Inscreva-se no curso online Justice

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Estamos trabalhando com a HarvardX, iniciativa de aprendizagem online da Universidade de Harvard, para promover uma nova versão do famoso curso Justice, ministrado pelo Prof. Michael Sandel.

O curso, disponível gratuitamente para qualquer pessoa com uma conexão à internet, contará com legendas em português juntamente com um fórum de discussão.

Justice foi desenhado com o objetivo de estimular estudantes e cidadãos do mundo inteiro a envolverem-se em questões atuais e atemporais. Dilemas éticos e questões controversas inspiram alunos a analisar e aplicar teorias e ferramentas filosóficas.

Os temas a serem debatidos estão cada vez mais presentes na sociedade brasileira, que enfrenta uma das maiores crises política e econômica da sua história. Entre eles destacamos a distribuição de renda, o papel dos mercados, os debates sobre os direitos de propriedade e humanos, argumentos a favor e contra as questões de igualdade, a união homo afetiva e dilemas da lealdade na vida pública e privada. Eles serão tratados à luz das principais correntes de pensamento da filosofia moral, a exemplo da ética aristotélica, a tradição utilitarista, o libertarianismo e a justiça igualitária, de John Rawls.

O curso é suportado por animações curtas envolvendo dilemas morais, seguidos de palestra do professor. Ele ensinará aos alunos a pensar criticamente, indo além de respostas como “certo” e “errado”, estimulando que uma questão seja analisada sob diversos ângulos.

O que você aprenderá?

  • Fundamentos da filosofia política
  • Compreensão de justiça social e justiça criminal, e o papel de cada uma no sistema de justiça atual
  • Noção mais ampla da filosofia inerente a questões modernas como ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo e igualdade
  • Maior capacidade de articular e avaliar argumentos filosóficos e fazer perguntas filosóficas

Sob coordenação acadêmica de Fernando Schüler, professor titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta, os fóruns de debate promovidos a cada aula apresentarão questões e tópicos para interação com os alunos. O professor Daniel De Bonis fará a moderação.  Os conteúdos dos fóruns permanecem online durante o curso e será possível interagir com o moderador, que responderá as perguntas em até 24 horas.

Inscreva-se para o curso Justice no site edx.org. As aulas começam em 1º de outubro de 2015.

Informações úteis:

  • Duração: 12 semanas
  • Dedicação: 2 a 4 horas semanais
  • Preço: o curso é gratuito, mas os interessados em obter o diploma da edx.or devem pagar pela emissão do certificado (Valor: U$150.00)
  • Instituição: HarvardX
  • Tema: ética e filosofia
  • Nível: introdutório

Curso ministrado em inglês, com legendas em português.

 

Sobre os professores


foto-michael-sandel Michael J. Sandel

Anne T. and Robert M. Bass Professor of Government
Harvard University

Michael J. Sandel é professor da Universidade de Harvard, onde ensina filosofia política. Seu curso “Justice” já teve mais de 15 mil alunos inscritos. As obras de Sandel foram publicadas em 21 idiomas.

 

 Fernando L. Schüler

Professor Titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta
Insper

Fernando Schüler é professor titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta (voltada à reflexão sobre a liberdade de expressão e de imprensa), Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor em tempo integral e pesquisador no Insper. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e Diretor da Fundação Iberê Camargo. Foi bolsista do Faculty Research Program, do International Council for Canadian Studies, em Toronto, no Canadá. E criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento. Possui experiência na área de análise política, com ênfase nas áreas de políticas públicas, história e filosofia política. É o coordenador acadêmico do curso Justice.

 

foto-daniel-bonis Daniel De Bonis

Doutorando em Administração Pública e Governo
Fundação Getulio Vargas

Daniel De Bonis escreve sobre políticas públicas. Tem uma queda por dados empíricos e não resiste a um bom gráfico. É consultor de organizações públicas e privadas, doutorando em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e foi pesquisador-visitante na Columbia University no período 2014/2015 com bolsa Capes/Fulbright. É o moderador do curso Justice.

 

Saiba mais sobre o curso

A HarvardX, plataforma online de cursos gerenciada pela Universidade de Harvard e o MIT, relançam em 2015 o famoso curso Justice,  com novos vídeos,  fóruns de discussão e legendas em português.

Ministrado pelo renomado professor de Harvard Michael Sandel, o curso Justic” explora uma análise crítica das teorias da justiça clássicas e contemporâneas, incluindo uma discussão sobre as aplicações atuais. Os tópicos abordados incluem ação afirmativa, distribuição de renda, casamento entre pessoas do mesmo sexo, o papel dos mercados, debates sobre direitos (direitos humanos e direitos de propriedade), argumentos a favor e contra a igualdade, dilemas da fidelidade na vida pública e privada. O curso convida os alunos a sujeitarem sua própria visão sobre essas questões polêmicas a uma análise crítica.

As principais leituras do curso incluem textos de Aristóteles, John Locke, Immanuel Kant, John Stuart Mill e John Rawls. Outras leituras incluem textos de filósofos contemporâneos, casos judiciais e artigos sobre controvérsias políticas que suscitam questões filosóficas.

Ao registrar-se como aluno virtual em um curso da Harvard X, o aluno também participará de pesquisas sobre o aprendizado. Leia a declaração sobre pesquisas da Harvard para saber mais (conteúdo em inglês).

Assista ao vídeo de apresentação do curso Justice:

 

voltar

Cátedra Insper e Palavra Aberta

Parceria entre o Insper e o Instituto Palavra Aberta, o Prof. Fernando Schüler tem com esta cátedra a missão de promover a defesa da liberdade de pensamento, iniciativa econômica e expressão política.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Centros de Pesquisa e Conhecimento

Nossos professores dedicam-se à geração de conhecimento em negócios e economia. Saiba mais.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco