Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Evidências da Educação Integral

De acordo com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), metade das escolas públicas do país deverá oferecer educação em tempo integral até 2024. Com isso pelo menos 25% dos alunos da Educação Básica passarão mais tempo em sala de aula.

A partir de evidências recentes, a oferta de uma educação integral e em tempo integral apresenta impacto positivo no aprendizado de português e matemática, e em outras habilidades dos estudantes.

O Centro de Evidências da Educação Integral foi criado com o objetivo de contribuir para que esse influente instrumento possa ser utilizado de maneira eficaz na garantia do direito à educação de qualidade para todos.

O Centro é uma parceria do Insper com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura voltada para aproveitar e direcionar a capacidade científica do Insper em:

Ícone sistemitizar
Sistematizar o conhecimento disponível sobre educação integral para o desenvolvimento humano
Ícone gerar conhecimento
Gerar conhecimento sobre educação integral para o desenvolvimento humano

Ícone difundir conhecimento
Difundir conhecimento sobre educação integral por meio de cursos, eventos e publicações
Ícone Promover oficinas
Promover oficinas e debates sobre teoria e evidência das melhores formas de provisão da educação integral, e sua influência sobre o desenvolvimento humano
Ícone promover intercâmbio
Promover o intercâmbio com outros centros, professores e alunos com interesse em educação integral

A experiência acumulada desde 2015 pelo Instituto Sonho Grande e pelo Instituto Natura, apoiando a expansão do Ensino Médio Integral em redes estaduais, fornece uma plataforma relevante para o estudo de teorias que expliquem sucessos e insucessos da provisão de uma educação integral no tempo integral.

Com a criação do Centro, busca-se aproveitar essa e quaisquer outras experiências de educação integral em tempo integral a fim de produzir e aprimorar o conhecimento sobre as melhores formas de provisão para o desenvolvimento humano.

Logo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natura

MEMBROS

Ricardo Paes de Barros
Ph.D em Economia – University of Chicago

Leonardo Rosa
Ph.D em Economia – Stanford University

Todo e qualquer professor ou aluno do Insper que tiver interesse permanente ou momentâneo na relação entre gestão e desempenho educacional.

EQUIPE GESTORA

Laura Muller Machado