Revista de Economia e Administração – vol. 4 – n° 2

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Sumário

Varejo de serviço público: conceito, especificidades e aplicações no Brasil

Fernando de Souza Coelho

Antonio Roberto Bono Olenscki …………………………….. 129 – 148

Modular governance: explaining the effect of Information Technology on the boundaries of the firm

Sergio G. Lazzarini

Jack A. Nickerson ……………………………………………… 149 – 178

Bayesian analysis of the distribution of volatility of daily stock returns

Adolpho Walter Pimazoni Canton

Alessandra Montini Ventura …………………………………. 179 – 196

A essência do aprender no marketing educacional à luz da teoria de cadeias meios-fim

Ana Akemi Ikeda

Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira …………………………. 197 – 228

Co-integração e causalidade entre variáveis de política monetária e ibovespa

Gustavo de Souza Grôppo …………………………………… 229 – 246

Salários, relações setoriais e custos do comércio internacional como fatores determinantes do investimento industrial nos países em desenvolvimento

André Barreira da Silva Rocha ……………………………… 247 – 268

Resumo

Varejo de serviço público: conceito, especificidades e aplicações no Brasil

Fernando de Souza Coelho

Antonio Roberto Bono Olenscki

Resumo

No Brasil, o varejo de serviços providos pelos governos é olvidado pela área de administração e, portanto, não é exposto ou analisado na literatura dessa área do conhecimento. Neste contexto, este artigo é, per se, um estudo descritivo-exploratório sobre o varejo de serviços públicos no país. Objetivando: (i) conceituar o varejo de serviços públicos, (ii) especificar sua evolução, situação e perspectivas no Brasil, e (iii) elucidar suas aplicações, o artigo divide-se em seis seções. Após a introdução (seção 1), a seção 2 descreve a natureza do estudo. A seção 3 conceitua, à luz da administração pública, o serviço público como varejo de serviço, utilizando-se das perspectivas da economia, administração e ciência política. A seção 4, utilizando-se do marco teórico do marketing em geral, e das orientações de eficiência, eficácia e efetividade em particular, analisa a evolução do serviço público vis-à-vis a evolução dos serviços privados. Em seguida, a seção 5 caracteriza o varejo de serviços públicos no Brasil pós-reforma administrativa de 1995, demonstrando casos em que o serviço público traduz-se em varejo de serviços. Finalmente, na seção 6, fazem-se as considerações finais em torno desse objeto de estudo.

Modular governance: explaining the effect of Information Technology on the boundaries of the firm

Sergio G. Lazzarini

Jack A. Nickerson

Resumo

As previsões a respeito do impacto das novas tecnologias de informação (TI) sobre os limites da empresa são ambíguas. Esta ambigüidade decorre do fato de que as inovações de TI são capazes de reduzir custos de transação tanto nas atividades de aquisição de recursos externos quanto dentro da empresa. Neste artigo, observamos que um tipo específico de inovação de TI – uma inovação que promove a criação de uma “arquitetura aberta de conexão” e uma “interface de transação padronizada” – proporciona suporte institucional à criação de um mecanismo de governança que denominamos modular. Nosso principal argumento é o de que as inovações de TI que geram governança modular aumentam o número e a variedade de fornecedores potenciais, reduzindo os custos de sua participação. Tais aumentos reduzem preços, graças ao aumento da concorrência, como também a probabilidade de que um fornecedor cujos ativos se aproximem bastante das necessidades do comprador venha a participar do processo de aquisição, o que claramente conduz a uma redução do grau de integração vertical. Investigamos essa idéia com o desenvolvimento de um modelo de teoria de jogos, envolvendo a escolha simultânea de método de governança e diferenciação. O artigo também aponta as limitações da governança modular. O modelo é ilustrado com uma comparação entre sistemas antigos de EDI, que eram não-modulares por construção, e processos de aquisição via Internet (business-to-business e-commerce), que permitem a adoção de mecanismos novos e modulares.

Bayesian analysis of the distribution of volatility of daily stock returns

Adolpho Walter Pimazoni Canton

Alessandra Montini Ventura

Resumo

Este artigo utilize um enfoque bayesiano para modelar a variabilidade na distribuição dos retornos diários de ações. Por meio desta modelagem, e com base em algumas poucas hipóteses, é mostrado que a distribuição de retornos diários é t de Student. O Valor em Risco Condicional (CVaR) e o Valor em Risco (VaR) são calculados como medidas de risco associadas aos retornos diários.

A essência do aprender no marketing educacional à luz da teoria de cadeias meios-fim

Ana Akemi Ikeda

Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira

Resumo

Este trabalho trata do significado da aprendizagem para os estudantes segundo a teoria de cadeias meios-fim. A pesquisa de campo preocupou-se com a visão de alunos de cursos de mestrado, doutorado e MBA acerca da essência do aprender. A técnica de laddering foi empregada como técnica de entrevista e interpretação de dados por ser um meio de acessar os sistemas de significados pessoais dos respondentes e assim auxiliar a compreensão de seus comportamentos. Foram entrevistados 27 estudantes, sendo 9 de cada curso mencionado. Na etapa de interpretação dos dados foi utilizado o software LADDERMAP, conforme recomendação de Gengler (1995), Gengler e Reynolds (1995) e Lastovicka (1995). Foram identificadas duas diferenças marcantes na maneira dos alunos pesquisados entenderem o aprendizado: a primeira refere-se ao imediatismo do aprendizado na visão do aluno de MBA e a segunda, referente ao aluno de mestrado e ao de doutorado, é a busca de auto-realização no processo do aprender.

Co-integração e causalidade entre variáveis de política monetária e ibovespa.

Gustavo de Souza Grôppo

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o comportamento recente do mercado acionário brasileiro frente a variáveis de políticas monetárias (M1, SELIC, TJLP e TC). A metodologia empregada compreende o teste de raiz unitária KPSS (1992), o procedimento de co-integração proposto por Johansen (1988) e os testes de causalidade de Granger (1969). O resultado do VECM mostra que o Ibovespa é co-integrado com o conjunto de variáveis monetárias, e que a relação de equilíbrio de longo prazo obtida entre o Ibovespa e as variáveis é a seguinte: negativa para TC e TJLP, e positiva para M1 e SELIC. Os resultados incluem: bi-causalidade entre a TJLP e o Ibovespa, causalidade unidirecional do Ibovespa para a TC e a SELIC, e ausência de causalidade entre oferta de moeda e Ibovespa. A inexistência de relacionamento causal da TC, M1 e SELIC sobre o Ibovespa indica que as informações públicas disponíveis já estão refletidas nos preços dos ativos.

Salários, relações setoriais e custos do comércio internacional como fatores determinantes do investimento industrial nos países em desenvolvimento

André Barreira da Silva Rocha

Resumo:

Num mundo progressivamente mais globalizado e aberto ao comércio internacional, ainda existem países muito protecionistas, com baixos níveis de industrialização e com enormes divergências quando comparados ao resto do mundo no que diz respeito a rendimento nacional e níveis de pobreza. Este artigo desenvolve um modelo de geografia econômica para verificar em que contexto é possível atrair a localização de indústrias para tais países periféricos. Os resultados mostram que as únicas soluções necessariamente requerem a redução das barreiras ao comércio ou, alternativamente, que os baixos níveis de salários sejam mantidos, contribuindo neste último caso para o alargamento da divergência econômica e da pobreza no futuro.

voltar

 Insper – Revista de Economia e Administração – 10 anos

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco