Quem já possui uma graduação e quer entrar ou se aprofundar na área de gestão pública tem a possibilidade de fazer um programa de pós-graduação.
Mas qual é o curso de especialização mais indicado? Isso vai depender dos objetivos do aluno e em que fase da vida profissional ele se encontra.
Este artigo vai trazer uma comparação entre os três cursos de excelência oferecidos pelo Insper: o Programa Avançado em Gestão Pública, o Master em Gestão Pública e o Mestrado Profissional em Políticas Públicas.
Pós-graduação em gestão pública é todo tipo de especialização, lato ou stricto sensu, nessa área do conhecimento, voltada para estudantes que já concluíram alguma graduação.
Master é um tipo de MBA, ou seja, de pós-graduação lato sensu voltada para quem já possui vasta experiência em um determinado campo de trabalho.
No caso do master em gestão pública, é uma especialização para quem já atua como gestor ou liderança na área de políticas públicas, seja no setor público, no terceiro setor ou em empresas privadas que atuam em parceria com governos.
Mestrado em políticas públicas é um tipo de pós-graduação stricto sensu, voltado principalmente para quem quer se aprofundar na área de gestão pública para atuar como pesquisador – ou no mercado, se for um mestrado profissional.
Também é uma boa opção de especialização para quem é recém-formado e quer dar continuidade aos estudos para se especializar nessa área, ou para quem está em transição de carreira para outro campo de trabalho (por exemplo, o Direito) para a área da gestão pública, que é bastante promissora.
O Insper possui três programas de pós-graduação em gestão pública, cada qual mais adequado para perfis de alunos específicos.
São eles:
Veja, a seguir, as características de cada um desses cursos.
Trata-se de uma pós-graduação stricto sensu, voltada para profissionais em início ou transição de carreira – em organizações públicas, no setor privado e no terceiro setor – e que desejam desenvolver capacidade analítica e metodológica relacionada à formulação, escolha de alternativas de ação, implementação e avaliação de políticas públicas.
O curso é boa opção para profissionais de nível júnior (recém-formados, que queiram complementar os estudos universitários), pleno e sênior.
A carga horária é de 585 horas-aula (345 horas-aula + 120 horas de eletivas + 120 horas de seminário, dissertação e exame de qualificação).
O programa é dividido em oito trimestres, com maior dedicação e presença exigida dos alunos especialmente no primeiro ano (de segunda a sexta, das 8h às 18h).
Disciplinas obrigatórias do curso:
O aluno ainda deve cursar disciplinas eletivas e se dedicar a seminários de projetos e à defesa da dissertação.
Esta é uma pós-graduação lato sensu voltada para o desenvolvimento de habilidades em profissionais que atuam como analistas, especialistas ou assessores, tipicamente em meio de carreira no setor público – e em seus parceiros privados ou do terceiro setor.
O curso é uma ótima opção para profissionais de nível pleno e sênior.
A carga horária é de 360 horas, além de 60 horas de seminários, oficinas e atividades de aplicação de campo do conteúdo do curso.
O programa é dividido em seis trimestres, com aulas às sextas à noite e aos sábados, facilitando a conciliação dos estudos pelos alunos que já estão no mercado de trabalho.
Disciplinas obrigatórias do curso:
Trata-se de um curso de MBA, ou seja, uma pós-graduação lato sensu mais voltada para gestores e executivos.
Ele é desenhado para profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo e que já possuem ampla experiência na área de gestão pública.
Por isso, esse curso é a melhor opção para profissionais de nível de gestor e líder.
A carga horária é de 360 horas, em formato weekend (quinzenal, às sextas à noite e aos sábados), com cinco encontros presenciais e um encontro a distância por trimestre, além de dois momentos de imersão (no 2º e 4º trimestres).
Disciplinas obrigatórias do curso:
Aproveitando, que tal ler também estes outros artigos sobre pós-graduação na área de gestão pública?