Home/Internacional/Parceria com a Universidade de Illinois

Parceira Insper Illionis

Parceria com a Universidade de Illinois

O Insper iniciou em 2022 uma parceria inédita com o Grainger College of Engineering, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, nas áreas de educação e geração de conhecimento. A cooperação fortalece o curso de Ciência da Computação do Insper, assim como os cursos de Engenharia, por meio de tecnologias educacionais, preparação de professores, desenvolvimento de pesquisa aplicada e intercâmbios. 

É a primeira vez que a Universidade de Illinois estabelece uma colaboração desse tipo com uma instituição de ensino superior da América Latina na área de tecnologia. Assim, o Insper se torna uma das instituições selecionadas globalmente para uma colaboração ampla com o Grainger College of Engineering. 

Gringer Illionis Fachada e logo

O Grainger College of Engineering

A Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) faz parte de um sistema educacional fundado em 1867 no estado de Illinois e que conta com quase 95 mil alunos. Desse total, 50 mil estão no campus das cidades gêmeas de Urbana e Champaign, com representantes de mais de 100 países.  

No seu universo de 470 mil alumni, há 24 ganhadores de Prêmio Nobel. De acordo com um levantamento do site Best Masters Programs, a UIUC é a 24ª instituição de ensino no mundo que mais produziu vencedores do Nobel.  

O Grainger College of Engineering é um dos embriões da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, pois foi o terceiro curso a se instalar no campus, em 1868. Os cursos de graduação em Engenharia estão entre o top 10 no ranking geral do U.S. News & World Report, uma das listas tradicionais de instituições de ensino dos Estados Unidos. Seu programa de Ciência da Computação está entre os cinco melhores da área nos Estados Unidos. 

Students Ilionis

Cooperação em educação

No pilar da educação, a cooperação com a Universidade de Illinois busca aprimorar os níveis já altos de inovação e qualidade do currículo de computação do Insper, focado em formar os profissionais que vão liderar a transformação digital da economia. O objetivo é ter um curso bastante voltado à prática, aliado a uma forte base conceitual.  

Ainda no eixo educação, o Insper conta com a expertise da UIUC no desenho de cursos de graduação e pós-graduação que mesclam Data Science e Ciência da Computação às outras áreas do conhecimento, como Negócios, Economia, Filosofia e Engenharias. 

Também é parte importante desse eixo a colaboração em tecnologias educacionais para feedback e personalização da aprendizagem, que já é utilizada nos demais cursos do Insper e será aprofundada. O Grainger College of Engineering vai ajudar o Insper a incorporar feedback automático e customização de percursos de aprendizado e itens de avaliação em diversas disciplinas. Esse recurso permite que o aluno progrida em ritmo próprio, recebendo feedback assim que completar uma lição ou exercício. 

Aluna e professora Illionis

Geração de conhecimento

O pilar da geração de conhecimento consiste na atuação em pesquisa aplicada, destinada a aperfeiçoar o conhecimento técnico necessário para resolver problemas da sociedade, além de manter o corpo docente na fronteira do conhecimento e o currículo do curso em constante atualização. 

A parceria foi planejada para incluir colaboração em pesquisa e ensino. Professores do Insper irão trabalhar com professores e estudantes de Illinois em projetos conjuntos de pesquisa. Os detalhes dos projetos podem ser encontrados aqui.

Novos professores do Insper poderão ter temporadas na escola americana e fazer parte do programa de Future Faculty Fellows, para ganhar experiência de ensino e desenvolver colaborações em pesquisa que irão perdurar quando eles vierem para o Insper. 

Oportunidades alunos Illionis

Oportunidades para alunos

A cooperação entre o Insper e a Universidade de Illinois permite o intercâmbio entre os alunos das duas instituições, bem como possibilita a alunos de graduação brasileiros que se destaquem usufruir de períodos de pesquisa no campus de Illinois. 

As duas instituições também estão explorando oportunidades para coordenar os programas de graduação. Uma delas incluiria a opção de os alunos completarem três anos de bacharelado e um ano de mestrado no Insper e então continuar os estudos no programa de mestrado em Illinois, obtendo dupla titulação no mestrado. 

No que diz respeito às duplas titulações, existem caminhos para adiantar créditos e reduzir o tempo total de duração dos cursos para alunos que fazem graduação no Insper e depois mestrado em Illinois. 

Contatos principais da parceria

Image Image Image
Nancy M. Amato

Bliss Professor and
Department Head
Department of Computer
Science
Grainger College of
Engineering
University of Illinois
Urbana-Champaign

Irineu Gianesi

Diretor de Assuntos
Acadêmicos do Insper
Insper Instituto de Ensino e
Pesquisa

Gregory Pluta

Executive Director
Grainger College of
Engineering
University of Illinois
Urbana-Champaign