Realizar busca


A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025, em Belém do Pará, representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar sua liderança no debate internacional sobre justiça climática, transição ecológica e proteção ambiental.

 

Os povos indígenas têm uma relação ancestral com seus territórios tradicionalmente ocupados, e seus conhecimentos tradicionais representam um verdadeiro protagonismo na preservação dos biomas. Eles são centrais para um futuro sustentável e para que a COP 30 seja marcada por compromissos reais com a vida e com a efetividade das políticas públicas.

 

Este evento, promovido pelo Insper em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas, pretende aprofundar o diálogo entre academia, governo, sociedade civil e povos indígenas sobre os impactos e desdobramentos da COP 30 para o mundo e para o Brasil, suas cidades e suas políticas públicas.

 

Busca também evidenciar o papel estratégico das lideranças indígenas como formuladoras de soluções socioambientais que integram ciência, meio ambiente, cultura, espiritualidade e tecnologia.


INFORMAÇÕES

Data/Hora

14 Ago (Qui) • 11h00 - 15h30

Entrada

Rua Uberabinha s/n - Vila Olímpia (Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo - Prédio Claudio Haddad)

Estacionamento

Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia


Confira a programação

 

8h - 9h | Café da Manhã 

 

​9h - 9h45 | Ritual de abertura 

​Mestre de Cerimônia: Heloísa Escudeiro (Coordenadora-adjunta de Arquitetura do Centro de Estudos das Cidades Laboratório Arq.Futuro do Insper)

 

​Abertura Institucional

Tania Haddad (Presidente do Conselho do Insper), Sérgio Lazzarini (Vice-Presidente Acadêmico do Insper), Sonia Guajajara (Ministra dos Povos Indígenas), Tomas Alvim (Coordenador do Centro de Estudos das Cidades Laboratório Arq.Futuro do Insper), Vivian Satiro (Coordenadora do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper), Vinicius Picanço (Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade do Insper) e Thiago Karai (Líder Indígena Guarani)

​9h45 – 10h45 | Painel 1: Aldear a COP30: a participação indígena na COP

​Palestrante: Sonia Guajajara (Ministra dos Povos Indígenas) 

​Debatedores: Tomas Alvim (Coordenador do Centro de Estudos das Cidades Laboratório Arq.Futuro do Insper) e Priscila Claro (Líder do Centro de Sustentabilidade e Negócios do Insper)

​10h45 – 12h30 | Painel 2: A COP 30 e as Políticas Públicas Brasileiras: direitos, participação social, territórios e sustentabilidade

​Palestrantes: Eloy Terena (Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas), Txai Suruí (Líder Indígena Paiter Suruí), Amanda Costa (Fundadora do Perifasustentável)

​Debatedores: Beatriz Vanzolini (Coordenadora de Ensino do Centro de Estudos das Cidades Laboratório Arq.Futuro do Insper) e Vivian Satiro (Coordenadora do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper)


Inscrições

 


 

Participantes (organizados em ordem alfabética)

 

 

Amanda Costa

Especialista em justiça climática, governança global e estratégias de engajamento jovem. Formada em Relações Internacionais, fundadora do Instituto Perifa Sustentável, jovem conselheira do Pacto Global da ONU e jovem consultora climática do British Council, Amanda já participou de seis COPs — Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 23 (Alemanha), COP 24 (Polônia), COP 26 (Reino Unido), COP 27 (Egito), COP 28 (Emirados Árabes) e COP 29 (Azerbaijão) e em 2024, foi painelista no BRICS Green Cities Forum, em Moscou — Rússia. Além do mais, participou de programas internacionais de liderança como o International Visitors Leadership Program (IVLP — EUA), o European Union Visitors Program (EUVP — Bélgica) e Columbia Women’s Leadership Network, da Universidade de Columbia. Reconhecida pela lista Forbes Under 30, Amanda é palestrante TEDx, Top Voice do LinkedIn e atualmente lidera iniciativas voltadas à juventude e ao clima, oferecendo consultoria estratégica em projetos locais, nacionais e globais.

 


Beatriz Vanzolini 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade (2009) e concluiu, em 2019, uma Pós-Graduação lato sensu em Arquitetura, Educação e Sociedade. Mestranda em Políticas Públicas pelo Insper. Desde 2020 é coordenadora de ensino no Centro de Estudos das Cidades - Laboratório Arq.Futuro do Insper onde também foi professora na Educação Executiva e na Graduação, de 2017 a 2021. É professora da Escola da Cidade desde 2018, coordenando os Seminários de Cultura e Realidade Contemporânea. É coautora do livro Aprendendo a Viver na Cidade (2018), vencedor do prêmio de destaque na XXI Bienal de Arquitectura de Chile (2019). 

 


Eloy Terena

Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas. Indígena do povo Terena em Aquidauana (MS), Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFF e Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Possui pós-doutorado em ciências sociais pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, França.  Atuou como advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) em representações no Supremo Tribunal Federal, na Corte Interamericana de Direitos Humanos e no Tribunal Penal Internacional.  Recebeu menção honrosa na edição 2020 do prestigioso Prêmio de Excelência Acadêmica da Associação Nacional Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, por sua tese de doutorado, “Vukápanavo – O despertar do povo Terena para seus direitos: movimento indígena e confronto político”.

 


Heloísa Loureiro Escudeiro 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestra em Ciências, na área de Planejamento Urbano e Regional, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em projeto arquitetônico nas mais diversas escalas, bem como no desenvolvimento de pesquisas urbanísticas e no gerenciamento de projetos de mobilidade urbana. Atualmente é coordenadora-adjunta e pesquisadora do Núcleo de Arquitetura e Cidade do Centro de Estudos das Cidades | Laboratório Arq.Futuro do Insper. 

 


Priscila Claro 

Diretora de Graduação e professora associada no Insper, é líder do Centro de Sustentabilidade e Negócios. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com foco em Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2007). Possui Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen na Holanda (2002) e Bacharelado em Administração de Empresas pela UFLA (2000). Tem experiência na área de administração, com ênfase em estratégia organizacional e sustentabilidade. Seu interesse de pesquisa inclui os seguintes temas: sustentabilidade, capitalismo consciente, responsabilidade social, clima, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e ESG. 


Sérgio Lazzarini

Vice-Presidente Acadêmico do Insper. PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, e Mestre em Administração pela FEA/USP. É Professor Tituar da Cátedra Chafi Haddad de Administração do Insper. Foi Professor Titular da Ivey Business School, Western University, e visitante de diversas universidades, incluindo Harvard (2010, 2012), University of St Gallen (2009), HEC Paris (2014), Insead (2015), Brandeis (2016), Imperial College (2017), University of Utah (2019), e University of Toronto (2021-22).

Tem pesquisado, recentemente, a estratégia e a governança de organizações interessadas em gerar impacto social, as quais envolvem empresas privadas orientadas para impacto, organizações públicas (estatais) e colaborações público-privadas. É fundador do Insper Metricis, núcleo de medição para investimentos de impacto socioambiental.

Publicou uma trilogia de livros sobre relações público-privadas: Capitalismo de Laços (Elsevier, 2011, agraciado em segundo lugar do Prêmio Jabuti de 2011; edição revisada pela Bei Editora, 2018), Reinventing State Capitalism: Leviathan in Business, Brazil and Beyond (Harvard University Press, 2014, com Aldo Musacchio) e The Right Privatization: Why Private Firms in Public Initiatives Need Capable Governments (Cambridge University Press, 2022, versão traduzida vencedora do Prêmio Jabuti Acadêmico de 2024).

Além disso, tem publicado regularmente em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais, como Strategic Management JournalAcademy of Management JournalOrganization ScienceStrategic Entrepreneurship JournalPublic Choice e Harvard Business Review Latin America, dentre outras.

No Insper, foi coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper de 2003 a 2006, coordenador do curso de Administração de 2005 a 2006, diretor acadêmico de Graduação e de Mestrado de 2007 a 2008, diretor acadêmico de Graduação em 2009 e diretor de Pós-graduação Stricto Sensu de 2013 a 2015.

Tem atuado em projetos de consultoria para organizações privadas, públicas e multilaterais como a OECD, BID, Banco Mundial. Tem sido fonte de diversos veículos internacionais como a The EconomistNew York TimesFinancial TimesForbesBBC e Bloomberg. Foi membro do Comitê Executivo (2008-2010) e representante global para a América Latina (2007) da Business Policy and Strategy Division da Academy of Management; membro do Conselho da International Society for the New Institutional Economics (2009-2011); e líder de tema da Divisão de Estratégia da ANPAD (2009-2010). Atualmente é editor associado do Academy of Management Review


Sonia Guajajara 

Indígena do povo Guajajara/Tentehar, pós-graduada em Educação Especial, Bel em letras. Destaca-se por sua luta histórica pelos direitos dos povos originários e pelo meio ambiente.  Tem reconhecimento internacional na defesa dos direitos dos povos indígenas, seus territórios e causas socioambientais, sendo eleita uma das 100 pessoas mais influentes de 2022 pela revista TIME. Atuou em várias organizações indígenas, como a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). Foi coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).  Em reconhecimento à sua trajetória e representação na defesa dos direitos dos povos indígenas, foi convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assumir o desafio de conduzir o inédito Ministério dos Povos Indígenas do Brasil. Em 2023, foi empossada como imortal, pela Academia Brasileira de Cultura do Brasil. Em 2024, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro concedeu o título Honoris Causa à ministra Sonia Guajajara e, neste mesmo ano, recebeu o Prêmio Campeões da Terra 2024, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) por sua liderança excepcional, ações corajosas e soluções sustentáveis para combater a degradação da terra, a seca e a desertificação.


Tania Haddad 

Formada em Economia pela University of Chicago, com mestrado em Psicologia pela Boston University, Tania atua no Insper desde 2005. Compõe a Assembleia de Associados e é presidente da Comissão Externa de Avaliação, dois dos principais órgãos consultivos que integram a governança da instituição. É a primeira mulher a assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Insper e uma das primeiras lideranças femininas a ocupar o posto em uma instituição de ensino no Brasil.

Além de liderar ações inovadoras nas áreas de Carreiras e Alumni Insper, sua trajetória inclui iniciativas na promoção da igualdade de gênero e na criação de ambientes de trabalho inclusivos, como o Women in Action, iniciativa do Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha dedicada a empoderar mulheres, promovendo inclusão e desenvolvimento em diversas áreas.

Tania está à frente da equipe da KPX, family office que administra os investimentos e atividades filantrópicas da família Haddad, e é trustee da Haddad Foundation, entidade de fomento a projetos educacionais. É conselheira da Cultura Artística.


Thiago Henrique Karai Djekupe

Graduando em Arquitetura e Urbanismo e Conselheiro do museu das culturas indígenas, é neto de Jandira Kuerexu, a primeira mulher a ser reconhecida como cacique em seu território Yvyrupa. Karai segue os passos de sua avó, sendo um dos principais responsáveis pela proteção do Pico do Jaraguá e luta pela demarcação do território sagrado de seu povo. Foi conselheiro distrital de saúde indígena representando o Estado de São Paulo por dois mandatos de 2013 a 2021, buscando fortalecer a saúde indígena para um atendimento diferenciado que respeite os costumes, línguas e crenças dos diversos povos indígenas. Em 2022, foi coordenador da conferência nacional de saúde indígena. Em 2023 participou da COP28 nos Emirados Árabes Unidos buscando discutir estratégia contra as emergências climáticas. Karai Djekupe carrega uma luta histórica, em sua memória viva e ancestral, segue dialogando com os demais seres, dizendo que existem outras formas de se viver, e que a harmonia com todas as demais vidas é possível.


Tomas Alvim  

Editor, gestor cultural e especialista em políticas urbanas. É cofundador do Arq.Futuro, plataforma de debate e ação sobre cidades, atualmente integrada ao Insper Cidades, onde atua como coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades. É também cofundador da BEĨ Editora, reconhecida por publicações nas áreas de cultura, urbanismo e sustentabilidade. Ao longo de sua trajetória, promoveu projetos que unem pensamento urbano, inovação e engajamento cívico, com foco em transformar as cidades por meio do conhecimento e da colaboração intersetorial. 


Txai Surui

Iniciou seu ativismo desde muito nova, seguindo os passos dos seus pais também defensores de direitos humanos. É uma jovem líder indígena do povo Paiter Suruí, fundou o movimento da Juventude Indígena de Rondônia com o intuito de articular e fortalecer os jovens indígenas do seu estado. Foi a única brasileira a falar na abertura da COP26 para líderes de todo o mundo. É coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, uma organização que trabalha há mais de 30 anos, atuando atualmente em Rondônia, Sul do Amazonas e Noroeste do Mato Grosso com mais de 15 diferentes etnias, trabalhando com a proteção territorial, segurança alimentar das comunidades indígenas, fortalecimento das organizações de base e da juventude e de mulheres, incidência política nacional e internacionalmente, atuando ainda com outras organizações na litigância estratégica e no ativismo. Atualmente é Conselheira da Fundação Avina. Uma grande voz do ativismo climático indígena, é voluntária no Engajamundo e Conselheira no WWF-Brasil. Conselheira do Pacto Global da ONU. Colunista na Folha de São Paulo. Em 2023, foi considerada pela revista TIME, uma das 100 lideranças da nova geração. Eleita pela revista Forbes como uma das personalidades mais influentes com menos de 30 anos do Brasil na categoria "Empreendedorismo social e terceiro setor".


Vinicius Picanço

Possui PhD em Engenharia pela Danmarks Tekniske Universitet (DTU) e um Graduate Certificate em Logística e Cadeia de Suprimentos (GCLOG) pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT). Foi pesquisador visitante na Sloan School of Management do MIT durante o PhD. Possui M.Sc. e B.Sc. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Professor assistente do Insper e Honorary Research Fellow na University of Strathclyde (Reino Unido), membro do Conselho do The Good Food Institute e pesquisador afiliado do Food and Retail Operations Lab (FaROL) no MIT. Sua pesquisa aplicada se concentra em impactos ambientais e sociais das cadeias de suprimentos, que vê como sistemas complexos cruciais, porém vulneráveis, para o desenvolvimento sustentável. Fundou duas startups premiadas no Brasil e uma consultoria em sustentabilidade na Dinamarca, o que lhe permitiu implementar pesquisas de ponta na prática.


​Vivian Satiro 

É professora na Pós-graduação em Políticas Públicas e em Educação Executiva, além de Coordenadora Executiva do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper. É doutoranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), mestre em Políticas Públicas pela Unifesp, especialista em Liderança e Gestão Pública pelo CLP (com módulo executivo em Oxford) e graduada em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Tem mais de 15 anos de experiência no setor público, com passagens pelo Legislativo e Executivo. Foi secretária de planejamento e entregas prioritárias e secretária adjunta de licenciamento da Prefeitura de São Paulo. 




Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade