Estudantes do 8º semestre de Mecânica, Mecatrônica e Computação apresentaram propostas para resolução de problemas trazidos por empresas parceiras
Márcio Martins Araújo
Um evento neste final de junho marcou o encerramento de mais uma edição do Projeto Final de Engenharia (PFE), disciplina integrada aos cursos das Engenharias Mecânica, Mecatrônica e de Computação do Insper.
O PFE é uma iniciativa que permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação a fim de contribuir no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios reais trazidos por empresas parceiras da escola.
“Pequenas, médias e grandes empresas trazem os seus projetos para o Insper e os alunos fazem uma análise técnica para propor uma solução para a companhia. E a implementação dessa solução pode ser feita posteriormente por meio de iniciativas com o Hub de Inovação”, diz Carolina Fouad Kamhawy, gerente de projetos do Hub de Inovação Paulo Cunha.
No primeiro semestre de 2022, o PFE teve projetos desenvolvidos para três empresas e contou com a participação de 12 alunos. Além disso, o grupo de estudantes que se destacou na elaboração do projeto recebeu a certificação Falconi-Insper, emitida pela Falconi Consultores de Resultado, garantindo reconhecimento profissional na condução e na execução dos trabalhos.
Marcelo Reis, aluno de Engenharia Mecânica, fez parte do grupo que se destacou nessa edição do PFE desenvolvendo um projeto de otimização da procura por vagas de estacionamento público a fim de poupar o tempo das pessoas e, principalmente, reduzir a emissão de carbono dos veículos. “O PFE é uma experiência muito legal porque nos dá a chance de trabalhar com pessoas muito experientes do mercado para desenvolver soluções de grande impacto para a sociedade”, afirma Reis.
Gabriel Oliva, aluno de Engenharia de Computação, reforçou a importância de o programa ser alinhado com as necessidades das empresas. “Nós trabalhamos com a equipe de ciência de dados da empresa parceira e a proposta que nos deram para desenvolver era em cima de uma demanda muito grande do mercado”, diz Oliva. “No final, um dos integrantes do nosso grupo ainda garantiu uma vaga de estágio na empresa e conquistou seu primeiro emprego.”
Conheça os projetos do primeiro semestre de 2022:
Reconhecimento e Extração de Marcas em Vídeos de Partidas de Futebol
Cauê Citrini Lacava Ferreira (Engenharia Mecatrônica)
Gabriel Noal Oliva (Engenharia de Computação)
José Fernando de Melo Cruz (Engenharia de Computação)
João Pedro Montefeltro Junqueira Meirelles (Engenharia de Computação)
Modelo preditivo de estacionamento público e o impacto na emissão de CO2
Bruno Vieira Sanches (Engenharia Mecatrônica)
Davi Dom Bosco Silva (Engenharia Mecatrônica)
Lucas Nicascio dos Santos (Engenharia Mecatrônica)
Marcelo Lisboa de Castro Reis (Engenharia Mecânica)
CFD do escoamento de vento em turbinas eólicas
Christiano Ayres de Carvalho Borges (Engenharia Mecânica)
Daniel do Carmo Granja de Castro (Engenharia Mecatrônica)
Ester dos Santos Quintino (Engenharia Mecânica)
Felipe Aron Nudelman Tabacinik (Engenharia de Computação)
Empresas parceiras do PFE no primeiro semestre de 2022
– Dell Technologies
– WEG
– Université Côte d’Azur – Mediterranean Institute of Risk, Environment and Sustainable Development
LEIA TAMBÉM:
Hub de Inovação faz trabalhos de alunos avançarem para novo patamar
Engenharia de computação está em alta; saiba como é a graduação
Ex-aluno de Engenharia do Insper lidera plataforma digital para pequenos lojistas