Não há filtros disponíveis para os resultados
Resultados da busca
NAVEGUE PELOS AGRUPAMENTOS DE RESULTADOS
Adquira os conceitos necessários para desbloquear o uso de dados no seu dia a dia, desenvolvendo senso analítico e tomando decisões mais ...
Domine a estratégia corporativa de implementação da Inteligência Artificial e obtenha vantagens competitivas para seu negócio
Insper e Amazon Web Services se unem para ofertar o curso gratuitamente. O curso estará disponível por tempo limitado
Mais baratos e flexíveis, eles ajudam a ampliar conhecimento prático e networking.
29/10/2024 21h08
Certificações são cursos mais curtos e custam menos que uma pós-graduação completa.
04/10/2024 14h15
Maneira é uma das mais simples, rápidas e de melhor custo-benefício para obter habilidades e aprendizados novos, atestados por faculdades.
16/09/2024 16h09
14
ago
(qui
)
Presencial
Tour da Pós
22h00 - 00h30
Escolha o melhor dia/horário da sua visita, as sessões são de 120 minutos e, nelas, vamos apresentar toda a estrutura, os espaços e os principais serviços que estarão à sua disposição aqui na escola. Importante: Lembrando que todos os participantes, inclusive acompanhantes, precisam se inscrever previamente para garantir o acesso Agende aqui a sua visita guiada!
14
ago
(qui
)
Presencial
COP 30 em Perspectiva: Povos Indígenas e as Mudanças Climáticas
11h00 - 15h30
A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025, em Belém do Pará, representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar sua liderança no debate internacional sobre justiça climática, transição ecológica e proteção ambiental. Os povos indígenas têm uma relação ancestral com seus territórios tradicionalmente ocupados, e seus conhecimentos tradicionais representam um verdadeiro protagonismo na preservação dos biomas. Eles são centrais para um futuro sustentável e para que a COP 30 seja marcada por compromissos reais com a vida e com a efetividade das políticas públicas. Este evento, promovido pelo Insper em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas, pretende aprofundar o diálogo entre academia, governo, sociedade civil e povos indígenas sobre os impactos e desdobramentos da COP 30 para o mundo e para o Brasil, suas cidades e suas políticas públicas. Busca também evidenciar o papel estratégico das lideranças indígenas como formuladoras de soluções socioambientais que integram ciência, meio ambiente, cultura, espiritualidade e tecnologia.
14
ago
(qui
)
Presencial
Transitando Entre Gerações com Antonio Carlos Pipponzi
21h30 - 00h00
No dia 14 de agosto, o Insper recebe o empresário Antonio Carlos Pipponzi, conselheiro da RD Saúde, para uma conversa sobre seu livro recém-lançado, "Transitando Entre Gerações: A História Centenária de uma Pharmacia que se Transformou na Maior Rede de Farmácias do Brasil" (Citadel Grupo Editorial, 2025). Com abertura do presidente do Insper, Guilherme Martins, o evento será um bate-papo com Pipponzi sobre os desafios e aprendizados na condução de um negócio familiar que soma mais de um século de história. No livro, o empresário narra a trajetória da Droga Raia — fundada em 1895 por seu avô, o imigrante italiano João Baptista Raia — desde sua origem em Araraquara, no interior de São Paulo, até sua consolidação como a maior rede farmacêutica da América Latina. Atualmente, a RD Saúde conta com mais de 66 mil funcionários e 3.301 unidades em todos os estados do Brasil. A obra ainda oferece uma visão dos bastidores da profissionalização e do processo de governança que moldaram a história da Droga Raia, incluindo decisões estratégicas e dilemas típicos da gestão familiar em diferentes momentos da trajetória da marca. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e com pós-graduação em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, Pipponzi esteve à frente da liderança da Droga Raia de 1977 até a abertura de capital da empresa, em 2010. Após a fusão entre Raia e Drogasil, em 2011, assumiu a presidência do conselho administrativo da RD Saúde, posição que ocupou até abril de 2025. Atualmente, preside o Conselho Consultivo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e lidera o Instituto ACP.
Trabalho de Conclusão de Curso
Este trabalho analisa os fundamentos e os limites do modelo de crescimento econômico chinês após 1978, destacando a aparente contradição entre desempenho econômico robusto e instituições políticas autoritárias. A partir de uma revisão crítica da literatura , o estudo investiga como a China foi capaz de sustentar elevadas taxas de crescimento por meio de instituições híbridas, reformas graduais e coordenação estatal centralizada, desafiando a tese de que apenas instituições inclusivas garantem desenvolvimento sustentável. Autores como Acemoglu e Robinson, Yuen Yuen Ang, Isabella Weber, Martin King Whyte e Michael Pettis são mobilizados para discutir temas como inovação sob controle estatal, desequilíbrios macroeconômicos, desigualdades sociais, sistema hukou e degradação ambiental. Conclui se que, embora o modelo tenha sido eficaz em seu contexto inicial, ele apresenta sinais crescentes de esgotamento diante de desafios como o envelhecimento populacional, a transição energética e a crescente complexidade social e produtiva. A sustentabilidade do crescimento chinês dependerá da capacidade de adaptação institucional, distribuição de renda, inovação e transparência ambiental. O trabalho contribui para o debate teórico ao apontar a necessidade de ampliar as lentes a nalíticas sobre desenvolvimento econômico, incorporando trajetórias institucionais alternativas.
Trabalho de Conclusão de Curso
O bem-estar de uma dada sociedade é de suma importância para o seu funcionamento, consenso acadêmico dita que o sucesso ou fracasso de nações e governos são determinados em grande parte pelas suas instituições, sobretudo no que diz respeito a análises de longo prazo. Instituições podem ser definidas como normas que restringem ou influenciam na tomada de decisões de agentes racionais dentro de uma sociedade. Tendo em vista tal definição torna-se clara a importância da confiança institucional, isto é, a confiança da população nas instituições que compõe determinada sociedade. Esse estudo busca, através de uma grande variedade de textos acadêmicos que abordam o assunto, explorar as possíveis causas da notável queda na confiança institucional demostrada nas últimas décadas. O artigo cria um amplo quadro em que várias causas são isoladas, abordadas e finalmente contextualizadas dentro de um cenário que permite um diagnóstico mais integrado do problema de falta de confiança institucional.
Trabalho de Conclusão de Curso
Este estudo tem como objetivo comparar os efeitos das crises de 1929 e 2008 sobre o comércio exterior do Brasil. Com a análise dessas crises é possível entender melhor os mecanismos econômicos que podem influenciar as decisões de política econômica, oferecendo uma base histórica para a formulação de estratégias econômicas. A metodologia utilizada na tese é um estudo de caso, com revisão bibliográfica de trabalhos anteriores e análise de dados históricos.
Busca filtrada por tipos de cursos, programas, modalidades e áreas de conhecimento.
Dados
Conecte-se a um ecossistema de inovação e dados e prepare-se para liderar a transformação digital nas organizações.
Pesquise, inove e aprofunde seus conhecimentos com rigor acadêmico e impacto real nos negócios e na sociedade.