Institucional

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Acreditação EQUIS

O processo de acreditação está quase chegando ao final. A visita da comissão avaliadora EQUIS, ocorrida no último mês, nos deu indicações de oportunidades de aprimoramento em algumas áreas, que é a principal razão para o engajamento do Insper nos processos de acreditação internacional.

Agora, aguardamos a avaliação do comitê EQUIS Awarding Body, que nos dará o parecer final sobre a acreditação. Esse retorno deve acontecer em março de 2017.

Em breve, compartilharemos mais informações sobre o processo.

 

Relembre o processo até aqui

Decidimos participar do processo de certificação EQUIS, uma espécie de selo de qualidade internacional para instituições que cumprem o padrão global de excelência exigido.

A primeira etapa do processo foi a autoavaliação. Para essa fase, participaram mais de 1.200 alunos da graduação (ADM e ECO) e da pós-graduação (MBAs, Mestrado e Doutorado) que responderam um questionário sobre a escola. Com as respostas, o comitê formado por alunos elaborou o student report – parte fundamental do relatório institucional que foi enviado à comissão avaliadora EQUIS.

Na segunda etapa, recebemos a comissão avaliadora na escola. Durante a visita, foram entrevistados grupos de colaboradores, alunos, alumni e representantes de nossas corporate connections, abordando as práticas da escola sobre internacionalização, relações corporativas e ética/responsabilidade.

 

Sobre a certificação

É uma certificação importante porque, além de nos posicionar entre as melhores escolas de gestão do mundo, proporciona oportunidades de aprimorar o nosso processo de ensino e pesquisa.

Se a conseguirmos, teremos o que chamamos de tríplice coroa (EQUIS + AACSB + AMBA) e seremos a 2ª faculdade no Brasil e a 75ª no mundo com as três certificações.

 

Reforma da Biblioteca Telles

Quem passou pela Biblioteca Telles durante os meses de julho e agosto pôde notar algumas diferenças. Durante um tempo, as divisórias das mesas individuais foram retiradas. Um imenso mural feito com papéis do tipo post-it também foi exposto na entrada do prédio. Essas e outras ações ocorreram com apenas um propósito: descobrir o que os alunos achavam das mudanças e, se bem aceitas, adotá-las no novo espaço para estudos.

 

Biblioteca

A Reforma

Para redesenhar um local mais adequado para atender as atuais necessidades dos alunos, a equipe de bibliotecários decidiu entender as expectativas por meio do Design Thinking. “É um método que foca na experiência do usuário. Ele tem o objetivo de desconstruir tudo o que você sabe sobre determinado assunto e descobri-lo sob o olhar de quem o conhece. Em nosso caso, ouvimos os alunos que usam o espaço”, explica Daniela Menza, bibliotecária.

Por meio de questionários, reuniões e workshops, a equipe descobriu que os alunos possuíam diferentes opiniões sobre o futuro da Biblioteca Telles. Após analisar todas as sugestões, a equipe montou um projeto e enviou para a aprovação do escritório de arquitetura.

A reforma do espaço deve ocorrer em 2017. Entre as novidades que os alunos podem esperar estão: espaços dedicados para cada tipo de estudo (individual, grupo, leitura), acervo maior e laboratório para pesquisa, além de ambientes mais coloridos e quem sabe até um local reservado para consumir alimentos.

 

Voz do aluno

Em relação à biblioteca, os estudantes acreditam que seu papel mudou ao longo do tempo. Hoje, não é apenas um local para fazer pesquisas. “Precisamos que ela seja um espaço que favoreça o compartilhamento de experiências, tanto de aluno com aluno, como de aluno com alumni ou professor. A biblioteca deve ser um lugar de networking, inovação, conexão. Tudo isso sem deixar de lado a parte do estudo individual e concentração”, Gabriel Goichman, estudante de engenharia mecânica.

“A faculdade não deve ser um ambiente estático. Precisa ser um lugar de transformação constante. Quando os alunos fazem parte dessa mudança, é ainda melhor”, revela.

O novo espaço tem o objetivo de suprir todas as demandas dos usuários e criar um ambiente mais convidativo para quem precisa estudar. Embora o projeto de reforma já esteja nas mãos dos arquitetos, quem tiver sugestões para melhorar o ambiente, basta enviar um e-mail ou conversar pessoalmente com os bibliotecários.

 

Reconhecimento Instituto Millenium

O Instituto Millenium completou 10 anos e, para comemorar, realizou jantar com homenagens a empresas, instituições e empreendedores que fizeram diferença em 2016 – Galeria de Notáveis.

No evento, o Insper foi reconhecido como a instituição que mais contribuiu para o fortalecimento da educação de excelência no Brasil em 2016. Marcos Lisboa participou do evento e nos representou ao receber a homenagem.

 

EY_GaleriaNotaěveis_300DPI_ (fotos_BetoLima)186

Marcos Lisboa recebe o prêmio na Galeria de Notáveis

 

Artigos Marcos Lisboa

Confira as últimas edições publicadas

  1. 04/12/2016 Oportunismo do ‘meu caso é diferente’ apenas agrava a crise

A crise fiscal decorre de um setor público que assumiu compromissos incompatíveis com os seus recursos. As dificuldades irão se agravar nos próximos anos, com o envelhecimento da população e as atuais regras para aposentadoria.

  1. 27/11/2016 Manuscritos não queimam

Não parece recomendável inventar um passado alternativo, ainda mais nos tempos atuais. Na Rússia de Stalin, apagavam-se das fotos as personagens que o regime tinha eliminado da vida.

  1. 20/11/2016 Medidas paliativas vão apenas agravar a crise

A crise do Rio de Janeiro era esperada. A principal causa foi o crescimento dos gastos com pessoal, ativos e inativos.

  1. 13/11/2016 Quem vai pagar a conta?

As regras da Previdência dos servidores públicos e os reajustes salariais acima da inflação na última década resultaram no elevado crescimento da despesa pública, muito acima do aumento da renda nacional.

  1. 06/11/2016 Está na hora de revisar o Estatuto do Estrangeiro

Ibrahim nasceu em Battir, na antiga Palestina, então sob mandato inglês. Como era o menos hábil com as mãos em uma família de pedreiros numa vila empobrecida, foi estudar em Belém, sendo acolhido por amigos católicos.

  1. 30/10/2016 Uma maior contenção pode ser saudável

A eleição presidencial de 1800, a mais conturbada da história dos Estados Unidos, resultou em diversas reformas nos anos seguintes.

  1. 23/10/2016 Vamos fazer de conta que está tudo bem?

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou, nesta semana, um relatório que revela a gravidade da crise fiscal nos Estados.

  1. 16/10/2016 A crise fiscal e o colapso das políticas públicas estaduais

A política pública caminha para o colapso na maioria dos governos estaduais.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco