atividade em que agregam mais valor à sociedade. Com isso, conseguimos produzir conteúdos cada vez mais robustos e densos”, explica.

Com a missão de melhorar a sociedade brasileira, por meio da formação de pessoas e geração de conhecimento em gestão e políticas públicas, o CGPP soma as iniciativas de geração e propagação se baseando sempre em evidências para o desenho, implementação, gestão e avaliação das políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social nas esferas municipais, estaduais e federais.  Para isso tem como visão ter um Brasil com mais engajamento em debates públicos de qualidade, melhores políticas públicas, líderes e gestores públicos capacitados.

Pesquisa e geração de conhecimento

Com o novo escopo ampliado, o CGPP dará suporte a quatro cátedras, três centros de pesquisa, dois núcleos e uma rede para a geração de conhecimento. Conheça melhor cada um:

Cátedra Ruth Cardoso: voltada a pesquisas sobre política pública: educação, mercado de trabalho, saúde e impacto socioambiental.

Cátedra Instituto Ayrton Senna: pesquisas para desenvolvimento de políticas públicas na área de educação.

Cátedra Instituto Unibanco: pesquisas sobre educação no ensino médio do Brasil.

Cátedra Fundação Lemann: colaboração com os melhores pesquisadores em economia aplicada do Brasil e do mundo, com viés prático e conectado com os desafios públicos do nosso país.

Centro de Agronegócio Global: Focado na análise dos grandes vetores de transformação e da dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial, desenvolvendo estudos estratégicos, desenho de políticas e formação de pessoas.

Centro de Regulação e Democracia: Espaço de pesquisa e debate sobre a relação entre Estado e organizações e entre Estado e pessoas.

Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI): Centro de Pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nasceu como uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que agrega sete instituições em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância.

Centro de Evidências do Ensino Integral (CEEI)
Estudos que buscam sistematizar e produzir conhecimento sobre a aplicação do Ensino Integral para o desenvolvimento humano.

Insper Metricis: Estudos sobre estratégias organizacionais e práticas de gestão envolvendo projetos com potencial de gerar alto impacto socioambiental.

Núcleo de Estudos Raciais: Promoção de iniciativas e estudos empíricos para auxiliar no debate racial brasileiro.

Rede Ciência para o Desenho de Políticas Educacionais: Auxílio a gestores públicos com a produção, organização e ensino do conhecimento científico para o desenho de políticas educacionais

Somente nos últimos três anos, as Cátedras, Centros de Pesquisas e Núcleos sob o guarda-chuva do CGPP produziram 36 artigos e 28 capítulos de livros, além de três livros completos.

Ensino e disseminação de conhecimento

No âmbito de disseminação de conhecimento, o Centro oferece disciplinas eletivas de Graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Programa Avançado em Gestão Pública, Programa Avançado em Jornalismo e Cursos de Educação Executiva.

As disciplinas eletivas oferecidas na Graduação compõem a Trilha Integrada de Gestão e Políticas Públicas. Nela, os alunos de Administração, Economia e Engenharia podem explorar interesses mais específicos desde os primeiros semestres nas disciplinas Laboratório de Impacto Socioambiental, Gestão Metropolitana e Políticas Públicas Aplicadas à Educação.

A partir do 7º semestre, é possível cursar as eletivas de complementação Estratégia e Controle na Gestão Pública e Ambiente Institucional e Político da Gestão Pública.

Em 2019, são 870 alunos em cursos de curta duração e 117 em programas de Pós-graduação lato sensu e mestrado, além de 150 cursando disciplinas eletivas de Políticas Públicas nos cursos de Graduação.

O CGPP também é responsável por organizar encontros acadêmicos e científicos. Desde o ano passado, foram realizados 79 eventos com o objetivo de promover o debate público tanto em temas gerais de política econômica como na avaliação de políticas setoriais.

Entre em contato: politicaspublicas@insper.edu.br

Equipe Executiva

André Luiz Marques
Coordenador Executivo de Programas de Gestão e Política Públicas

Milton Seligman
Assessoria Institucional

Laura Muller Machado
Coordenadora do Programa Avançado em Gestão Pública e do Master em Gestão Pública

Sandro Cabral
Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Aline Alves Marcon
Gestão e Controle

Vinícius Cassio Barqueiro
Coordenador de Educação Executiva

Beatriz Albuquerque
Relacionamento

Fabiana Barreto dos Santos
Comunicação e Marketing

Carmen Valeria Alarcon de Lima Urrestarazu
Educação Executiva – Programas Customizados

Kelly Regina Azevedo Costa
Educação Executiva – Programas Abertos


Pesquisadores

Ricardo Paes de Barros (Coordenador Geral do Centro de Gestão e Políticas Públicas)
Doutor em Economia – University of Chicago

Bruno Kawaoka Komatsu
Doutor em Economia pela FEA-USP

Carlos Melo
Doutor em Ciências Políticas – PUC/SP

Fernando Schüler
Doutor em Filosofia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Hedibert F. Lopes
Ph.D. em Estatística – Duke University

João Manoel P. de Mello
Ph.D. em Economia – Stanford University

Marcos Jank
Doutor em administração pela FEA-USP

Marcelo Marchesini da Costa
PhD em Administração Pública – University at Albany

Marcelo Rodrigues dos Santos
Doutor em Economia – FGV-RJ

Naercio Menezes Filho
Ph.D. em Economia – University of London

Paulo Furquim de Azevedo
Doutor em Economia – USP

Sandro Cabral
Doutor em Administração – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Sérgio Firpo
Ph.D. em Economia – Universidade da Califórnia em Berkel

Sérgio Lazzarini
Ph.D. em Administração – Washington University, St. Louis


Conselho

Bernard Appy

Cecilia Sicupira

Claudio Haddad

Carlos Alberto Sicupira

Felipe Goes

José Alexandre Scheinkman

Marcelo Orticelli

Marcos Lisboa

Naercio Menezes

Paulo Furquim de Azevedo

Paulo Ferraz

Ricardo Henriques

Temos um programa de atividades em Gestão e Políticas Públicas composto por eventos abertos, gratuitos e de amplo acesso, que visam fomentar e qualificar o debate público; seminários acadêmicos em políticas públicas, com participação de pesquisadores e que alternam resenha da literatura sobre determinado assunto e aprofundamento em papers acadêmicos; e encontros exclusivos de networking e debate com estudantes e alumni.

Eventos abertos

2021


Eventos exclusivos para estudantes e alumni

2021


Seminários Acadêmicos de Políticas Públicas

Confira a programação na página dos Seminários Acadêmicos

Logo InsperPúblicas

InsperPúblicas - Assinar

  • Assine gratuitamente a newsletter e receba análises, notícias e reportagens sobre gestão, governos e políticas públicas.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.