[{"jcr:title":"Processo Seletivo dos cursos de Mestrado Profissional","cq:tags_0":"formato-de-programa:mestrado-profissional","cq:tags_1":"programas:pós-graduação/pos-graduacao-stricto-sensu","cq:tags_2":"programas:pós-graduação","cq:tags_3":"temas:negócios-e-economia","cq:tags_4":"assuntos:gestão-e-negócios/administração"},{"richText":"Aqui você encontra as etapas do Processo Seletivo dos cursos de Mestrado Profissional","madeBy":"Por","title":"Processo Seletivo","variant":"imagecolor"},{"jcr:title":"cinza / turquesa / vermelho"},{"themeName":"cinza / turquesa / vermelho"},{"label":"Mestrado Profissional em Administração","content":"Pré-requisitos para o Mestrado Profissional em Administração   - Graduação em curso de nível superior - Leitura fluente em língua inglesa - Desejável, pelo menos, 2 anos de experiência profissional - Participar de um Encontro com a Coordenação   O Processo Seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Administração segue estas etapas:   1: Formulário de admissão   O formulário de admissão é parte integrante do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional atual, bem como sua formação acadêmica.    2: Envio de documentos   Lista de documentos para o processo seletivo:   - Cópia do resultado do GMAT®, GRE, ANPAD, ANPEC ou TRLQ + ERT + Matemática obtida com até dois anos de realização. O resultado parcial é temporariamente aceito, mas você deverá apresentar o resultado final e oficial antes da fase de entrevistas. - Submissão de cópia eletrônica do histórico escolar de graduação - Curriculum Vitae   Para ANPAD, ANPEC, GRE, GMAT ou TRLQ + ERT + Matemática não serão aceitas notas obtidas há mais de 2 anos. O Comitê de Avaliação se reserva o direito de analisar os resultados das provas de acordo com critério interno.   O TRLQ ERT (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo com English Reading Test ) + Matemática são realizados pela empresa [Primeira Escolha](https://site.primeiraescolha.com.br/teste-de-raciocinio-logico-quantitativo) . Os testes serão online. Esta opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT, ANPAD ou ANPEC. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado mediante pagamento de taxa com o mesmo valor.   O candidato deve completar antecipadamente o envio do Formulário de Admissão e documentos necessários para o processo seletivo (incluindo a nota em um dos exames GMAT®, GRE, ANPAD, ANPEC ou TRLQ) para poder ser convocado para as entrevistas.   3: Encontro com a Coordenação   Essa é uma etapa obrigatória do processo seletivo, em que você terá a oportunidade de conhecer mais sobre o Mestrado Profissional em Administração, tirar dúvidas diretamente com a coordenação e entender o funcionamento do programa e da escola.    4: Entrevista    Após a análise da documentação e a participação no Encontro com a Coordenação, os candidatos são convocados para uma entrevista online. Esta é uma etapa onde vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados com o programa. As datas para agendamento ficarão disponíveis no formulário de admissão e os candidatos serão contatados pelo Núcleo de Orientação ao Candidato.    5: Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão    O desempenho em todas as etapas do processo seletivo é analisado pelo Comitê de Admissão. Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula na turma vigente, enquanto os reprovados são devidamente informados.   6: Matrícula (até 11/12/2025)   A aprovação no processo seletivo e o agendamento da matrícula poderão ser consultados pelo formulário de admissão no site. Os candidatos aprovados serão contatados pelo Núcleo de Orientação ao Candidato.    São documentos obrigatórios para matrícula de novos alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu:  - RG ou RNE, conforme Lei 7088/1983; - CPF – Cadastro de Pessoa Física; - Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme Portaria MEC 33/1978; - Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista do Serviço Militar (somente para candidatos do sexo masculino), conforme Lei 4375/1964; - Certidão de Quitação Eleitoral, conforme Lei 4737/1965; - Diploma de graduação reconhecido no Brasil (frente e verso), conforme Portaria MEC 33/1978; - [Carta de responsabilidade financeira](https://www.insper.edu.br/content/dam/insper-portal/documentos/processo-seletivo/Carta-de-responsabilidade-financeira_Programas-Executivos.pdf) (se o pagamento do curso for realizado por empresa).  * Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar até a conclusão do curso.    O certificado de conclusão de curso superior, com indicação expressa da colação de grau realizada, é aceito provisoriamente por um período máximo de 6 (seis) meses.  "},{"label":"Mestrado Profissional em Economia","content":"Pré-Requisitos  - Graduação em curso de nível superior - Leitura fluente em língua inglesa - Desejável, pelo menos, 2 anos de experiência profissional O Processo Seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Economia segue estas etapas:   1. Formulário de admissão  O formulário de admissão é parte do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional, bem como sua formação acadêmica. Para preencher, [clique aqui.](https://inscricao.insper.edu.br/crmapplication/Account/Login?program=1171&concurso=6032)   2. Envio de documentos Para chegar a etapa de entrevistas, é necessário enviar antecipadamente os documentos listados abaixo. Apenas os candidatos com dossiês completos  poderão agendar um horário para a entrevista com o coordenador, seguindo as janelas programadas. Lista de documentos para o processo seletivo: - Cópia do resultado do GMAT®, GRE, ANPAD, ANPEC ou TRLQ + ERT + Matemática   do ano corrente. O resultado parcial é temporariamente aceito, mas você deverá apresentar o resultado final e oficial antes da fase de entrevistas. - Submissão de cópia eletrônica do histórico escolar de graduação - Curriculum Vitae 1) ANPAD, ANPEC, GRE, GMAT ou TRLQ + ERT + Matemática não serão aceitas notas obtidas há mais de 2 anos. O Comitê de Avaliação se reserva o direito de analisar os resultados das provas de acordo com critério interno. 2) O TRLQ ERT (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo com English Reading Test) é realizado pela empresa [Primeira Escolha](https://site.primeiraescolha.com.br/teste-de-raciocinio-logico-quantitativo) ao custo de R$ 175,00. Os testes serão online. Esta opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT ou ANPEC. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado mediante pagamento de taxa com mesmo valor. A nota final será a média dos dois testes.   Candidatos com nota final inferior a 40 no teste de matemática do TRLQ serão automaticamente desclassificados.   [Confira uma amostra da prova de Matemática do TRLQ.](/content/dam/insper-portal/documentos/p%c3%b3s/processo-seletivo/Matriz-de-Avaliac%CC%A7a%CC%83o-Matema%CC%81tica-do-TRLQ_ComItensExemplo.pdf) [Confira uma amostra da prova de Matemática avançada.](/content/dam/insper-portal/documentos/p%c3%b3s/processo-seletivo/Matriz-de-Avaliacao-Matematica-Avancada.pdf) [ Nota técnica sobre o ERT ](/content/dam/insper-portal/documentos/p%C3%B3s/Nota%20t%C3%A9cnica_ERT_2023.pdf) [ Nota técnica sobre o TRLQ ](/content/dam/insper-portal/documentos/p%C3%B3s/Nota%20t%C3%A9cnica_TRLQ_2023.pdf)   Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos:   Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando. Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones). Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados. Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções no e-mail que você receberá junto com acesso ao simulado do teste.   As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha.   O candidato deve completar antecipadamente o envio do Formulário de Admissão e documentos necessários para o processo seletivo (incluindo a nota em um dos exames GMAT®, GRE, ANPEC ou TRLQ) para poder ser convocado para as entrevistas.   3. Encontro com a Coordenação Essa é uma etapa obrigatória do processo seletivo, em que você terá a oportunidade de conhecer mais sobre o Mestrado Profissional em Economia, tirar dúvidas diretamente com a coordenação e entender o funcionamento do programa e da escola. Inscreva-se  [clicando aqui.](https://www.insper.edu.br/pt/cursos/pos-graduacao/mestrado/economia/encontro-com-a-coordenacao-mestrado-profissional-em-economia)   4. Entrevistas: Após a análise da documentação e a participação no Encontro com a Coordenação, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista presencial com um membro do Comitê de Admissão. Esta é uma etapa onde vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados com o programa. As datas para agendamento ficarão disponíveis no formulário de admissão e os candidatos serão contatados pelo Núcleo de Orientação ao Candidato.   5. Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão O desempenho em todas as etapas do processo seletivo é analisado pelo Comitê de Admissão, onde os candidatos aprovados são convocados para a matrícula na turma vigente, enquanto os reprovados são devidamente informados.   5. Matrícula (até 11/12/2025) São documentos obrigatórios para matrícula de novos alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu:   - RG ou RNE, conforme Lei 7088/1983; - CPF – Cadastro de Pessoa Física; - Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme Portaria MEC 33/1978; - Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista do Serviço Militar (somente para candidatos do sexo masculino), conforme Lei 4375/1964; - Certidão de Quitação Eleitoral, conforme Lei 4737/1965; - Diploma de graduação reconhecido no Brasil (frente e verso), conforme Portaria MEC 33/1978; -  [Carta de responsabilidade financeira](/content/dam/insper-portal/documentos/p%c3%b3s/processo-seletivo/Carta-de-responsabilidade-financeira_Programas-Executivos.pdf) (se o pagamento do curso for realizado por empresa). * Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar até a conclusão do curso.   