Home/Graduação/Engenharia/Engenharia Mecatrônica

Engenharia Mecatrônica

Curso de Mecatrônica
 

Se você gosta de automação industrial e robótica, o Curso de Mecatrônica é para você. Em geral, o engenheiro mecatrônico trabalha na automação de máquinas capazes de controlar o funcionamento de outras máquinas e de sistemas complexos sem a necessidade de intervenção humana. Para isso, ele precisa entender com profundidade sobre o funcionamento de máquinas e dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica e programação de computadores.

É aí que entram os diferenciais do Insper. Nosso programa integrado com disciplinas da Engenharia Mecânica e da Engenharia da Computação, além de Administração e Economia, garante amplas oportunidades de trabalho no mercado, seja para atuar no segmento industrial (química, automobilística, aeronáutica, naval, de extração de petróleo e gás), seja no setor de serviços (tecnologia da informação, automação bancária, integração de sistemas de automação e consultorias).

Também é possível criar o próprio negócio, aplicando as tecnologias aprendidas na solução de necessidades de usuários e empresas. Pode-se, por exemplo, desenvolver dispositivos médicos, sistemas de automação residencial, eletrodomésticos inteligentes e aplicativos para dispositivos móveis que interajam com o mundo físico.

Para que nossos alunos consigam realizar tantos projetos com criatividade, técnica aprimorada e inovação, desenhamos um curso único. Nossa metodologia de aprendizagem centrada no aluno e baseada em projetos práticos prepara o profissional para solucionar todo tipo de problema real.

Trabalho em equipe, design, empreendedorismo e aprendizagem contínua também estão presentes durante todo o programa, desde os primeiros dias de aula. É o jeito Insper de ensinar, inspirar e transformar alunos em pessoas e profissionais diferenciados no mercado.

Confira a grade curricular, as ementas do curso de Engenharia Mecatrônica e  nosso processo seletivo para o Vestibular 2019.

Nos dois primeiros semestres, alunos dos três cursos de Engenharia estudam juntos. No terceiro e quarto semestres, os graduandos de Mecânica e Mecatrônica seguem nas mesmas turmas e os de Computação começam a ter disciplinas do Ciclo Específico. No quinto, sexto e sétimo semestres, são realizados projetos que integram todas as disciplinas em torno de um tema. O Projeto Final de Engenharia é conduzido no oitavo e nono semestres. Já o décimo é reservado exclusivamente para estágio.








1º SEM

Modelagem e Simulação do Mundo Físico

Instrumentação e Medição

A Natureza do Design

Design de Software

Grandes Desafios da Engenharia

2º SEM

Acionamentos

Co-Design de Aplicativos

Ciência dos dados

Matemática da Variação

Física do Movimento

3º SEM

Matemática Multivariada

Desconstruindo a Matéria

Design para manufatura

Dispositivos que movem o Mundo

Biomecânica

4º SEM

Empreendedorismo Tecnológico

Eletromagnetismo e Ondulatória

Modelagem e Controle

Mecânica dos Sólidos

Termofluido-dinâmica

5º SEM

Fabricação e Metrologia

Mecanismos e Elementos de Máquinas

Métodos Numéricos

Projeto Mecatrônico

Sistemas Eletrônicos e Microprocessadores

6º SEM

Automação Industrial

Controle Clássico

Máquinas Elétricas e Acionamentos

Projeto Automação

Eletiva I

7º SEM

Controle Moderno

Robótica

Química Tecnológica e Ambiental

Projeto de Controle

Eletiva II

8º SEM

Projeto Final de Engenharia I

Eletiva III

Eletiva IV

Eletiva V

9º SEM

Projeto Final de Engenharia II

Eletiva VI

Eletiva VII

Eletiva VIII

10º SEM

Estágio

Infraestrutura