Realizar busca


Com base em grafos, uma área de matemática aplicada à computação que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto, é possível analisar como comunidades se formam, se conectam e interagem com outros grupos. Esse conhecimento é fundamental para o funcionamento das redes sociais e dos sistemas de recomendação de plataformas de entretenimento por streaming, sendo crucial para diferentes áreas de atuação.


A análise de grafos pode ser aplicada em pesquisas sociológicas, na biologia computacional e até mesmo na análise de dados de trânsito. No entanto, nem todos os pesquisadores e profissionais que podem se beneficiar desses dados possuem conhecimentos em programação para acessá-los.


Foi para atender a esse público que os estudantes de Ciência da Computação do Insper Tomás Alessi e João Alfredo Cardoso Lamy trabalharam na criação de um dashboard amigável. Iniciaram o projeto no mês de julho, atuando presencialmente nas instalações da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC).


O trabalho fez parte das tarefas que os dois foram escalados para conduzir durante o estágio de verão da universidade. A iniciativa coloca professores e alunos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do Insper em interação direta com a comunidade acadêmica do Grainger College of Engineering da UIUC. Nesta edição do Summer Research Program, oito alunos do Insper viajaram a Illinois.

 

Semestre produtivo


“O objetivo é criar uma ferramenta simples, no formato de um site, em que o usuário vai clicando nas opções que deseja e depois recebe os dados solicitados na forma de arquivos”, diz Alessi. O trabalho foi conduzido sob orientação do professor George Chacko, com mentoria da professora Tandy Warnow.


“O professor Chacko lidera uma série de pesquisas nessa linha e se mostrou um ótimo mentor. Saímos com ele para almoçar e para conhecer a cidade, em diferentes ocasiões. Ele era muito aberto a conversar sobre qualquer tema, de questões mais técnicas até perspectivas de carreira”, afirma Alessi.


O estudante tem tido um ano especialmente produtivo. Em fevereiro, participou do Swift Student Challenge, um desafio global anual criado pela Apple. Ficou entre os 350 selecionados, entre aplicativos apresentados de todas as regiões do mundo, por criar um aplicativo que avalia rótulos de produtos e entrega uma avaliação nutricional que apoia decisões alimentares.


Na sequência, em maio, se inscreveu em uma imersão realizada pela escola online de tecnologia Alura, em parceria com o Google. O objetivo era ajudar os participantes a aprenderem na prática e desenvolver projetos do zero com o Gemini API, a interface conversacional do Google, e o Google AI Studio, um ambiente para experimentações e aplicações de técnicas avançadas de engenharia de prompt.


As aulas foram seguidas por uma competição. Entre mais de 1.800 projetos submetidos, o seu, um chat para auxiliar os profissionais a encontrarem as vagas que mais combinavam com seus perfis, ficou em quinto lugar. Em paralelo, Alessi participava do processo seletivo para participar do estágio de verão em Illinois. Foi aprovado e viajou em julho.
 

Graduação

A parceria com a Universidade de Illinois

Saiba mais sobre o acordo de cooperação com o Grainger College of Engineering

Pesquisa em andamento

No período que passou na UIUC, Alessi também trabalhou em outra pesquisa, que também terá continuidade a distância, agora que ele está de volta ao Brasil. Trata-se de um projeto, mais uma vez conduzido junto com Lamy sob a supervisão de George Chacko, que tem por objetivo testar o desempenho de um novo algoritmo para agrupamento de dados com base em densidade, desenvolvido na Universidade de Illinois. “Estamos avaliando a acurácia desse método de clustering, na comparação com outros algoritmos”, relata Alessi.

Entre uma atividade e outra em Urbana, houve tempo para passear pelo campus. “Alguns alunos, incluindo eu, compramos bicicletas usadas para passear pela faculdade inteira. Também visitamos Chicago, que fica próxima, conhecemos a parte histórica da cidade, comemos a pizza tradicional deles, passeamos de barco.” Ele também jogou futebol com um grupo de alunos de diferentes nacionalidades.
 

Momento de lazer em um jogo de futebol com alunos de diferentes nacionalidadesMomento de lazer em um jogo de futebol com alunos de diferentes nacionalidades



Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade