Pós-graduação stricto sensu em Economia
De nada adianta o conhecimento se você não souber utilizá-lo. Por isso, o nosso Curso de Mestrado Profissional em Economia destaca-se pela profunda abordagem analítica e quantitativa de problemas econômico-financeiros aplicados.
Neste programa de pós-graduação stricto sensu, você aprende, por exemplo, a usar ferramentas de modelagem econométrica e computacional em questões essenciais das áreas financeiras, e ainda sai apto a não apenas propor como também executar soluções práticas com base em métodos quantitativos.
Para tanto, nosso corpo docente alia ferramentas modernas e evidências empíricas que reforçam no mestrando a habilidade de identificar e elaborar soluções de maneira muito bem fundamentada em três grandes pilares do programa:
Além desses pressupostos, ao longo do curso são exploradas linhas de pesquisa nas áreas de Finanças, Microeconomia e Macroeconomia. E o mais importante: você não precisa ingressar já com uma ideia definida do tema que irá seguir. Só no fim do terceiro trimestre é que o aluno passa a eleger as trilhas de pesquisa nas quais pretende se especializar para dar corpo à dissertação.
Outra característica importante é que, diferentemente dos cursos de MBA na área, o nosso Mestrado Profissional em Economia não tem a gestão de pessoas como foco. A ideia é que o profissional aprimore seu conhecimento aplicado para fazer uma determinada análise de maneira e sofisticada, seja na área de perspectiva macroeconômica, seja uma análise de consequências de concorrência ou, ainda, de avaliação de políticas públicas, entre outras possibilidades. E o título de mestre também permite que ele inicie carreira como docente.
O programa tem carga horária de 648 horas e duração de 2 anos. Confira a data e os horários da próxima turma, conheça o processo seletivo e saiba mais sobre o programa participando do Encontro com a Coordenação.
Nosso Mestrado Profissional em Economia é indicado a graduados, de diferentes áreas de atuação, que queiram aprofundar seus conhecimentos práticos em Finanças, Macroeconomia e Microeconomia, a fim de contribuir com análises, diretrizes e ferramentas assertivas nas empresas em que atuam.
Além do diploma de graduação em curso de nível superior, o candidato a mestrando em Economia deve ter tempo para se dedicar aos estudos (cerca de três horas extras para cada hora em sala de aula); raciocínio lógico e quantitativo bem desenvolvido; propensão a gostar de matemática, cálculo e análises quantitativas; e proficiência de leitura em língua inglesa. Experiência profissional não é determinante, mas desejável, podendo ser em qualquer área (como Mercado Financeiro, Empresa, Consultoria etc). Saiba mais em processo seletivo.
1º trimestre
2º trimestre
3º trimestre
4º trimestre
5º trimestre
6º trimestre
7º trimestre
8º trimestre
Eletivas
Coordenadora do Mestrado Profissional em Economia
Isabela Brandão Furtado possui Mestrado e Doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV) e é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi coordenadora de campo para a Unidade de Avaliação de Impacto do Banco Mundial (DIME), onde atuou em projetos na área de desenvolvimento agrícola e educação. No Insper, coordena o Insper Conhecimento, portal que divulga conhecimento tecnicamente sólido sobre temas de interesse da sociedade em linguagem fluida, franca e eficiente, para que possa ser compreendido pelo público não especializado. Suas principais áreas de pesquisa são a avaliação de impacto, economia da saúde e economia da educação.
Paulo Marques
Gustavo Athayde
Antônio Bruno de Carvalho Morales
Marco Bonomo
Letícia Faria de C. Nunes
Diogo Abry Guillen
Bernardo Ricca
Luciana Yeung
Gino Abraham Olivares Leandro
Ruy Monteiro Ribeiro
José Heleno Faro
Laura Karpuska
Adhemar Villani Junior
Lucas Martins Novaes
Fabio Miessi Sanches
João Manoel P. de Mello
Hedibert Freitas Lopes
Miguel Bandeira
Juliana Inhasz
Eduardo Correia
Adriana Bruscato Bortoluzzo
Rinaldo Artes
Rogerio Bianchi Santarrosa
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores