O profissional com formação em gestão pública pode trabalhar, como é de se imaginar, na administração pública. Contudo, há também espaços de atuação em organizações da sociedade civil e empresas privadas – inclusive em startups que se relacionam com governo.
Quem trabalha com gestão pública deve dominar expertises tão importantes quanto:
Este artigo vai esmiuçar com mais detalhes como funciona essa carreira.
A gestão pública tem como objetivo administrar e garantir o bom funcionamento dos setores públicos. De forma resumida, está relacionada ao controle e à administração de qualquer ação pública. Por isso, está presente em áreas tão diversas como educação, cultura, meio ambiente, entre tantas outras de interesse dos cidadãos, tanto na esfera municipal, quanto na estadual ou federal.
Quer um exemplo prático?
Em 2022, alunos de um master em gestão pública aplicaram ferramentas em parceria com uma prefeitura do interior de São Paulo em três frentes totalmente diferentes:
Como se vê, profissionais da área de gestão pública podem propor soluções em todos os campos. Estas podem auxiliar tanto a engrenagem da administração pública quanto o cidadão que se beneficia dela – e todos os demais agentes envolvidos em processos administrativos, como empresas privadas que participam de licitações, a imprensa, que divulga as ações, e assim por diante.
O gestor público tem funções que vão muito além de controlar orçamentos e administrar licitações. Outras atividades que fazem parte da rotina desse profissional são:
Essa é uma profissão que possibilita diversos tipos de atuação, na esfera administrativa, legislativa e judiciária, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Esse profissional pode, inclusive, seguir carreira política.
O gestor público pode ocupar cargos em ministérios, secretarias, agências federais e no Poder Executivo em geral, além de trabalhar em ONGs. Também há espaço em fundações e empresas privadas e startups que possuem projetos em parcerias com o poder público.
Por fim, há a possibilidade de atuação no setor acadêmico, com a promoção de palestras e treinamentos, além de dar aulas em universidades.
Quer exemplos concretos?
Em uma busca no LinkedIn, em agosto de 2023, para vagas voltadas para pessoas com formação em gestão pública, surgiram diversas possibilidades, em funções variadas na iniciativa pública, privada e no terceiro setor:
E essas foram só algumas das vagas que apareceram em uma única pesquisa.
Ter pós-graduação não é um pré-requisito para trabalhar em gestão pública, mas é uma qualificação exigida pelas melhores vagas – as mais bem remuneradas. Sem contar que pode ajudar aqueles formados em outras áreas a migrar para essa carreira.
Segundo uma pesquisa do Instituto Semesp, que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, que usou dados do IBGE, profissionais com pós-graduação têm salários 150% maiores do que a remuneração média daqueles que só têm graduação completa. No caso de quem possui mestrado ou doutorado, a média salarial chega a ser 255% maior.
Existem vários cursos de pós-graduação em gestão pública, tanto de especialização lato sensu quanto stricto sensu. No Insper, são três opções de pós:
Uma boa especialização em Gestão Pública desenvolve habilidades tanto para profissionais do setor público, quanto de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo.
É esperado que os pós-graduados que concluem o curso sejam capazes de: