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Por que o data storytelling é o grande aliado do jornalista contemporâneo?

Técnica possibilita que o jornalista prenda a atenção de sua audiência e passe sua mensagem com mais eficiência

No mundo contemporâneo, marcado pelo excesso de informações, o jornalista tem o grande desafio de prender a atenção do público. Para isso, conta com o auxílio de algumas ferramentas. Uma das mais eficientes nessa missão é o data storytelling, que o capacita a transformar dados em narrativas poderosas, aumentando a compreensão e o engajamento de sua audiência. 

Neste texto, vamos mostrar como integrar habilidades de narrativa com a interpretação de dados é fundamental para o jornalista conseguir transmitir mensagens complexas de forma acessível, inovadora e impactante. 

Afinal, o que é data storytelling?

Data storytelling é a prática de comunicar insights de dados de forma convincente e cativante, usando técnicas narrativas. 

Envolve a habilidade de reunir, analisar e visualizar dados de maneira significativa, a fim de contar uma história envolvente, que ressoe com o público. 

Em outras palavras, o objetivo é apresentar dados de uma maneira que estimule a compreensão e a conexão emocional com o conteúdo.

O que são narrativas digitais?

Narrativas digitais são histórias contadas através de meios digitais, que podem incluir textos, imagens, vídeos, áudios e/ou gráficos interativos. Todos esses recursos aproximam a audiência do conteúdo apresentado.

Essas são projetadas para envolver o público de maneira mais interativa e imersiva, permitindo uma participação mais ativa na experiência de contar histórias. 

No jornalismo, as narrativas digitais oferecem uma oportunidade única de transmitir informações complexas de maneira visualmente atraente e acessível.

Como o jornalismo evoluiu nos últimos anos?

Nos últimos anos, o jornalismo passou por uma transformação significativa devido ao rápido avanço da tecnologia e da crescente demanda por conteúdo digital

Assim como havia acontecido no passado com a difusão da televisão e da internet, o surgimento de plataformas de mídia social, a proliferação de dispositivos móveis e o crescimento do consumo de notícias online têm desafiado os jornalistas a se adaptarem a novas formas de reportagem e narrativa.

O relatório “Digital 2023 July Global Statshot Report”, publicado pelo DataReportal, traz números grandiosos sobre o uso da internet no mundo, que impactam diretamente a forma como as notícias são produzidas e consumidas. De acordo com a pesquisa:

  • 5,56 bilhões de pessoas possuem celulares (69,1% da população global, que em julho somava 8,05 bilhões de pessoas);
  • 5,19 bilhões de pessoas acessam a internet (64,5% da população mundial);
  • 4,88 bilhões de pessoas (60,6% da população mundial) têm perfil ativo em redes sociais (em 2015 eram 2,5 bilhões de identidades ativas nas redes sociais, o que correspondia a menos de 30% da população à época) ;
  • 6h40 é o tempo médio que uma pessoa fica na internet por dia;
  • 2h26 é o tempo médio que uma pessoa fica nas redes sociais por dia (no Brasil, essa média chega a 3h49 por dia);
  • 31,1% dos entrevistados se disseram preocupados com o potencial uso indevido de dados pessoais pelas empresas (há dois anos, eram 33,6%).

A necessidade de verificar e contextualizar informações em um ambiente de notícias em constante mudança tornou-se crucial para manter a credibilidade e a confiança do público, afetada especialmente nos últimos anos pelas fake news e pela polarização política em países como Brasil e Estados Unidos.

A pesquisa do DataReportal, citada anteriormente, aponta uma falta de confiança generalizada nos meios de comunicação. Em nível mundial (excluindo China e Rússia), apenas 4 em cada 10 entrevistados disseram confiar no conteúdo de notícias em geral. 

Vale pontuar que existem diferenças acentuadas por geografia: de uma alta confiança de 69% na Finlândia a uma baixa de apenas 19% na Grécia.

Quando se faz um recorte por faixa etária, a confiança nas notícias tende a aumentar com a idade, sendo que apenas 35% dos internautas com idades entre 18 e 24 anos confiam nas notícias, subindo até alcançar 45% entre os que têm mais de 55 anos.

Qual é a importância do data storytelling para jornalistas?

O data storytelling oferece aos jornalistas uma ferramenta poderosa para traduzir dados complexos em histórias cativantes e acessíveis. Isso permite que eles comuniquem informações de maneira mais clara e envolvente, conquistando a atenção do público e promovendo uma compreensão mais profunda dos problemas abordados. 

Ao adotar o data storytelling, unindo a ética e a técnica jornalística, os jornalistas podem aumentar a transparência, a credibilidade e o impacto de seu trabalho, fortalecendo assim a confiança do público.

Exemplos de data storytelling

A visualização de dados interativos em sites de notícias – como gráficos animados, mapas interativos e infográficos dinâmicos – são exemplos de data storytelling

Além disso, a utilização de dados para criar narrativas multimídia envolventes – como documentários interativos, podcasts enriquecidos com dados e reportagens visuais interativas – também são exemplos claros de como o data storytelling está transformando a maneira como as histórias são contadas no jornalismo moderno.

Um exemplo bem-sucedido é o projeto “No Epicentro”, feito em 2021 por docentes do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper, em parceria com a Agência Lupa e a Google News Initiative.

Nele, foi criada uma ferramenta de visualização de dados, com o objetivo de alertar para o número de mortes de covid-19 no Brasil. O mapa interativo rendeu aos professores Rodrigo Menegat, Vinicius Sueiro e Tiago Maranhão a premiação Sigma Awards, uma das principais competições de Jornalismo de Dados no mundo. 

Esse mesmo trabalho ganhou a categoria Best in Show (Small Teams) do 42° prêmio Best of Digital News Design, promovido pela Society for News Design, e o prêmio de melhor visualização de dados, no 2020 Latam Digital Media Awards, promovido pela Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA).

 

Agora que você já sabe como o data storytelling é um importante aliado do jornalista, que tal ler mais sobre esse universo do jornalismo de dados e da automação? Comece por estes artigos que separamos para você:

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