Home/Vestibular Insper/Engenharia Mecatrônica

Engenharia Mecatrônica

Curso de Mecatrônica

Qualquer projeto de média complexidade envolve uma série de expertises. Nada está separado em “caixinhas”. Por isso, favorecemos muito a integração de conhecimentos, dentro e fora da sala de aula.

Nosso Curso de Mecatrônica é um bom exemplo dessa forma inovadora de pensar os programas. A integração com disciplinas de Mecânica e Computação, além de Administração e Economia, garante amplas oportunidades de trabalho no mercado, seja para atuar no segmento industrial, seja no setor de serviços ou, ainda, no próprio negócio.

Além disso, a metodologia de ensino e estrutura de laboratórios com equipamentos de última geração permitem que nossos alunos desenvolvam projetos com criatividade, conceitos inovadores, técnica aprimorada e empreendedorismo. Afinal, não existe progresso sem inovação. E o seu futuro faz parte desta engrenagem.

Nosso Curso de Engenharia Mecatrônica tem turmas abertas a cada início de ano. O processo seletivo é composto de duas fases:

1ª fase: cada candidato pode participar por meio do exame vestibular ou da seleção pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Também dá para concorrer por ambos os processos seletivos.
2ª fase: os aprovados na primeira etapa realizam a segunda fase, composta por uma atividade não avaliativa – o desafio de design –, uma arguição oral e uma dinâmica em grupo, ambas avaliativas.

A classificação final dos candidatos, nos dois processos, é feita com base nos resultados da primeira e da segunda fases.

Para se inscrever no processo seletivo, você deve preencher um formulário e pagar a taxa de inscrição.

Se tiver interesse em concorrer a uma bolsa de estudo em Engenharia Mecatrônica (parcial ou integral), essa intenção deve ser assinalada no formulário eletrônico de inscrição no processo seletivo. No primeiro semestre de 2018, 255 alunos foram contemplados com bolsas de estudo. Isso representa aproximadamente 12% do nosso corpo discente.

Quer saber mais sobre as habilidades avaliadas nos exames, o número de vagas, os critérios de classificação, os documentos necessários para efetuar a matrícula ou como solicitar uma bolsa de estudo? Então, confira o edital completo para o processo seletivo 2019.

Preencha o formulário para consultar

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Nos dois primeiros semestres, alunos dos três cursos de Engenharia estudam juntos. No terceiro e quarto semestres, os alunos de Mecânica e Mecatrônica seguem nas mesmas turmas e os de Computação começam a ter disciplinas do Ciclo Específico. No quinto, sexto e sétimo semestres, são realizados projetos que integram todas as disciplinas em torno de um tema: primeiro, o objetivo é fazer uma máquina que combine mecânica com eletrônica; depois, o projeto é de automação industrial; e no sétimo semestre as matérias convergem para o projeto de controle de movimento, no qual o aluno deve desenvolver um sistema de controle para um dispositivo de movimentação linear. O Projeto Final de Engenharia é conduzido no oitavo e nono semestres. Já o décimo é reservado exclusivamente para estágio.








1º SEM
Modelagem e Simulação do Mundo Físico
Instrumentação e Medição
A Natureza do Design
Design de Software
Grandes Desafios da Engenharia

2º SEM
Acionamentos
Co-Design de Aplicativos
Ciência dos dados
Matemática da Variação
Física do Movimento

3º SEM
Matemática Multivariada
Desconstruindo a Matéria
Design para manufatura
Dispositivos que movem o Mundo
Biomecânica

4º SEM
Empreendedorismo Tecnológico
Eletromagnetismo e Ondulatória
Modelagem e Controle
Mecânica dos Sólidos
Termofluido-dinâmica

5º SEM
Fabricação e Metrologia
Mecanismos e Elementos de Máquinas
Métodos Numéricos
Projeto Mecatrônico
Sistemas Eletrônicos e Microprocessadores

6º SEM
Automação Industrial
Controle Clássico
Máquinas Elétricas e Acionamentos
Projeto Automação
Eletiva I

7º SEM
Controle Moderno
Robótica
Química Tecnológica e Ambiental
Projeto de Controle
Eletiva II

8º SEM
Projeto Final de Engenharia I
Eletiva III
Eletiva IV
Eletiva V

9º SEM
Projeto Final de Engenharia II
Eletiva VI
Eletiva VII
Eletiva VIII

10º SEM
Estágio

Grade Currícular do Curso de Engenharia da Computação

Design de Software Grandes Desafios da Engenharia Instrumentação e Medição Modelagem e Simulação do Mundo Físico Natureza do Design
Acionamentos Elétricos Ciência dos Dados Co-design de Aplicativos Física do Movimento Matemática da Variação
Biomecânica Desconstruindo a Matéria Design para Manufatura Dispositivos que Movem o Mundo Matemática Multivariada
Empreendedorismo Tecnológico Eletromagnetismo e Ondulatória Mecânica dos Sólidos Modelagem e Controle Termofluido-dinâmica
Fabricação e Metrologia Mecanismos e Elementos de Máquinas Métodos Numéricos Projeto Mecatrônico Sistemas Eletrônicos e Microprocessadores
Automação Industrial Controle Clássico Máquinas Elétricas e Acionamentos Projeto Automação Eletiva I
Controle Moderno Robótica Industrial Química Tecnológica e Ambiental Projeto de Controle Eletiva II
Projeto Final de Engenharia I Eletiva III Eletiva IV Eletiva V
Projeto Final de Engenharia II Eletiva VI Eletiva VII Eletiva VIII
10º Estágio

Infraestrutura