O Núcleo de Estudos em Operações e Logística (NEOL) é formado por professores, estudantes e profissionais comprometidos com a produção e a disseminação de conhecimentos sobre as melhores práticas de gestão de operações, logística e de cadeias de suprimentos que mais contribuem para a melhoria de desempenho das empresas.
A transformação digital, a indústria 4.0, o uso de práticas sustentáveis e a integração das cadeias de suprimentos são temas globais abordados em estudos e projetos do NEOL, desenvolvidos com o apoio e a parceria de empresas privadas e instituições nacionais e internacionais de pesquisa e fomento.
Nas últimas décadas, o bom gerenciamento das operações, da logística e das cadeias de suprimentos se tornaram chaves para que as empresas alcancem vantagens competitivas sustentáveis.
Tanto empresas de manufatura como de serviços buscam gerenciar seus recursos e processos estratégicos de forma a entregar bens e serviços que atendam às necessidades de qualidade, custo e tempo de seus clientes.
O Brasil, para se tornar um país mais competitivo, precisa desenvolver sua infraestrutura e investir em práticas de gestão que busquem eficiência e eficácia das operações de suas cadeias produtivas para que operem de forma mais produtiva e sustentável.
O relatório “Competitividade Brasil 2019-2020”, publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o Brasil ocupa o penúltimo lugar no ranking comparativo entre 18 economias mundiais.
O país fica somente à frente da Argentina e, apesar de ter registrado uma redução da burocracia para abertura de empresas, não conseguiu se destacar.
Economias de países latino-americanos como Chile e México foram bem melhor que o Brasil, ocupando a 8ª e 12ª posição, respectivamente. Em primeiro lugar ficou a Coreia do Sul como a economia mais competitiva.
A partir de estudos e pesquisas baseadas em análises qualitativas e quantitativas, o NEOL espera contribuir para o debate, esclarecimento de causas, efeitos dos problemas relacionados aos desafios da gestão das operações, da logística e das cadeias de suprimentos, bem como no desenho de soluções eficientes, eficazes e sustentáveis.
As atividades do NEOL se alinham ao espírito de escola integrada que o Insper preconiza, portanto, busca construir pontes entre as áreas de Administração, Engenharia, Economia e Direito da instituição.
O Núcleo possui as seguintes frentes de atuação:
As questões que norteiam as atividades do Núcleo são:
Alex Camilli Bottene
Doutor em Engenharia de Produção – EESC-USP
Gestão integrada da manufatura, processos avançados de manufatura, sustentabilidade na manufatura, transformação digital.
André Filipe de Moraes Batista
Doutor em Engenharia da Computação – USP
Transformação digital, Data Analytics, estratégia de operações, logística urbana.
Carlos Magno de Oliveira Valente
Doutor em Automação da Manufatura – EESC-USP
Transformação digital, indústria 4.0, digital operations platform, systems engineering.
Fábio Ferraz Júnior
Doutor em Automação da Manufatura – EESC-USP
Indústria 4.0, transformação digital, aprendizado de máquina aplicado na indústria, manutenção 4.0.
Fábio Tescari
Doutor em Administração de Empresas – EAESP-FGV
Gestão da Cadeia de Suprimentos, Compras, Estratégia de Operações, Transformação Digital, ESG.
Fernando Picasso
Doutor em Administração de Empresas – EAESP-FGV
Risco e resiliência na cadeia de suprimentos; sustentabilidade em cadeias de suprimentos; responsabilidade social na cadeia de suprimentos.
Guilherme Silveira Martins
Doutor em Administração – EAESP-FGV
Qualidade e melhoria de processos, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de estoques, gestão de fornecedores.
Irineu Gianesi
Doutorado em Administração de Empresas – Cranfield School of Management
Estratégia de operações, sales and operations planning, gestão de estoques, gestão de demanda.
Lars Meyer Sanches
Doutorado em Engenharia de Transportes – UNICAMP
Dinâmicas de Sistema (Strategy Dynamics), gestão de operações em start-ups, logística de alimentos perecíveis, BOP (bottom of the pyramid).
Priscila Borin Claro
Doutora em Administração – UFLA
Oportunidades e barreiras para sustentabilidade, estratégias orientadas à sustentabilidade, ODS e ESG, inovação orientada à sustentabilidade, relatórios de sustentabilidade.
Raphael Galdino dos Santos
Doutor em Engenharia de Produção – EESC-USP
Processos avançados em manufatura, engenharia do ciclo de vida, indústria 4.0.
Rinaldo Artes
Doutor em Estatística – IME-USP
Análise de risco em cadeia de suprimentos.
Vinicius Liks
Phd em Engenharia Elétrica – University of New Mexico
Gestão e simulação de processos, controle, processamento de sinais, vibrações mecânicas.
Vinicius Picanço Rodrigues
Doutor em Engenharia Mecânica – DTU
Sustentabilidade em logística e cadeia de suprimentos, pesquisa operacional aplicada, dinâmica de sistemas, engenharia de sistemas, simulação.
2022
2021
2020