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Uma pós-graduação em gestão pública serve para uma variedade de profissionais que buscam aprimorar suas habilidades e seus conhecimentos e, claro, querem acesso às melhores vagas e remunerações.

 

A especialização é ideal para servidores públicos em busca de avanço na carreira e também para profissionais de outras áreas que desejam fazer a transição para o setor público. Esse tipo de curso prepara os estudantes para enfrentar os desafios complexos que enfrentam as organizações governamentais e contribuir de forma significativa para o bem-estar da sociedade.

 

Veja a seguir o que é ser um gestor público, quem pode fazer pós-graduação em gestão pública, qual o perfil desse estudante e o que uma especialização pode agregar aos profissionais da área.

 

O que é ser um gestor público?

 

Ser um gestor público envolve a administração e o planejamento de políticas, programas e projetos governamentais. 

 

Os gestores públicos são responsáveis por tomar decisões estratégicas que afetam diretamente a vida dos cidadãos, gerenciar recursos públicos e promover a eficiência e a transparência na administração pública. 

 

Eles desempenham um papel fundamental na implementação de políticas que abordam questões sociais, econômicas e ambientais, por exemplo.

 

Leia também: FAQ tudo sobre políticas públicas

 

Quem pode fazer pós em gestão pública?

 

Uma pós-graduação em gestão pública está aberta a uma ampla gama de candidatos. Isso inclui servidores públicos que buscam avanço em suas carreiras, profissionais de áreas afins, como administração, direito, economia, ciências sociais, entre outras, que desejam trabalhar no setor público, e até mesmo empreendedores que desejam compreender melhor o ambiente regulatório e político em que operam. 

 

Normalmente, para fazer a pós em gestão pública, basta já ter uma formação superior. Em alguns casos, no entanto, pode ser exigido, também, algum nível de experiência na área, como é o caso do MBA (Master Business Administration), que é dirigido a executivos em cargos de gestão ou de liderança e empreendedores no geral.

 

Qual o perfil de um estudante de gestão pública?

 

O estudante de gestão pública geralmente possui características como interesse pelo funcionamento do governo, habilidades de comunicação e negociação, capacidade analítica, ética e comprometimento com o interesse público. 

 

Além disso, é importante ter a disposição para aprender sobre questões políticas, jurídicas, econômicas e sociais que moldam o cenário da gestão pública.

 

Para você ter uma ideia do perfil de um estudante dessa área, vamos apresentar a seguir um retrato dos alunos de três pós-graduações distintas oferecidas pelo Insper.

 

Todas as três são voltadas para profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo, mas em diferentes estágios da carreira.

 

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas é uma pós-graduação stricto sensu que se destina a profissionais em início ou transição de carreira.

 

Já o Master em Gestão Pública (MBA) é uma pós-graduação lato sensu, cuidadosamente desenhada para desenvolver aqueles que já possuem ampla experiência na área.

 

Ou seja, o Mestrado é para profissionais de nível júnior, pleno ou sênior e o Master, para cargos de gestor e líder.

 

Por sua vez, o Programa Avançado em Gestão Pública é voltado para o desenvolvimento de habilidades analíticas em profissionais que atuam como analistas, especialistas ou assessores, tipicamente em meio de carreira, no setor público e em seus parceiros privados ou do terceiro setor. Nesse curso, o perfil dos alunos é:

  • Formação – 18% são egressos da engenharia; 17% do direito; 11% da administração; 10% das relações internacionais; 8% da economia; 4% da gestão de políticas públicas e 42% são de outras formações.
  • Cargo – 25% analista; 14% coordenador, 10% diretor, 7% gerente, 4% assistente, 3% especialista, 3% consultor e 35% são de outros cargos.
  • Experiência profissional – 33% possuem até 3 anos; 28% de 4 a 6 anos; 13% de 7 a 9 anos e 26% acima de 9 anos.
  • Sexo – 49% homens e 51% mulheres.
  • Idade – 56% têm entre 25 e 29 anos. Apenas 6% têm até 24 anos; 22% têm de 30 a 34 anos; e 17% têm 35 anos ou mais.

 

O que uma pós em gestão pública pode agregar aos profissionais da área?

 

Uma pós-graduação em gestão pública pode oferecer uma série de benefícios significativos. Ela proporciona um aprofundamento nas questões relacionadas ao setor público, incluindo políticas públicas, orçamento governamental, gestão de recursos humanos e ética na administração pública. Com isso, pode abrir portas para oportunidades de liderança e promoção na carreira pública. 

 

Os pós-graduados geralmente estão melhor preparados para assumir cargos de gestão e formulação de políticas, nos quais podem aplicar seus conhecimentos para resolver problemas complexos e contribuir para o desenvolvimento de comunidades.

 

Outro benefício importante é a rede de contatos que os estudantes podem construir durante o curso. A interação com colegas de diferentes formações e experiências enriquece a perspectiva dos profissionais da área e pode levar a colaborações futuras.

 

Por dentro da pós

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