No mundo contemporâneo, marcado pelo excesso de informações, o jornalista tem o grande desafio de prender a atenção do público. Para isso, conta com o auxílio de algumas ferramentas. Uma das mais eficientes nessa missão é o data storytelling, que o capacita a transformar dados em narrativas poderosas, aumentando a compreensão e o engajamento de sua audiência.
Neste texto, vamos mostrar como integrar habilidades de narrativa com a interpretação de dados é fundamental para o jornalista conseguir transmitir mensagens complexas de forma acessível, inovadora e impactante.
Data storytelling é a prática de comunicar insights de dados de forma convincente e cativante, usando técnicas narrativas.
Envolve a habilidade de reunir, analisar e visualizar dados de maneira significativa, a fim de contar uma história envolvente, que ressoe com o público.
Em outras palavras, o objetivo é apresentar dados de uma maneira que estimule a compreensão e a conexão emocional com o conteúdo.
Narrativas digitais são histórias contadas através de meios digitais, que podem incluir textos, imagens, vídeos, áudios e/ou gráficos interativos. Todos esses recursos aproximam a audiência do conteúdo apresentado.
Essas são projetadas para envolver o público de maneira mais interativa e imersiva, permitindo uma participação mais ativa na experiência de contar histórias.
No jornalismo, as narrativas digitais oferecem uma oportunidade única de transmitir informações complexas de maneira visualmente atraente e acessível.
Nos últimos anos, o jornalismo passou por uma transformação significativa devido ao rápido avanço da tecnologia e da crescente demanda por conteúdo digital.
Assim como havia acontecido no passado com a difusão da televisão e da internet, o surgimento de plataformas de mídia social, a proliferação de dispositivos móveis e o crescimento do consumo de notícias online têm desafiado os jornalistas a se adaptarem a novas formas de reportagem e narrativa.
O relatório “Digital 2023 July Global Statshot Report”, publicado pelo DataReportal, traz números grandiosos sobre o uso da internet no mundo, que impactam diretamente a forma como as notícias são produzidas e consumidas. De acordo com a pesquisa:
A necessidade de verificar e contextualizar informações em um ambiente de notícias em constante mudança tornou-se crucial para manter a credibilidade e a confiança do público, afetada especialmente nos últimos anos pelas fake news e pela polarização política em países como Brasil e Estados Unidos.
A pesquisa do DataReportal, citada anteriormente, aponta uma falta de confiança generalizada nos meios de comunicação. Em nível mundial (excluindo China e Rússia), apenas 4 em cada 10 entrevistados disseram confiar no conteúdo de notícias em geral.
Vale pontuar que existem diferenças acentuadas por geografia: de uma alta confiança de 69% na Finlândia a uma baixa de apenas 19% na Grécia.
Quando se faz um recorte por faixa etária, a confiança nas notícias tende a aumentar com a idade, sendo que apenas 35% dos internautas com idades entre 18 e 24 anos confiam nas notícias, subindo até alcançar 45% entre os que têm mais de 55 anos.
O data storytelling oferece aos jornalistas uma ferramenta poderosa para traduzir dados complexos em histórias cativantes e acessíveis. Isso permite que eles comuniquem informações de maneira mais clara e envolvente, conquistando a atenção do público e promovendo uma compreensão mais profunda dos problemas abordados.
Ao adotar o data storytelling, unindo a ética e a técnica jornalística, os jornalistas podem aumentar a transparência, a credibilidade e o impacto de seu trabalho, fortalecendo assim a confiança do público.
A visualização de dados interativos em sites de notícias – como gráficos animados, mapas interativos e infográficos dinâmicos – são exemplos de data storytelling.
Além disso, a utilização de dados para criar narrativas multimídia envolventes – como documentários interativos, podcasts enriquecidos com dados e reportagens visuais interativas – também são exemplos claros de como o data storytelling está transformando a maneira como as histórias são contadas no jornalismo moderno.
Um exemplo bem-sucedido é o projeto “No Epicentro”, feito em 2021 por docentes do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper, em parceria com a Agência Lupa e a Google News Initiative.
Nele, foi criada uma ferramenta de visualização de dados, com o objetivo de alertar para o número de mortes de covid-19 no Brasil. O mapa interativo rendeu aos professores Rodrigo Menegat, Vinicius Sueiro e Tiago Maranhão a premiação Sigma Awards, uma das principais competições de Jornalismo de Dados no mundo.
Esse mesmo trabalho ganhou a categoria Best in Show (Small Teams) do 42° prêmio Best of Digital News Design, promovido pela Society for News Design, e o prêmio de melhor visualização de dados, no 2020 Latam Digital Media Awards, promovido pela Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA).
Agora que você já sabe como o data storytelling é um importante aliado do jornalista, que tal ler mais sobre esse universo do jornalismo de dados e da automação? Comece por estes artigos que separamos para você: