No dia 14 de agosto, o Insper recebe o empresário Antonio Carlos Pipponzi, conselheiro da RD Saúde, para uma conversa sobre seu livro recém-lançado, "Transitando Entre Gerações: A História Centenária de uma Pharmacia que se Transformou na Maior Rede de Farmácias do Brasil" (Citadel Grupo Editorial, 2025).
Com abertura do presidente do Insper, Guilherme Martins, o evento será um bate-papo com Pipponzi sobre os desafios e aprendizados na condução de um negócio familiar que soma mais de um século de história.
No livro, o empresário narra a trajetória da Droga Raia — fundada em 1895 por seu avô, o imigrante italiano João Baptista Raia — desde sua origem em Araraquara, no interior de São Paulo, até sua consolidação como a maior rede farmacêutica da América Latina. Atualmente, a RD Saúde conta com mais de 66 mil funcionários e 3.301 unidades em todos os estados do Brasil.
A obra ainda oferece uma visão dos bastidores da profissionalização e do processo de governança que moldaram a história da Droga Raia, incluindo decisões estratégicas e dilemas típicos da gestão familiar em diferentes momentos da trajetória da marca.
Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e com pós-graduação em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, Pipponzi esteve à frente da liderança da Droga Raia de 1977 até a abertura de capital da empresa, em 2010. Após a fusão entre Raia e Drogasil, em 2011, assumiu a presidência do conselho administrativo da RD Saúde, posição que ocupou até abril de 2025. Atualmente, preside o Conselho Consultivo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e lidera o Instituto ACP.
Data/Hora
14 Ago (Qui) • 21h30 - 00h00
Entrada
Rua Uberabinha s/n - Vila Olímpia (Auditório Steffi e Max Perlman - Prédio Claudio Haddad)
Estacionamento
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia
Realização
18h30 – recepção
19h – abertura com Guilherme Martins, presidente do Insper
20h30 – coquetel de encerramento
Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP FGV-SP). Liderou a Raia de 1977 até a abertura de capital da empresa em final de 2010.
Em 2011, após a fusão da Raia com a Drogasil, passou a ocupar a posição de presidente do Conselho de Administração da RD Saude, empresa resultante da fusão.
Deixou o cargo em abril de 2025 permanecendo no Grupo Controlador e no Conselho de Administração.
Atualmente preside o Conselho Consultivo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e lidera o Instituto ACP, fundado pelo seu núcleo familiar e voltado para o desenvolvimento institucional de organizações do terceiro setor