Desafio entre alunos do Insper e de universidades do Brasil e do exterior promoveu debates voltados para a sustentabilidade
João Barbosa
O Insper sediou, nesta semana, o IMBA Global Immersion 2023, programa fruto de parceria entre a GIES Escola de Negócios e a Campus b, empresa parceira da escola.
Alunos do MBA Executivo do Insper se juntaram a estudantes de pós-graduação da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, da Fundação Dom Cabral, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Minas Gerais para uma competição envolvendo um desafio proposto pela Yuool, uma empresa de moda sustentável que produz calçados. O principal desafio era encontrar uma maneira financeiramente viável para que os sapatos usados pelos clientes ao longo dos anos retornassem para a companhia para reutilização no futuro.
O CEO da Yuool, Eduardo Abichequer, avalia que as discussões protagonizadas pelos alunos vão ajudar a empresa no futuro. “Os alunos trouxeram boas ideias e vários questionamentos importantes. O pessoal é superespecializado. Estamos superfelizes de fazer parte desse evento.”
Ao longo do projeto, os alunos tiveram acompanhamento e mentoria de professores experientes da GIES Escola de Negócios. Essa diversidade foi extremamente importante para enriquecer o currículo dos participantes do IMBA Global Immersion 2023. Rafael Teixeira, aluno do MBA Executivo do Insper, acredita que a diferença cultural foi um desafio ao longo do desenvolvimento do trabalho.
“O meu grupo tinha um paquistanês e um indiano. Isso ajuda na diversidade. Nós estamos acostumados, no Brasil, a conhecer bastante essa diversidade, mas não estamos tão habituados a enfrentar tamanhas diferenças culturais. Desde alimentação até a forma de pensar, como eles fazem uma apresentação, um planilha… A discussão tem sido muito produtiva e muito relevante para criar essa bagagem e habilidade de comunicação, discussão e negociação internacional.”
Já os alunos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, tiveram a oportunidade de entender as particularidades relacionadas aos negócios no Brasil. O trabalho da pós-graduanda Emily Hamilton, por exemplo, apresenta argumentos para tornar a sustentabilidade algo mais atraente aos brasileiros.
“Como nos Estados Unidos nós trabalhamos com companhias americanas, eu fiquei muito feliz de aprender como funciona a cultura de negócios brasileira e entender como podemos nos integrar. O principal desafio foi o de tornar a sustentabilidade atrativa para os brasileiros. Nós entendemos que precisamos fazer mais para engajar pessoas e fazê-las entender a importância desse tema.”
Uma das missões do Insper é justamente promover debates importantes para transformar o país por meio da educação. Andréia Ribeiro, supervisora de Experiência Internacional do Insper, destaca que o IMBA Global Immersion 2023 trouxe experiências do mundo real com as quais os alunos puderam trabalhar.
“Esse tipo de programa, que conta com a interação entre empresas e instituições de ensino superior no Brasil e fora dele, é importante para que a gente possa cumprir a missão da escola, que é promover a transformação do Brasil por meio da formação de líderes inovadores. Quando nós trazemos empresas que propõem desafios reais para o negócio brasileiro na área de sustentabilidade, inovação, economia circular, e debatemos isso com alunos estrangeiros, expomos o nosso aluno a um ambiente extremamente multicultural e multidisciplinar, com experiências reais.”