Cátedra Instituto Ayrton Senna

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

A Cátedra Instituto Ayrton Senna foi criada em março de 2015 e tem por objetivo principal fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas que sirvam como base de dados empíricos para a criação de políticas públicas na área de educação.

Seu professor titular é Ricardo Paes de Barros, doutor em Economia pela Chicago University. Ele coordena o Núcleo de Pesquisa em Ciências pela Educação, e além da produção de estudos, inclui também em suas atividades aulas e projetos de pesquisa vinculados à análise de impacto de diversos programas educacionais atualmente em curso no País e no mundo, bem como buscar estabelecer a ponte entre os achados da ciência e o desenho de políticas públicas.

Alunos e professores envolvidos neste projeto estão dedicados à coleta de dados e condução de estudos que direcionem esforços para melhorias nas instituições de ensino brasileiras com base em evidências. Tais informações estarão disponíveis para as secretarias de Educação.

Esta cátedra integra as atividades que vem sendo desenvolvidas há 20 anos pelo Instituto Ayrton Senna, no qual o professor é economista-chefe, para a condução de melhorias em educação básica. Desde o início, o objetivo da instituição tem sido o estímulo ao diálogo entre a academia e gestores de políticas públicas em busca da qualificação de iniciativas educacionais.

 

Confira uma seleção das principais matérias com o professor atuando como porta-voz na imprensa:

 

Assista a aula magna com Ricardo Paes de Barros na íntegra:

 

Saiba mais sobre o edulab21, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna em parceria com o Insper e a Ghent University:

 

Leia o release  oficial de lançamento da Cátedra Instituto Ayrton Senna.

 

Sobre o Instituto Ayrton Senna:

É uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação.

Há mais de 20 anos, atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores, o Instituto produz, sistematiza e valida conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

As ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, está presente em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiando a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiando a educação de mais de 1,9 milhão de alunos anualmente.

voltar

Futuro da Política Social do Brasil

Os professores titulares de cátedras do Insper unem-se para discutir o futuro da política social em nosso país.

Professores dedicados ao ensino e à pesquisa aplicada. Conheça nosso corpo docente com dedicação integral.

Centros de Pesquisa e Conhecimento

Nossos professores dedicam-se à geração de conhecimento em negócios e economia. Saiba mais.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco