De acordo com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), metade das escolas públicas do país deverá oferecer educação em tempo integral até 2024. Com isso pelo menos 25% dos alunos da Educação Básica passarão mais tempo em sala de aula.
A partir de evidências recentes, a oferta de uma educação integral e em tempo integral apresenta impacto positivo no aprendizado de português e matemática, e em outras habilidades dos estudantes.
O Centro de Evidências da Educação Integral foi criado com o objetivo de contribuir para que esse influente instrumento possa ser utilizado de maneira eficaz na garantia do direito à educação de qualidade para todos.
O Centro é uma parceria do Insper com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura voltada para aproveitar e direcionar a capacidade científica do Insper em:
A experiência acumulada desde 2015 pelo Instituto Sonho Grande e pelo Instituto Natura, apoiando a expansão do Ensino Médio Integral em redes estaduais, fornece uma plataforma relevante para o estudo de teorias que expliquem sucessos e insucessos da provisão de uma educação integral no tempo integral.
Com a criação do Centro, busca-se aproveitar essa e quaisquer outras experiências de educação integral em tempo integral a fim de produzir e aprimorar o conhecimento sobre as melhores formas de provisão para o desenvolvimento humano.
Ricardo Paes de Barros
Ph.D em Economia – University of Chicago
Todo e qualquer professor ou aluno do Insper que tiver interesse permanente ou momentâneo na relação entre gestão e desempenho educacional.
Laura Muller Machado
Coordenadora do Centro de Evidências da Educação Integral
Laura Almeida Ramos de Abreu
Assistente de pesquisa
2023
2022