Home/Vestibular Insper/Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica

Curso de Engenharia Mecânica

A área de atuação para o engenheiro mecânico é bastante ampla, mas também não faltam profissionais formados à disposição. Por isso, é importante fazer um curso diferenciado, que valorize o aprendizado prático e desenvolva competências cada vez mais requisitadas no segmento, tais como design, empreendedorismo, trabalho em equipe e aprendizagem contínua. É exatamente isso que nós, do Insper, oferecemos para os nossos alunos.

Se você tem visão inovadora e também espera mais de um Curso de Engenharia Mecânica, o seu lugar é com a gente. Conheça a nossa grade curricular, saiba tudo sobre o processo seletivo para o Vestibular 2019 e faça já a sua pré-inscrição.

A partir de 2019, nosso curso de Engenharia Mecânica terá turmas abertas a cada semestre. O processo seletivo é composto de duas fases:

1ª fase: cada candidato pode participar por meio do exame vestibular ou da seleção pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Também dá para concorrer por ambos os processos seletivos.
2ª fase: os aprovados na primeira etapa realizam a segunda fase, composta por uma atividade não avaliativa – o desafio de design –, uma arguição oral e uma dinâmica em grupo, ambas avaliativas.

A classificação final dos candidatos, nos dois processos, é feita com base nos resultados da primeira e da segunda fases.

Para se inscrever no processo seletivo, você deve preencher um formulário e pagar a taxa de inscrição.

Se tiver interesse em concorrer a uma bolsa de estudo em Engenharia Mecânica (parcial ou integral), essa intenção deve ser assinalada no formulário eletrônico de inscrição no processo seletivo. No primeiro semestre de 2018, 255 alunos foram contemplados com bolsas de estudo. Isso representa aproximadamente 12% do nosso corpo discente.

Quer saber mais sobre as habilidades avaliadas nos exames, o número de vagas, os critérios de classificação, os documentos necessários para efetuar a matrícula ou como solicitar uma bolsa de estudo? Então, confira o edital completo para o processo seletivo 2019.

Preencha o formulário para consultar

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Nosso curso de Engenharia Mecânica tem duração de cinco anos. Nos dois primeiros semestres, alunos dos três cursos de Engenharia estudam juntos. No terceiro e quarto semestres, os de Mecânica e Mecatrônica seguem nas mesmas turmas. A partir do sexto período os graduandos passam a ter disciplinas eletivas. O Projeto Final de Engenharia é conduzido no oitavo e nono semestres. Já o décimo é reservado exclusivamente para estágio.

Grade Curricular do Curso de Engenharia Mecânica

Design de Software Grandes Desafios da Engenharia Instrumentação e Medição Modelagem e Simulação do Mundo Físico Natureza do Design
Acionamentos Elétricos Ciência dos Dados Co-design de Aplicativos Física do Movimento Matemática da Variação
Biomecânica Desconstruindo a Matéria Design para Manufatura Dispositivos que Movem o Mundo Matemática Multivariada