Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes - REP
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

1. Quantos alunos participam do grupo responsável pelo projeto na minha empresa?

Cada grupo de resolução de problemas será composto por até seis alunos do curso de graduação em administração.

 

2. Quais são os requisitos e responsabilidades que minha empresa precisa apresentar/oferecer para receber o grupo de alunos e desenvolver o projeto?

Cada empresa deverá se responsabilizar pelos seguintes itens: fornecer os problemas e a base de dados para análise; identificar o responsável técnico que acompanhará os alunos (idealmente que tenha como meta o resultado do projeto); atender aos alunos nos dias que estarão nas empresas, com base em calendário acordado previamente e disponibilizar recursos para coleta produtiva dos dados.

 

3. Quais são as responsabilidades do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa no Resolução Eficaz de Problemas?

Preparar o aluno em termos metodológicos e de etiqueta corporativa; definir e resguardar os aspectos jurídicos do programa (proteger a empresa de vínculo trabalhista e garantir a propriedade intelectual do trabalho para a empresa); disponibilizar mentores para auxiliar os alunos e assegurar os alunos contra acidentes pessoais.

 

4. Quais são as responsabilidades dos alunos do Insper no programa?

Desenvolver os projetos, com base em metodologia e ferramental adequados; manter total confidencialidade das informações das empresas; comportamento condizente com os valores do Insper e gerenciamento do projeto.

 

5. O projeto desenvolvido pelos alunos será implantado na empresa?

A execução do plano de ação, verificação do atingimento das metas estabelecidas e a adoção de ação para alcançar as metas não obtidas fazem parte do Resolução Eficaz de Problemas e deverão ser colocados em prática na empresa, mesmo que em caráter de teste/piloto.

 

6. O aluno participante do REP terá algum vínculo de trabalho com a empresa parceira?

O aluno não terá nenhum vínculo de emprego com a empresa parceira. O aluno assinará um contrato de estágio obrigatório, atestando que irá cursar uma disciplina obrigatória do curso de administração e que o projeto REP não se configura, em nenhuma forma, relação de trabalho. A empresa terá acesso a todos os contratos e termos de confidencialidade.

 

7.  O grupo de alunos responsável pelo projeto na empresa terá algum mentor ou orientador do Insper?

Durante o projeto nas empresas, o grupo possui um mentor para orientar o andamento do trabalho e apoiar os alunos em seu processo de desenvolvimento profissional. O mentor é um executivo com ampla experiência corporativa, parceiro da Escola e dedicado à formação dos alunos nos objetivos de aprendizagem do programa.

 

8. Como será a preparação do aluno do Insper para participar do grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto na empresa?

Durante os cinco primeiro semestres do curso de graduação os alunos serão submetidos aos conceitos, exercícios, casos e ferramentas do método de resolução de problemas (6-Sigma/PDCA). A certificação Green Belt Insper ou Yellow Belt Insper será o resultado do desempenho do aluno no projeto desenvolvido nas empresas, nas avaliações da disciplina REP e no histórico dos exercícios das disciplinas do ciclo básico.

 

9. Qual é a duração do projeto?

O projeto terá duração de 12 a 14 semanas.

 

10. A empresa poderá contratar o aluno ao final do projeto?

Sim. Ao final do projeto a empresa poderá oferecer oportunidade de estágio ao aluno. Até o sexto semestre (período em que ocorrerá o REP), o regime de estudo no Insper é integral, com aulas pela manhã e à tarde. No último ano (sétimo e oitavo semestre), as aulas são ministradas apenas no período da manhã, deixando as tardes livres para que o aluno possa participar de programas de estágio.

 

11. Qual é o custo financeiro do projeto para a empresa parceira?

O Resolução Eficaz de Problemas não terá custo financeiro para a empresa em termos de remuneração dos alunos (visto que para os alunos os projetos do REP são parte do trabalho acadêmico). O Insper se responsabilizará pelo seguro contra acidentes pessoais dos alunos.

 

12. Os projetos podem ser realizados fora da cidade de São Paulo?

Sim, entretanto não serão aceitos projetos que estejam a uma distância superior a 100 km da cidade de São Paulo. Empresas localizadas a uma distância superior a 30 km do Insper deverão fornecer transporte aos alunos para as visitas semanais.

 

13. Qual deve ser a característica do projeto para ser aceito no REP?

Necessariamente deverá ser um projeto de excelência, que visa à melhoria dos resultados institucionais, podendo ser caracterizado em melhoria de produtividade e eficiência; melhoria de qualidade; redução de custos; redução de ciclo, aumento da lucratividade e aumento da satisfação do cliente.

 

14. Como proceder para receber mais informações e participar do programa?

Acesse o link Seja Uma Instituição Parceira e preencha o formulário para receber informações e participar do Resolução Eficaz de Problemas.

 

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O que é o REP?

REP (Resolução Eficaz de Problemas) é um projeto educacional com meta de melhoria e consolidação do aprendizado dos alunos, visando ao desenvolvimento sustentável das organizações, sejam publicas ou privadas, pequenas ou grandes.

Matérias e Destaques

 Quanto vale o estudo? (Revista Época Negócios)

 Na prática, a teoria é mais interessante (O Estado de São Paulo)

Alunos da graduação são expostos a problemas reais enfrentados pelas organizações participando do REP e do PEE. Saiba como eles são preparados para o mercado no Relatório Anual.

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