Home/Agenda de Eventos/Raízes e permanência do conflito: a metrópole em foco

Webinar

Em cidades com mercado imobiliário em forte expansão, onde, ao mesmo tempo, é possível encontrar instrumentos consolidados de proteção ao amplo acervo edificado de importância cultural, torna-se necessário – e sobretudo urgente – discutir os meandros dessa relação quase sempre conturbada. Afinal, é possível pavimentar vias para o estabelecimento de um diálogo entre lados assim, aparentemente inconciliáveis?

Partindo do pressuposto de que essa seja, de fato, uma construção possível e mesmo desejável, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, por meio do Núcleo Cidade e Regulação, promove no mês de outubro o primeiro ciclo de webinários Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico, com a participação de representantes de alguns dos setores envolvidos e a apresentação de estudos de casos emblemáticos que evidenciem proposições concretas capazes de aproximar diferentes visões da ocupação dos espaços urbanos.

Neste primeiro encontro, a discussão concentrou em torno da natureza do enfrentamento entre o mercado da construção e a memória urbana, a partir de uma perspectiva histórica e dentro de uma visão contemporânea.

Recebemos Alex Allard, com o caso da Cidade Matarazzo, antigo hospital transformado em um complexo multiuso na região da Avenida Paulista, e Samuel Kruchin, apresentando o Sítio do Capão, histórica residência de Regente Feijó incorporada em um projeto de transformação urbana, ambos na cidade de São Paulo.  A mediação foi realizada por Eneida de Almeida, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e professora da Universidade São Judas, e por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, por meio do Núcleo Cidade e Regulação, promove no mês de outubro o primeiro ciclo de webinários Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico, com a participação de representantes de alguns dos setores envolvidos e a apresentação de estudos de casos emblemáticos que evidenciem proposições concretas capazes de aproximar diferentes visões da ocupação dos espaços urbanos.

Confira a programação completa a seguir.

• Painel 1 – 07/10/2021 qui 16h00 às 17h30: Raízes e permanência do conflito: a metrópole em foco
  • Painel 2 – 14/10/2021 qui 16h00 às 17h30: Conservação e transformação em áreas centrais
  • Painel 3 – 21/10/2021 qui 15h00 às 16h30: Políticas públicas de preservação e produção imobiliária
  • Painel 4 – 28/10/2021 qui 15h00 às 16h30: Economia da preservação e produção imobiliária: um programa conjunto

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Data: 7/10/2021

Realização:

Conheça os participantes

Alex Allard

Empreendedor francês, Alexandre Allard fundou, em 1990, a empresa Consodata, primeira base de dados digital especializada em comportamento de consumo no mundo. Depois de anos viajando, Alexandre aprimorou sua vocação por descobrir a energia criativa de lugares históricos, de espaços, do tempo e de objetos. Dedica-se, desde então, ao renascimento de bens históricos, contrapondo o passado e o futuro por meio da criação de diálogos entre os valores da herança com o dinamismo do contemporâneo. Na liderança do Groupe Allard, foi responsável por diversos projetos de sucesso na renovação e restauro de edifícios antigos, como é o caso do Royal Monceau e do Hotel Particulier de Pourtalès, ambos em Paris. Há mais de 10 anos, Alexandre Allard devota o seu tempo e a sua visão à revitalização do Cidade Matarazzo como um legado do Brasil para o mundo.

Eneida de Almeida

Arquiteta, possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e mestrado em Studio e Restauro de Monumenti pela Università La Sapienza, Roma. É representante do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, gestão 2021-23, coeditora da revista acadêmica eletrônica arq.urb, e professora da Universidade São Judas, dedicando-se às questões da memória e da preservação do patrimônio cultural em uma perspectiva alargada de reconhecimento e documentação.

Samuel Kruchin

Titular da KRUCHIN arquitetura, um dos primeiros escritórios a trabalhar, no âmbito privado, com a área de preservação e restauro. Autor de projetos como o Restauro da Bolsa de Café e Mercadorias de Santos, do Palácio da Justiça do Estado de São Paulo, da Fábrica Santa Helena, em Jacareí, do Prédio Sampaio Moreira, atual Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, Praça Pamplona, também na capital paulista, e Universidade Cruzeiro do Sul, em Brasília, entre outros.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade (Bei, 2019).