O certificado de conclusão de curso superior, com indicação expressa da colação de grau realizada, é aceito provisoriamente por um período máximo de 6 (seis) meses."},{"label":"Mestrado Profissional em Políticas Públicas","content":"Pré-Requisitos  - Graduação em curso de nível superior - Língua inglesa avançada para compreensão de textos O Processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Políticas Públicas segue as seguintes etapas:   1: Formulário de admissão  O formulário de admissão é parte integrante do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional atual, bem como sua formação acadêmica.   Comunidade Alumni: Oferecemos condições especiais para cursar novos programas. Entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para saber mais: candidato@insper.edu.br.   2: Documentos para o processo seletivo  Os documentos abaixo são necessários para o processo de avaliação da coordenação      - Uma cópia do resultado de um dos seguintes exames: GMAT®, GRE, ANPAD, ANPEC ou TRLQ - Curriculum Vitae - Cópia eletrônica do histórico escolar de graduação, incluindo o Coeficiente de Rendimento (CR) geral. O CR é calculado como a média ponderada das notas obtidas ao longo da graduação, levando em consideração o número de créditos de cada disciplina. - Duas cartas de recomendação, sendo obrigatoriamente pelo menos uma de natureza acadêmica (combinações possíveis: 01 acadêmica + 01 profissional ou 02 acadêmicas).   Não serão aceitas notas obtidas nos exames de proficiência realizados há mais de dois anos. O Comitê de Avaliação se reserva o direito de analisar os resultados das provas de acordo com critério interno.   O TRLQ (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo) é realizado pela empresa [Primeira Escolha](https://site.primeiraescolha.com.br/teste-de-raciocinio-logico-quantitativo) e é custeado pelo candidato (valor de R$ 175,00). O teste é online e a opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT, ANPAD ou ANPEC. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise do Comitê de Avaliação. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado mediante pagamento de taxa com mesmo valor. Recomenda-se que o candidato apresente o teste que tiver a nota mais alta.   Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos:   - Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando. - Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones). - Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados. - Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções no e-mail que você receberá junto com acesso ao simulado do teste. As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha.   3: Entrevistas para análise de perfil  Após a análise da documentação, os candidatos habilitados são convocados para entrevista. A coordenação avalia as informações enviadas pelos candidatos, histórico escolar e resultado nos exames de proficiência, portanto nem todos os inscritos são convidados para entrevista. Para os candidatos convocados, a entrevista é uma etapa obrigatória no processo seletivo e pode ser presencial ou a distância.   4: Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão  O desempenho em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão.   Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.   A aprovação no processo seletivo é válida para matrícula somente na turma vigente.   5: Matrículas  São documentos obrigatórios para matrícula de novos estudantes nos cursos de pós-graduação stricto sensu:   - RG ou RNE, conforme Lei 7088/1983; - CPF – Cadastro de Pessoa Física; - Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme Portaria MEC 33/1978; - Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista do Serviço Militar (somente para candidatos do sexo masculino), conforme Lei 4375/1964; - Certidão de Quitação Eleitoral, conforme Lei 4737/1965; - Diploma de graduação reconhecido no Brasil (frente e verso), conforme Portaria MEC 33/1978; - [Carta de responsabilidade financeira](https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2023/02/Carta-de-responsabilidade-financeira_Programas-Executivos.pdf) (se o pagamento do curso for realizado por empresa). - Histórico escolar completo com o Coeficiente de Rendimento (CR) geral. Este documento deve ser entregue obrigatoriamente no ato da matrícula. * Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar até a conclusão do curso.   O certificado de conclusão de curso superior, com indicação expressa da colação de grau realizada, é aceito provisoriamente por um período máximo de 6 (seis) meses."}]