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Professoras do Insper participam do maior evento global sobre comportamento do consumidor

Giuliana Isabella e Farah Diba Abrantes-Braga apresentaram projetos em desenvolvimento na Conferência da Associação de Pesquisas do Consumidor, em Seattle

Giuliana Isabella e Farah Diba Abrantes-Braga apresentaram projetos em desenvolvimento na Conferência da Associação de Pesquisas do Consumidor, em Seattle

Giuliana Isabella em Seattle
A professora Giuliana Isabella diante de painel de um dos trabalhos apresentados em Seattle

 

Tiago Cordeiro

 

Participar de conferências globais de ponta apresenta uma série de vantagens: compartilhar os avanços de estudos científicos, receber feedbacks de colegas do mundo inteiro, potencializar trabalhos em desenvolvimento e avançar na busca de impacto não somente acadêmico, mas também para a sociedade.

“É importante internacionalizar a pesquisa para que todos possam ter acesso a ela. Além disso, há o aspecto do networking, que é vital, como em toda profissão. É nesses eventos que você conhece pessoas que podem ser potenciais parceiros que venham enriquecer a pesquisa”, diz Farah Diba Abrantes-Braga, pesquisadora e professora de marketing e comportamento do consumidor nos programas de graduação e pós do Insper.

Nessa área, o evento mais aguardado para agregar todas essas experiências é o encontro global da ACR (The Association for Consumer Research, ou Associação de Pesquisas do Consumidor). Neste ano, o Insper enviou duas representantes a Seattle, nos Estados Unidos. Além da professora Farah Diba, também esteve presente Giuliana Isabella, professora e pesquisadora de marketing e comportamento do consumidor na graduação, no mestrado da Administração e da Economia. Ela também leciona em cursos de curta duração na Educação Executiva e no MBA internacional.

Durante o evento, realizado no final de outubro, as duas docentes apresentaram pesquisas em andamento, receberam feedbacks e fortaleceram o networking. “Participaram mais de 1.300 pessoas, de 48 países. Existem outros encontros da ACR, regionais, mas esse é o principal evento para os pesquisadores da área”, comenta Giuliana Isabella. “É uma conferência obrigatória para quem atua em pesquisa do comportamento do consumidor e marketing”, sintetiza Farah Diba.

Farah Diba e John Lynch
A professora Farah Diba com o professor John Lynch

Três projetos

As professoras do Insper apresentaram três projetos, dois com a participação de Giuliana Isabella, um de Farah Diba. Giuliana detalhou para os colegas uma pesquisa sobre fake news que está sendo realizada em parceria com Eduardo Mesquita (Senac/SP) e Evandro Luiz Lopes (ESPM). “Estamos analisando a credibilidade dos conteúdos falsos compartilhados. Queremos entender os mecanismos que levam uma pessoa a compartilhar esse material. Isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa acredita no que compartilha”, avalia.

Outro estudo está sendo desenvolvido na área do marketing sensorial. “Queremos entender o quanto o formato de uma embalagem influencia na percepção do produto a ser consumido. Percebemos, com base em pesquisas com clientes, que embalagens redondas são mais adequadas para vender suco de laranja”, relata. Analisando a percepção apenas do tato, consumidores com olhos vedados tocaram diferentes embalagens, produzidas por impressoras 3D, cientes de qual era o produto. “Uma hipótese é que as pessoas associaram o formato redondo a laranjas, e isso inconscientemente transmitiu a ideia de algo mais natural”, indica.

Giuliana e seu coautor Carlos Jose Salgado-Rohner, da Universidade de La Sabana, na Colômbia, produziu então uma segunda rodada de análises, baseada em batatas chips. “Neste caso, os consumidores identificaram que as embalagens quadradas, e não redondas, tinham maior potencial de qualidade.” Na etapa atual, o estudo sugere avanços no entendimento do impacto do marketing sensorial.

Farah Diba, por sua vez, apresentou um trabalho focado na inclusão financeira. Essa pesquisa é conduzida em parceria com o diretor do Centro de Marketing Analítico do Insper, professor Danny Claro, com o professor Julio Trecenti, da Universidade de São Paulo (USP), e com a professora Nancy Wong, da Wisconsin University, nos Estados Unidos. “Nossa pesquisa investiga a utilização de cartão de crédito e o parcelamento sem juros pela baixa renda. O objetivo é identificar se esse pode ser um instrumento de inclusão financeira e em que condições ele beneficia ou pode prejudicar essa população vulnerável”, diz Farah Diba.

 

Atenção aos ODS

Como aponta Farah Diba, as conferências mais recentes da ACR têm dado atenção especial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). “O tema dominante das últimas conferências tem se concentrado nos objetivos de sustentabilidade da ONU, mais especificamente nos temas de produção e consumo consciente e inclusão econômica e de gênero. Outras questões muito importantes são os efeitos das novas tecnologias no comportamento consumidor, do indivíduo, de crianças, de pessoas vulneráveis e na sociedade como um todo, bem como nas democracias.”

Por fim, Giuliana Isabella apontou a riqueza de participar desses eventos. “Saímos de uma conferência como essa com novos conhecimentos, com novos insights e com mais energia para realizar mais pesquisas. Nada como conhecer bem o cliente, para prover o melhor para eles e para a sociedade”, afirma.

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