Home/Pós-Graduação/Cursos de MBA/O que é MBA? Entenda como funciona e a importância profissional

O que é MBA? Entenda como funciona e a importância profissional

Maioria quer adquirir conhecimento em gestão e aumentar salário

O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional.

Investir em conhecimento é a melhor forma para crescer profissionalmente e desenvolver habilidades pessoais para liderar equipes e dominar processos de produção.

Entre os cursos de pós-graduação oferecidos pelas instituições de ensino brasileiras, o MBA é altamente recomendado para quem está à procura de qualificação profissional com foco no mercado.

Para ajudá-lo(a) na escolha do MBA ideal, produzimos esse conteúdo especial para orientá-lo(a) sobre o que é MBA, sua estrutura, as exigências do Ministério da Educação (MEC) para que seja reconhecido como tal e o que representa ter um MBA para a carreira.

Preparado para investir em seu futuro? Comece essa jornada:

1. Como reconhecer um MBA de excelência

O que é MBA?

A sigla em inglês MBA (Master in Business Administration) dá nome à pós-graduação lato sensu voltada para a Administração e à prática profissional, que trabalha, ao mesmo tempo, soft skills (competências) que são relevantes para tomadas de decisão e liderança. No Brasil, o MBA é considerado uma especialização e há preferência para interessados que tenham experiência de trabalho em nível gerencial e, no mínimo, três anos de formados em qualquer área de biomédicas, humanas e exatas.

Isso porque o foco do MBA é a gestão de negócios e hoje existem várias opções como gestão hospitalar, recursos humanos e economia, entre outras.

Por que cursar um MBA?

A finalidade principal do MBA é formar um profissional completo que seja capaz de conduzir equipes, gerenciar processos e tomar as melhores decisões para que a empresa alcance as metas de seu plano estratégico.

Esse profissional é estimulado a adquirir uma visão orgânica dos desafios e dos riscos que estão envolvidos no negócio e agir conforme as necessidades do momento de uma forma empática e responsável. Por isso, o curso também vale para quem é empreendedor ou dono de seu próprio empreendimento.

Os MBAs têm selo de qualidade?

A qualidade de excelência dos melhores MBAs do mundo é atestada por associações nacionais e internacionais.

No Brasil, a Associação Nacional de MBA (Anamba), fundada em 2004, é quem estabelece parâmetros de avaliação dos cursos de pós-graduação em Administração e, entre eles, o MBA.

Quando uma instituição de ensino recebe a certificação da Anamba, significa que ela atende aos requisitos exigidos para ser considerado como um curso de qualidade e excelência. São seis cursos de MBA reconhecidos pela excelência em São Paulo e um no Rio Grande do Sul.

A Anamba trabalha com duas acreditações: a Brasil e a Global.

2. Características dos programas de MBA

Quantas horas de curso tem um MBA?

Uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) e da acreditação Brasil da Anamba é que um MBA tenha, no mínimo, 360 horas de atividades — os melhores cursos superam essa quantidade —, não computado aqui o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência de docente e o reservado para elaboração da monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Os programas de MBA podem ocorrer durante a semana, nos fins de semana (quinzenal) e também de forma remota se a escola é credenciada pelo MEC para a educação a distância.

No âmbito internacional, a Anamba estabelece 480 horas para a acreditação Global e a britânica Association of MBA ( Anba), 510 horas.

Quais são as disciplinas abordadas?

As disciplinas vão variar de acordo com o MBA escolhido, mas todos terão em comum a característica de serem relacionadas à gestão administrativa de um negócio e que contribuam para a formação do profissional, preparando-o para ser um gestor capaz de lidar com a transformação digital e ter referências acadêmicas clássicas sobre gestão.

Isso significa que pode haver os seguintes módulos:

  • Finanças e operações;
  • Ambiente econômico global e contabilidade;
  • Recursos Humanos e comportamento organizacional;
  • Teoria da decisão e métodos quantitativos;
  • Tecnologia da informação e empreendedorismo;
  • Marketing e Comunicação ;
  • Liderança e negociação estratégica.

Como é o trabalho de conclusão do curso?

