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Parceria com a Universidade de Illinois busca trazer automação e feedback rápido ao ensino

A iniciativa levou o professor Igor dos Santos Montagner a conhecer pessoalmente as tecnologias adotadas na instituição americana de ensino

A iniciativa levou o professor Igor dos Santos Montagner a conhecer pessoalmente as tecnologias adotadas na instituição americana 

 

Tiago Cordeiro

 

Em agosto de 2022, tiveram início os primeiros cinco projetos de pesquisa resultantes da parceria do Insper com o Grainger College of Engineering, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC), nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que a UIUC estabeleceu uma parceria desse tipo com uma instituição de ensino superior da América Latina na área de tecnologia.

Um desses trabalhos, em especial, é estratégico para o Insper: a colaboração em tecnologias educacionais para feedback frequente e personalização da aprendizagem expandirá as iniciativas existentes nos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação com a experiência desenvolvida pela UIUC. A proposta é adaptar tecnologias e ferramentas inovadoras implementadas em Illinois para acelerar a evolução das metodologias pedagógicas do Insper, para que o aluno progrida em ritmo próprio.

Para tanto, o professor Igor dos Santos Montagner passou o último semestre na UIUC com o objetivo de acelerar essa colaboração. Ele retornou ao país em dezembro, e Rafael Corsi Ferrão, seu colega no lado brasileiro do projeto, fará o mesmo percurso no início de 2023 e deverá permanecer na UIUC até junho.

“Durante a pandemia, aceleramos no Insper a implementação de ferramentas de feedback frequente e automatizado”, diz Montagner. “Com a parceria, identificamos que a UIUC já usava ferramentas de automação e feedback rápido há muitos anos.”

São contextos diferentes, segundo o professor. “Cada turma da UIUC pode ter mais de 500 alunos, que dificilmente estão no mesmo estágio de formação, já que a grade é modular e cada um tem autonomia para desenhar sua trajetória como preferir. Há muito a aprender com a universidade americana.”

 

Tecnologias adaptadas

Bacharel e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, com estágio de doutorado sanduíche no Insa-Rouen, na França, Montagner trabalhou com aprendizado automático de operadores entre imagens, uma área que junta machine learning e processamento de imagens.

Atualmente Montagner pesquisa educação em computação, com foco na utilização de metodologias de ensino centrado no aluno e seu impacto no aprendizado de habilidades profissionais que estejam além do conteúdo ensinado em sala de aula.

“É possível adaptar as tecnologias de aprendizado aplicadas em Illinois para a realidade do Insper, considerando que os cursos são seriados e as turmas, menores”, explica o professor.

Outro aprendizado a agregar para a experiência brasileira é o esforço de não deixar alunos em situação de defasagem. “Em cursos de Computação, a disciplina de introdução à programação representa um momento que tende a barrar o desenvolvimento para o restante da formação”, ele exemplifica. “Com as ferramentas adequadas, é possível contribuir para reduzir esse gap.”

 

Aprendizado constante

O projeto de pesquisa deverá durar três anos. Os parceiros do lado da UIUC no projeto, Mariana Silva e Craig Zilles, já foram convidados a visitar presencialmente o Insper — a viagem deverá acontecer em 2023, quando os primeiros desenhos de plano pedagógico com base no trabalho deverão ser implementados no curso de Ciência da Computação.

 

Igor Montagner
Professor Igor Montagner

 

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