Saiba
o que é MBA

Aperfeiçoar seu conhecimento é a melhor forma para crescer profissionalmente. Avalie o atual momento da sua carreira e encontre o MBA ideal.

1. Saiba reconhecer um MBA de verdade

O que significa MBA?

MBA: Master in Business Administration

No Brasil, o curso é considerado pós-graduação lato sensu, pois é voltado à prática profissional. Dirigido a profissionais com pelo menos 3 anos de formado e experiência gerencial.

Objetivos

Objetivos

O curso de MBA tem como finalidade

Formar o profissional com a capacidade de liderar, gerenciar e tomar decisões a partir de conhecimentos.

Selo qualidade dos MBAs

A qualidade dos programas de MBA pode ser atestada por associações nacionais e internacionais. No âmbito internacional a AMBA no Reino Unido desenvolve rigorosos padrões de qualidade, isso contribui para que a excelência dos cursos permaneça e para que sempre haja melhoria contínua. De forma análoga para os padrões brasileiros temos a certificação da ANAMBA.

2. Características dos Programas de MBA

Carga Horária

Um curso de MBA deve ter no mínimo 360h, segundo exigência do MEC e padrão Brasil da Anamba.

Carga horária

360h

Carga horária mínima

Padrão internacional Anamba: 480h.

Carga horária

480h

Carga horária mínima

Padrão Amba: 510h.

Carga horária

510h

Carga horária mínima

Currículo do Curso

Parte significativa do curso deve ser composta por disciplinas que contribuam para a formação do gestor, tais como: finanças, operações, recursos humanos, comportamento organizacional, teoria da decisão, métodos quantitativos, tecnologia da informação, economia, marketing, liderança, comunicação e estratégia.

Trabalho de Conclusão

Trabalho de Conclusão

Processo Seletivo

Processo Seletivo

3. Corpo docente

Qualificação Acadêmica

segundo o MEC, o curso de MBA deve ser ministrado, obrigatoriamente, por um corpo docente composto de 100% com pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu. Já a Anamba exige que, pelo menos, 70% do corpo docente deve ter pós-graduação lato sensu e/ou mestrado e, pelo menos, 20% deve ter o título de Doutor.

100% Pós-graduados

100%

Pós-graduado

70% Mestrado e/ou Doutorado

70%

Mestrado e/ou Doutorado

20% Doutorado

20%

Doutorado

Qualificação Profissional

No mínimo, 75% do corpo docente deve ser qualificado na área da disciplina que estiver lecionando.

Qualificação Profissional

Produção Intelectual

É necessário que o corpo docente apresente regularmente publicações relevantes nos últimos…

05 anos

4. Perfil dos alunos de MBA (Fonte: Pesquisa Anual ANAMBA)

Confira algumas características e informações sobre o perfil dos alunos que cursam MBA segundo uma pesquisa anula realizada pela Anamba.

Idade e Gênero

67%

entre 28 e 38 anos

Gênero Masculino

72%

sexo masculino

Gênero Feminino

28%

sexo feminino

Idade Predominante: 30 anos

Nível Hierárquico

O cargo mais comum entre os alunos de um programa de MBA é de gerente seguido de coordenador e cargo técnico de nível sênior. Dos entrevistados, 56% possuem mais de 10 anos de experiência profissional.

12%

Técnico Sênior

49%

Gerente

56%

Mais de 10 anos de experiência profissional

22%

Coordenador

Tempo de experiência profissional
Nível Hierárquico: Técnico Sênior
Nível Hierárquico: Gerente
Nível Hierárquico: Coordenador

5. Principais Motivos para Escolher um MBA

Principais Motivos

A fim de obter mais conhecimento na área de gestão, 91% dos alunos indicaram que essa é a principal razão para cursar o MBA. Logo após, vem o enriquecimento da rede de contatos, mais conhecido como networking (61%) e, por fim, a expectativa pelo aumento salarial (48%).

91% — Conhecimento
61% — Networking
48% — Aumento Salarial

Networking

Networking

Quem cursa um MBA de alta-qualidade tem como legado o networking. A prática que consiste na troca de experiências do âmbito profissional, auxilia a criar novas oportunidades e a ampliar a visão sobre o ambiente corporativo.

33,5%

Esperam crescimento Salarial de 31 a 50%

16,3%

Esperam crescimento Salarial de 51 a 75%

Perspectiva de Aumento Salarial

A pesquisa mostrou que os alunos são otimistas com essa questão. Dos entrevistados, 33,5% possui a expectativa de que o salário aumente de 31 a 50%, já 16,3% acreditam que esse crescimento seja de 51 a 75%.

6. MBA do Insper

MBA Executivo

O objetivo desse programa é preparar os alunos para gerenciar e dirigir negócios de forma estratégica e abrangente. O MBA Executivo é destinado aos executivos de formações variadas, de setores econômicos diversos, que buscam o preparo necessário para enfrentar desafios organizacionais.

MBA Executivo em Finanças

Tem como propósito desenvolver profissionais para atuar em finanças corporativas e no mercado financeiro e de capitais. O MBA Executivo em Finanças é destinado àqueles profissionais que desejam aprimorar o processo de tomada de decisões e gestão de risco, além de adquirir sólidos conhecimentos na área financeira.

Agora que você já sabe o que é um MBA, quais são suas principais características e o perfil de quem cursa, conheça as opções que o Insper oferece para você nessa modalidade: MBA Executivo e MBA Executivo em Finanças.

Os programas de MBA do Insper têm como objetivo desenvolver competências de gestão e habilidades de liderança, buscando a formação integral do indivíduo.