Home/Agenda de Eventos/Economia da preservação e produção imobiliária: um programa conjunto

Webinar

No encerramento do ciclo Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico, as discussões vão se concentrar na dinâmica econômica do investimento nas áreas centrais: as possibilidades técnicas de gestão, os entraves legais e as estratégias alternativas de estímulo aos empreendimentos. Como pano de fundo, a relação entre planos diretores e preservação urbanística.

Neste encontro, participaram Benamy Turkienicz, com o caso do 4º Distrito, em Porto Alegre, e Washington Fajardo, com o Projeto Reviver Centro, no Rio de Janeiro. A mediação foi feita por Marta Dora Grostein, professora titular aposentada da FAU-USP e Samuel Kruchin, titular da Kruchin Arquitetura.

Ciclo Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico – Em cidades com mercado imobiliário em forte expansão, onde, ao mesmo tempo, é possível encontrar instrumentos consolidados de proteção ao amplo acervo edificado de importância cultural, torna-se necessário – e sobretudo urgente – discutir os meandros dessa relação quase sempre conturbada. Afinal, é possível pavimentar vias para o estabelecimento de um diálogo entre lados assim, aparentemente inconciliáveis?

Partindo do pressuposto de que essa seja, de fato, uma construção possível e mesmo desejável, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, por meio do Núcleo Cidade e Regulação, promove no mês de outubro o primeiro ciclo de webinários Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico, com a participação de representantes de alguns dos setores envolvidos e a apresentação de estudos de casos emblemáticos que evidenciem proposições concretas capazes de aproximar diferentes visões da ocupação dos espaços urbanos.

Serão quatro sessões, nas tardes dos dias 7, 14, 21 e 28.
Confira a programação completa a seguir:

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como o webinar:

Informações

Data: 28/10/2021

Horário: 15h00

INSCRIÇÕES

Realização:

             

 

 

Conheça os participantes

Benamy Turkienicz

Professor titular da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e Ph.D. em Urbanismo pela Chalmers University of Technology. Desenvolveu softwares para análise urbana e design urbano como o CityZoom, de modelagem de impactos recíprocos entre ambientes construído, natural e antrópico. Atualmente, coordena o Núcleo de Tecnologia Urbana (NTU), grupo multidisciplinar responsável por diferentes Planos de Desenvolvimento Urbano (PDDUs) e Planos Habitacionais, entre os quais o Masterplan do IV Distrito de Porto Alegre.

Marta Dora Grostein

Professora titular aposentada da FAU-USP, pesquisadora e consultora na área de planejamento urbano e urbanismo e coautora dos livros São Paulo Metrópole (Edusp, 2004) e A Leste do Centro. Territórios do Urbanismo (Imprensa Oficial – SP, 2010).

Samuel Kruchin

Titular da KRUCHIN arquitetura – um dos primeiros escritórios a trabalhar, no âmbito privado, com a área de preservação e restauro. Autor de projetos como o Restauro da Bolsa de Café e Mercadorias de Santos, do Palácio da Justiça do Estado de São Paulo, da Fábrica Santa Helena, em Jacareí, do Prédio Sampaio Moreira, atual Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, Praça Pamplona, em São Paulo, e Universidade Cruzeiro do Sul, em Brasília, entre outros.

Victor Carvalho Pinto

Coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Doutor em Direito Econômico e Financeiro, consultor legislativo do Senado Federal e advogado. Integrou a carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal.

Washington Fajardo

Arquiteto e urbanista formado pela FAU–UFRJ. Dedica-se ao desenvolvimento urbano. Autor de inúmeros projetos de reabilitação, habitação social, urban design e espaços culturais. Ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2009-2016), implementou políticas inovadoras para centros históricos. Atual secretário de Planejamento Urbano do município do Rio de Janeiro.