Cada instituição de ensino tem uma proposta para a conclusão do curso, entre elas, monografias, seminários, plano para start-up de um negócio disruptivo ou problemas reais de empresas que precisam ser resolvidos pelos estudantes como prova da aquisição do conhecimento teórico e prático.

Fica a critério da escola ter ou não uma banca avaliadora. O regimento da Anamba não tem a banca como um requerimento obrigatório das escolas e cursos que são avaliados.

Como é o processo seletivo?

O padrão é uma avaliação da graduação e do currículo profissional do candidato, e eventualmente uma prova discursiva. A maioria das instituições de ensino também entrevista o candidato para conhecer as expectativas dele em relação ao curso e o que espera adquirir em conhecimento.

3. Formação do corpo docente

Como avaliar a qualificação dos professores?

As exigências do MEC e da Anamba para os cursos de MBA são diferentes:

Sugestão para gráfico

MEC

50% dos professores com título de mestre ou doutor1

Nota de rodapé 1: Os demais professores devem ter, no mínimo, formação em nível de especialização.

Anamba2

  • Qualificação acadêmica: 100% com pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu3
  • Qualificação profissional: 50% profissionalmente qualificados na disciplina que lecionam
  • Produção intelectual: 50% com publicação relevante ao ambiente de negócios nos últimos 5 anos

Nota de rodapé 2: para escolas com acreditação Brazil.

Nota de rodapé 3: pelo menos 50% devem ter título stricto sensu e 10%, doutorado.

4. Perfil dos alunos de MBA

A Pesquisa Anual Anamba entre as instituições de ensino filiadas mapeou o perfil dos alunos que cursaram um MBA, mostrando que em 2011 havia mais homens que mulheres e a maioria possuía mais de 10 anos de carreira.

Idade e gênero

  • 67% tinham entre 28 e 38 anos;
  • 72% se identificaram como homens e apenas 28% como mulheres.

Nível hierárquico

  • 56% mais de 10 anos de carreira;
  • 49% gerente;
  • 23% coordenador;
  • 12% técnico sênior.

5. Motivos para escolher um MBA

Os alunos de MBA citaram três grandes motivos que explicam a preferência por uma pós-graduação MBA e não outra:

  • 91% obter mais conhecimento na área de gestão;
  • 61% enriquecer o networking (rede de contatos);
  • 48% têm expectativa de aumento salarial.

Networking

Um dos legados de alta qualidade ao frequentar uma pós-graduação é o networking. A prática consiste na troca de experiências de âmbito profissional, auxilia criar novas oportunidades de carreira e amplia a visão sobre o ambiente corporativo com o compartilhamento de experiências individuais de cada aluno em seu trabalho.

Perspectiva de aumento salarial

Independentemente ou não do momento econômico do país, que acaba afetando o desempenho empresarial, os alunos de MBA são otimistas quanto ao aumento de salário ao adicicionarem um MBA ao currículo:

  • 33,5% esperam aumento entre 31% e 50%;
  • 26,6% esperam aumento entre 11% a 30%;
  • 16,3% esperam aumento entre 51% e 75%.

6. MBA do Insper

Agora que já sabe o que é um MBA, quais são as suas principais características e o perfil de quem faz o curso, conheça as opções que o Insper oferece nessa modalidade, que são o MBA Executivo e o MBA Executivo em Finanças.

Os programas de MBA do Insper têm como objetivo desenvolver competências de gestão e habilidades de liderança, buscando a formação integral do indivíduo.

MBA Executivo

O objetivo desse programa é preparar os alunos para gerenciar e dirigir negócios de forma estratégica e abrangente. É destinado aos executivos de formações variadas, de setores econômicos diversos, que buscam o preparo necessário para enfrentar desafios organizacionais.

MBA Executivo em Finanças

Tem como propósito desenvolver profissionais para atuar em finanças corporativas e no mercado financeiro e de capitais. É destinado àqueles profissionais que desejam aprimorar o processo de tomada de decisões e gestão de risco, além de adquirir sólidos conhecimentos na área financeira.

Clique aqui e conheça outros cursos de pós

Saiba como ter desconto na 2ª pós-graduação

Insper Notícias: Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta?