Institucional

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

“O Insper está em um momento vibrante”

Conversamos com o nosso presidente, Marcos Lisboa, sobre 2018. As conquistas de 2017 e os desafios para este ano foram destaques do bate-papo com nosso entrevistado, que falou sobre o momento do Insper e sobre a educação no Brasil.

 

Impacto Insper: Qual a sua avaliação sobre nossa escola para 2018? 

Marcos Lisboa: Nos últimos anos, nos esforçamos para uniformizar toda abordagem de ensino e aprendizagem na escola, com foco no desenvolvimento das competências dos alunos. Para este ano, o nosso primeiro desafio é consolidar esse processo, efetivando a experiência Insper – que tipo de experiência um aluno tem ao entrar na escola, quais os valores e que formação ele terá aqui. E temos um segundo desafio importante que é administrar o nosso crescimento.

 

II: Crescimento é sempre um problema bom então…

ML: A escola cresceu muito nesses últimos anos e estamos resolvendo a questão de espaço físico. Estamos em obras para oferecer mais conforto para os alunos, professores, assistentes de pesquisas e todos os nossos públicos, até a entrega do novo prédio.

 

II: É possível dimensionar esse crescimento?

ML: Dobramos o número de alunos na Graduação com a chegada dos cursos da área de Engenharia. Tivemos também um aumento de alunos fazendo dupla titulação, o que significa um crescimento de 20% de pessoas passando mais tempo no Insper. A Educação Executiva tem crescido expressivamente, cerca de 44% por ano. Sem contar os vários eventos que são realizados em nossa sede. Há mais pessoas no Insper e elas estão passando mais tempo em nossa escola.

 

II: Teremos novos cursos neste ano?

ML: Hoje os novos cursos são formatados para serem de curta duração. Primeiro queremos entender o perfil dos alunos e qual o melhor desenho para as aulas, para depois ampliar o programa. Isso aconteceu com o curso de Design de Programas Educacionais. A novidade para 2018 é que remetemos um novo curso de Avaliação de Políticas Públicas para o Ministério da Educação. Contribuir para gestão e política pública é parte da nossa missão. O Insper está em um momento muito vibrante. A qualidade na produção acadêmica tem nos trazido inúmeros reconhecimentos e crescimento em diferentes áreas, como a de Marketing Analítico. Estamos em uma fase de muitos avanços, da produção intelectual ao engajamento dos alunos.

 

II: Quais são os próximos passos da escola?

ML: Vamos promover mais debates embasados sobre temas relevantes e comunicar com mais clareza o que estamos construindo. Somos uma escola engajada no desenvolvimento das competências dos alunos independentemente da fase de suas carreiras. Estamos abertos à diversidade nas suas diferentes formas e estamos aqui para servir à formação das pessoas.

 

II: Você destacou o crescimento do Insper, mas como avalia o setor da educação no Brasil?

ML: A educação está passando por muita transformação. Devemos progredir para que a avaliação da educação seja baseada no processo de aprendizado do aluno. O foco da educação tem quer ser o aluno – qual o conteúdo aplicado, se está aprendendo e quais competências estão sendo desenvolvidas. Temos um desafio no Brasil, porque os nossos indicadores são constrangedores, se comparado com os demais países. Avanços importantes, se bem conduzidos, podem ser muito úteis para o país, como a reforma do Ensino Médio, mas que não são fáceis. A boa notícia é que sabemos fazer. Temos no Brasil experiências fantásticas de educação espalhadas e o nosso desafio é disseminar esses casos bem-sucedidos. Sabemos que a política social mais eficaz é a educação e há um alto índice de evasão escolar no Ensino Médio. Garante-se uma educação de qualidade para o jovem, ele terá uma renda maior, mais facilidade de emprego e um futuro melhor. O jovem que evade o Ensino Médio é mais propenso à criminalidade, tem mais problema de saúde, recebe salário menor… Temos um desafio imenso para construirmos uma educação integrada, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e disseminar de fato que esse olhar seja para o desenvolvimento de competências do jovem. A educação deve começar pelo aluno, tudo mais é meio para chegar nesse fim…

 

Para concluir nossa conversa, qual sua mensagem para a Comunidade Insper?

ML: O Insper está se fortalecendo cada vez mais como uma grande comunidade para ajudar a formar gente e colaborar com o debate, seguindo os valores que temos. Um desses valores é a ética, fazer a coisa certa da maneira certa. Além de devolver para a sociedade aquilo que recebemos ao longo das nossas vidas. Estar aqui e colaborar é uma maneira de devolver. Uma comunidade preocupada, engajada e também feliz em contribuir com as novas gerações.

 


Biblioteca Telles

Há pouco mais de uma semana, a Biblioteca Telles abriu suas portas após 2 meses de reformas.

O novo espaço reúne o acervo de livros da escola a um ambiente moderno, que promove o estudo e a interação entre as pessoas. Com um projeto diferenciado, a nova biblioteca é acessível, contando com impressora em Braille e scanner para aumentar o tamanho da fonte, e ganhou cores pensadas para estimular a criatividade com a predominância do vermelho, laranja e amarelo.

Ainda não teve tempo de conhecer o novo espaço? Confira as fotos!

Área de estudos

Salas para estudos em grupo

Salas para estudos em grupos

 

Área para leitura

Espaço Data Lab

Área para estudos individuais

Espaço para leituras

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco