Home/Agenda de Eventos/Políticas públicas de preservação e produção imobiliária

Webinar

O terceiro encontro do ciclo estará focado no debate das políticas públicas de preservação do patrimônio ambiental e arquitetônico associadas à produção imobiliária formal e informal, em uma abordagem contemporânea da conservação como indutora de processos de sustentabilidade social. O painel contou com a participação de Carmen Silva, com o caso do Hotel Cambridge, em São Paulo, e de Helena Galiza, com as discussões em torno da Ocupação Regente Feijó e do Projeto Porto Maravilha, ambos no Rio de Janeiro.

Ciclo Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico – Em cidades com mercado imobiliário em forte expansão, onde, ao mesmo tempo, é possível encontrar instrumentos consolidados de proteção ao amplo acervo edificado de importância cultural, torna-se necessário – e sobretudo urgente – discutir os meandros dessa relação quase sempre conturbada. Afinal, é possível pavimentar vias para o estabelecimento de um diálogo entre lados assim, aparentemente inconciliáveis?

Partindo do pressuposto de que essa seja, de fato, uma construção possível e mesmo desejável, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, por meio do Núcleo Cidade e Regulação, promove no mês de outubro o primeiro ciclo de webinários Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico, com a participação de representantes de alguns dos setores envolvidos e a apresentação de estudos de casos emblemáticos que evidenciem proposições concretas capazes de aproximar diferentes visões da ocupação dos espaços urbanos.

Foram quatro sessões, nas tardes dos dias 7, 14, 21 e 28.
Confira a programação completa a seguir:
• Painel 1 – 07/10/2021 – 16h00 às 17h30: Raízes e permanência do conflito: a metrópole em foco
• Painel 2 – 14/10/2021 – 16h00 às 17h30: Conservação e transformação em áreas centrais
• Painel 3 – 21/10/2021 – 15h00 às 16h30: Políticas públicas de preservação e produção imobiliária
• Painel 4 – 28/10/2021 – 15h00 às 16h30: Economia da preservação e produção imobiliária: um programa conjunto.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 21/10/2021

Horário: 15h00

INSCRIÇÕES

Realização:

     

 

 

Conheça os participantes

Carlos Leite

Urbanista, PhD, é coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). É coautor do livro Social Urbanism in Latin America. Cases and Instruments of Planning, Land Policy and Financing the City Transformation with Social Inclusion (Springer, 2019). Foi diretor da SP-Urbanismo, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Carmen Silva

Com atuação em São Paulo, é líder do Movimento Sem Teto do Centro – MSTC e filiada à Frente Luta por Moradia – FLM. Trabalhou no filme Era o Hotel Cambridge (2016), de Eliane Caffé, pelo qual foi premiada como Melhor Atriz na 8ª edição Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé (RS). Integra o Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Cristiane Gonçalves

Arquiteta, doutora pela FAU-USP, com atuação em projetos de arquitetura, restauração e patrimônio cultural. Foi diretora do DPCN no INEPAC/RJ em 2019. Autora de Experimentações em Diamantina: A Prática do Iphan em uma Cidade Tombada (Unifesp, 2019). É professora visitante da EA-UFMG (Tecnologia da Restauração Arquitetônica) e consultora do Icomos (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios)/Unesco.

Helena Galiza

Helena Galiza é Arquiteta e Urbanista. Doutora em Urbanismo do PROUB/FAU/UFRJ, Mestre em Arquitetura e Urbanismo do PPGAU)/EAU/ UFF e Especialista em Gestão do Patrimônio Integrado ao Desenvolvimento Urbano/ CECI/ UFPE. Trabalhou por mais de trinta anos no governo federal - Banco Nacional da Habitação (BNH), Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Caixa Econômica Federal (Caixa), com política urbana, habitação social e patrimônio cultural. Como ativista e apoiadora de movimentos sociais que lutam pelo direito à moradia nos centros, atuou no caso da Ocupação Regente Feijó, centro do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório ETTERN/ IPPUR/ UFRJ e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).