Cada vez mais, a sociedade brasileira demanda que a liderança da gestão pública seja capaz de avaliar e gerir políticas públicas de maneira eficaz e eficiente, de forma a entregar maior valor aos cidadãos.
Neste curso de pós-graduação lato sensu, temos o objetivo de desenvolver profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo, que já possuem ampla experiência na área de gestão pública. Os objetivos de aprendizado são:
Veja abaixo os diferentes cursos de gestão e políticas públicas do Insper, para diferentes perfis de profissional:
A experiência acadêmica do Master em Gestão Pública foi cuidadosamente desenhada para desenvolver profissionais que já atuam na gestão e concilia sólida formação teórica e prática. O currículo é atual, conecta diversas áreas do conhecimento e integra as diferentes áreas da gestão pública.
Uma vez por semestre, os alunos passarão por um momento de imersão em experiências bem-sucedidas de gestão pública. Nessas visitas de campo pelo Brasil, haverá importante trocas de experiências e contato direto com diversos stakeholders do governo e da sociedade, para conhecer a realidade envolvida, discutir como aquela prática pode ser aplicada em outras temáticas e promover networking.
O corpo docente é composto por profissionais premiados, com vasta experiência acadêmica e que são referência no mercado. Ao longo do curso, os alunos terão a oportunidade de criar uma série de propostas que servirão como portfólio para alavancar suas carreiras.
Para reforçar ainda mais a conexão com as necessidades atuais da gestão pública e da sociedade civil, quinzenalmente temos um debate acadêmico e profissional, mesclando ciência e gestão pública. Esses debates não apenas mantém o curso integrado com os desafios públicos brasileiros, mas também oferecem a oportunidade aos alunos de se manterem atualizados sobre os desafios da gestão pública.
E o apoio da Fundação Brava garante bolsas de estudo para um número grande de pós-graduandos vindos de várias regiões do Brasil.
Saia do curso com um portfólio próprio de análises de políticas
Grade curricular em linha com as melhores escolas de política pública do mundo
Aprenda com professores e gestores premiados dos mais prestigiados programas do Insper e da gestão pública
Atualize seu leque de ferramentas para gerir políticas importantes e que entregam valor para a sociedade
Coordene e crie políticas de alta complexidade com ainda mais alcance
Com duração de um ano, o Master em Gestão Pública do Insper tem carga horária de 360 horas. As aulas acontecem no formato weekend (quinzenal, às sextas à noite e aos sábados), com cinco encontros presenciais e um encontro à distância por trimestre, além de dois momentos de imersão (no 2º e 4º trimestres) para conhecer e analisar uma experiência de gestão pública. Confira a grade curricular:
O candidato poderá apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que poderão ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.
O Insper analisará a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa tendo como base os seguintes aspectos:
Esta análise terá como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, também a avaliação dos dados adicionais enviados:
Os candidatos aprovados para receber a bolsa são convocados para a matrícula sem ônus para si ou para sua área de origem e os demais devidamente informados para que possam prosseguir a matricula mediante ao pagamento do investimento descrito para o programa.
Coordenação do Programa Avançado em Gestão Pública
Laura Muller Machado – mestre em economia aplicada, professora e pesquisadora no Insper. Trabalha com geração, interpretação e comunicação de evidência científica para a política pública.
Coordenação Geral dos Programas de Cursos em Gestão e Políticas Públicas
André Luiz Marques -Economista e Mestre pela UFRJ. No setor privado, atuou por 17 anos em empresas como AmBev focado em finanças, planejamento e performance. Por 9 anos, atuou na administração pública da cidade do Rio de Janeiro tendo exercido, entre outras funções, a de subsecretário de Concessões e PPPs, com implantação de importantes projetos em diversos segmentos, e de subsecretário da área de gestão de projetos e metas da prefeitura.
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores
O Insper proporciona as melhores condições para o desenvolvimento de profissionais capazes de resolver problemas públicos complexos em cooperação.
Temos a capacidade de inovar constantemente, refletindo na experiência acadêmica as melhores práticas e soluções. Toda a escola é conectada com a realidade das demandas da sociedade e diversas áreas participam da formação das alunas e alunos, ao longo de toda a experiência acadêmica.
Somos uma escola integrada. Tanto em ensino quanto em pesquisa, trabalhamos em conjunto com as áreas de direito, administração, economia, estatística e engenharia da computação.
Além disso, para tornar a sua experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica dos cursos de pós-graduação lato sensu. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.
No desenvolvimento dessas capacitações, portanto, o Insper ratifica a aposta na excelência acadêmica, sólida formação cultural e no pluralismo da formação e das atuações dos seus egressos. Entre os atributos específicos da Programa Avançado em Gestão Pública do Insper que se refletem na experiência de alunas e alunos, incluem-se:
• atualização do currículo em torno de conjuntos afins de problemas, que contextualizem a compreensão do problema público e permite o aprendizado progressivo;
• ênfase na gestão pública;
• adoção de práticas de ensino-aprendizagem centradas na capacitação das alunas e alunos a aprender constantemente e a exercer raciocínio analítico, análises empíricas da realidade e práticas argumentativas, orais e escritas, e de colaboração, inclusive por meio de experiências com problemas reais sob a supervisão do corpo docente, em diversos momentos da formação.