Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Gestão e Políticas Públicas

Com o objetivo de fortalecer sua atuação na área de Gestão e Políticas Públicas, em 2019, o Insper unificou as frentes de ação de pesquisa e geração de conhecimento na área de gestão e políticas públicas com o lançamento do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP).

A iniciativa reúne o Centro de Políticas Públicas (CPP), que já tem sua posição consolidada em 10 anos de atuação, com as atividades de ensino e disseminação de conhecimento sobre Gestão e Políticas Públicas realizadas na Graduação, Pós-graduação e cursos de Educação Executiva.

“Dizemos que o CGPP é o CPP 2.0, em que cada área envolvida entrega o que faz de melhor”, diz André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP. “Por exemplo, as atividades administrativas, antes consumindo tempo dos pesquisadores, passam para o núcleo executivo do Centro, permitindo que eles possam focar na atividade em que agregam mais valor à sociedade. Com isso, conseguimos produzir conteúdos cada vez mais robustos e densos”, explica.

Com a missão de melhorar a sociedade brasileira, por meio da formação de pessoas e geração de conhecimento em gestão e políticas públicas, o CGPP soma as iniciativas de geração e propagação se baseando sempre em evidências para o desenho, implementação, gestão e avaliação das políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social nas esferas municipais, estaduais e federais.  Para isso tem como visão ter um Brasil com mais engajamento em debates públicos de qualidade, melhores políticas públicas, líderes e gestores públicos capacitados.

Pesquisa e geração de conhecimento

Com o novo escopo ampliado, o CGPP dará suporte à quatro cátedras, dois centros de pesquisa e um núcleo para a geração de conhecimento. Conheça melhor cada um:

Cátedra Ruth Cardoso: voltada a pesquisas sobre política pública: educação, mercado de trabalho, saúde e impacto socioambiental.

Cátedra Palavra Aberta: promove a defesa da liberdade de pensamento, de expressão e iniciativa política.

Cátedra Instituto Ayrton Senna: pesquisas para desenvolvimento de políticas públicas na área de educação.

Cátedra Instituto Unibanco: pesquisas sobre educação no ensino médio do Brasil.

Centro de Agronegócio Global: Focado na análise dos grandes vetores de transformação e da dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial, desenvolvendo estudos estratégicos, desenho de políticas e formação de pessoas.

Centro de Regulação e Democracia: Espaço de pesquisa e debate sobre a relação entre Estado e organizações e entre Estado e pessoas.

Insper Metrics: Estudos sobre estratégias organizacionais e práticas de gestão envolvendo projetos com potencial de gerar alto impacto socioambiental.

Somente nos últimos três anos, as Cátedras, Centros de Pesquisas e Núcleos sob o guarda-chuva do CGPP produziram 36 artigos e 28 capítulos de livros, além de três livros completos.

Ensino e disseminação de conhecimento

No âmbito de disseminação de conhecimento, o Centro oferece disciplinas eletivas de Graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Programa Avançado em Gestão Pública, Programa Avançado em Jornalismo e Cursos de Educação Executiva.

As disciplinas eletivas oferecidas na Graduação compõem a Trilha Integrada de Gestão e Políticas Públicas. Nela, os alunos de Administração, Economia e Engenharia podem explorar interesses mais específicos desde os primeiros semestres nas disciplinas Laboratório de Impacto Socioambiental, Gestão Metropolitana e Políticas Públicas Aplicadas à Educação.

A partir do 7º semestre, é possível cursar as eletivas de complementação Estratégia e Controle na Gestão Pública e Ambiente Institucional e Político da Gestão Pública.

Em 2019, são 870 alunos em cursos de curta duração e 117 em programas de Pós-graduação lato sensu e mestrado, além de 150 cursando disciplinas eletivas de Políticas Públicas nos cursos de Graduação.

O CGPP também é responsável por organizar encontros acadêmicos e científicos. Desde o ano passado, foram realizados 79 eventos com o objetivo de promover o debate público tanto em temas gerais de política econômica como na avaliação de políticas setoriais.

Entre em contato: politicaspublicas@insper.edu.br

Equipe Executiva

• André Luiz Marques
    Coordenador Executivo de Programas de Gestão e Política Públicas
  • Milton Seligman
    Assessoria Institucional
  • Marcelo Marchesini da Costa
    Coordenador do Programa Avançado em Gestão Pública
  • Sandro Cabral
    Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas
  • Carolina Miotto Serain
    Coordenação Educação Executiva
  • Aline Alves Marcon (Gestão e Controle)
    Analista Sênior
  • João Batista Leal Filho (Indicadores)
    Analista Junior

Pesquisadores

Realizamos eventos ao longo do ano para divulgar pesquisas em políticas públicas e promover debates sobre temas relevantes. Todos são gratuitos, abertos a interessados pelos temas. Acompanhe a programação em nossa Agenda de Eventos e inscreva-se para participar. Todos são gratuitos, abertos a interessados pelos temas.

• Fórum Insper de Políticas Públicas: principal evento do CGPP, é realizado sempre no segundo semestre do ano. A primeira parte é voltada para apresentações menos técnicas, sempre seguidas de debate com a plateia. A segunda parte, embora também seja aberta para qualquer interessado pelos temas, é reservada para apresentações de estudos acadêmicos.
  • CGPP Debates têm o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre temas de políticas públicas que estão em pauta na sociedade. Com cerca de uma hora e meia de duração, sempre acontecem às 18h, intervalo em que não há aulas, para permitir a participação dos alunos do Insper.
  • CGPP Lectures são minicursos ministrados por professores convidados que abordam tópicos relevantes de economia e políticas públicas.