Se você gosta de automação industrial e robótica, o Curso de Mecatrônica é para você. Em geral, o engenheiro mecatrônico trabalha na automação de máquinas capazes de controlar o funcionamento de outras máquinas e de sistemas complexos sem a necessidade de intervenção humana. Para isso, ele precisa entender com profundidade sobre o funcionamento de máquinas e dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica e programação de computadores.
É aí que entram os diferenciais do Insper. Nosso programa integrado com disciplinas da Engenharia Mecânica e da Engenharia da Computação, além de Administração e Economia, garante amplas oportunidades de trabalho no mercado, seja para atuar no segmento industrial (química, automobilística, aeronáutica, naval, de extração de petróleo e gás), seja no setor de serviços (tecnologia da informação, automação bancária, integração de sistemas de automação e consultorias).
Também é possível criar o próprio negócio, aplicando as tecnologias aprendidas na solução de necessidades de usuários e empresas. Pode-se, por exemplo, desenvolver dispositivos médicos, sistemas de automação residencial, eletrodomésticos inteligentes e aplicativos para dispositivos móveis que interajam com o mundo físico.
Para que nossos alunos consigam realizar tantos projetos com criatividade, técnica aprimorada e inovação, desenhamos um curso único. Nossa metodologia de aprendizagem centrada no aluno e baseada em projetos práticos prepara o profissional para solucionar todo tipo de problema real.
Trabalho em equipe, design, empreendedorismo e aprendizagem contínua também estão presentes durante todo o programa, desde os primeiros dias de aula. É o jeito Insper de ensinar, inspirar e transformar alunos em pessoas e profissionais diferenciados no mercado.
Confira a grade curricular do curso de Engenharia Mecatrônica, as ementas e nosso processo seletivo para o Vestibular da Engenharia 2022.2
Nos dois primeiros semestres, alunos dos três cursos de Engenharia estudam juntos. No terceiro e quarto semestres, os graduandos de Mecânica e Mecatrônica seguem nas mesmas turmas e os de Computação começam a ter disciplinas do Ciclo Específico. No quinto, sexto e sétimo semestres, são realizados projetos que integram todas as disciplinas em torno de um tema. O Projeto Final de Engenharia é conduzido no oitavo e nono semestres. Já o décimo é reservado exclusivamente para estágio.