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Insper e Universidade de Illinois pesquisam a geração de música por computador

Resultado de uma parceria entre as duas instituições, a iniciativa é parte de um conjunto de cinco projetos que começaram a ser executados em agosto

Resultado de uma parceria entre as duas instituições, a iniciativa é parte de um conjunto de cinco projetos que começaram a ser executados em agosto

 

Tiago Cordeiro

 

A geração de arte por computador é uma tendência. Utilizando aplicativos como o Dall-E, que usou bancos de dados para ajustar um modelo de machine learning, é possível criar obras inéditas. “Não existe limite para a criatividade. A pessoa pode digitar, em inglês, o equivalente a, por exemplo, capivara voando com mochila de foguete”, exemplifica o professor do Insper Fábio Ayres.

A tecnologia já funciona de forma satisfatória para desenvolver textos e imagens, estáticas ou em vídeo. Mas, para gerar músicas, ainda não apresenta o mesmo desempenho. “O áudio demanda uma competência de longa duração. Precisa ser consistente do começo ao fim, de forma a contar uma história mantendo a melodia”, diz Ayres. “Se uma pessoa comum tenta criar a canção Parabéns para você em versão cyberpunk, com o estilo do compositor John Williams, o resultado não é tão satisfatório.”

 

Parceria

É para propor uma solução tecnológica para esse desafio que Ayres e Tiago Fernandes Tavares, professor da disciplina Processamento de Linguagem Natural do Insper, desenvolvem, em parceria com Paris Smaragdis, pesquisador em processamento de áudio na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC), o projeto “Semantic audio content generation using structured variational models”.

A iniciativa pretende adaptar modelos modernos de geração automatizada de conteúdo, utilizando inteligência artificial, para as especificidades da produção de melodias. “A proposta é desenvolver uma solução que permita, por exemplo, criar uma música inédita de suspense usando xilofones”, diz Tavares.

“Queremos apresentar resultados iniciais em um ano e finalizar o projeto em três anos.” Para isso, o grupo de pesquisadores se reúne, de forma virtual, uma vez por semana, para fazer um balanço do projeto e pensar nos próximos passos.

A pesquisa tem utilidades potenciais que vão além da geração de músicas inéditas. Pode ser utilizada, por exemplo, para monitorar de forma mais eficiente o mar profundo, ou mesmo fazer diagnóstico biomédico, a partir da análise de padrões sonoros. “Esta é uma área muito nova e promissora”, aponta Tavares.

Esta iniciativa é resultado de uma parceria inédita entre o Insper e a UIUC.

 

Cinco projetos

Em 2022, pela primeira vez, a UIUC, de Chicago, estabeleceu uma parceria com uma instituição de ensino superior da América Latina na área de tecnologia: o Insper. O acordo firmado com o Grainger College of Engineering fortalece a área de Ciência de Computação do Insper, assim como os cursos de Engenharia, beneficiados por tecnologias educacionais, preparação de professores, desenvolvimento de pesquisa aplicada e intercâmbios.

Surgida oficialmente em 1982, mas com raízes que remontam a 1859, a Universidade de Illinois tem mais de 3 mil colaboradores e quase 95 mil alunos. Entre os 470 mil alumni da instituição, incluem-se 24 ganhadores de Prêmio Nobel — é a 24ª instituição de ensino no mundo que mais produziu vencedores do Nobel.

A parceria, que posiciona o Insper como uma das instituições selecionadas globalmente para uma colaboração ampla com o Grainger College of Engineering, se traduz, no primeiro ano, em cinco projetos, conduzidos em parceria por professores do Insper e da Universidade de Illinois. Iniciadas em agosto deste ano, as iniciativas reúnem 17 pesquisadores.

Além de envolver a colaboração, no eixo educacional, o Insper conta com a expertise da UIUC no desenho de cursos de graduação e pós-graduação que mesclam Data Science e Ciência da Computação às outras áreas do conhecimento, como Negócios, Economia, Filosofia e Engenharias.

“A parceria reforça a posição do Insper como um parceiro de relevância global”, afirma Fábio Ayres, que participa de três dos cinco projetos. “A interação com pares de uma instituição da relevância da Universidade de Illinois tem um impacto positivo para toda a nossa cadeia de ensino.”

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