As indicações são da professora Juliana Inhasz, coordenadora do curso de graduação em Economia no Insper
O cinema já produziu diversos filmes que abordam temas de economia. Embora o objetivo dessas obras seja o entretenimento, elas podem fornecer insights valiosos e ajudar a ilustrar conceitos econômicos complexos de uma maneira mais acessível.
A pedido de InsperCultura, a professora Juliana Inhasz, coordenadora do curso de graduação em Economia no Insper, indica e comenta quatro filmes que tratam de assuntos econômicos relevantes: Wall Street – Poder e Cobiça (1987), Uma Mente Brilhante (2001), Grande Demais para Quebrar (2011) e Real – O Plano por Trás da História (2017).
“Minhas escolhas levaram em consideração temas que o economista precisa conhecer. São filmes que podem instigar a busca pelo conhecimento e até mesmo a curiosidade sobre esses temas”, diz a professora Juliana, que é formada em Economia pela Universidade de São Paulo, fez o mestrado em Economia na Fundação Getulio Vargas de São Paulo e o doutorado em Teoria Econômica também na Universidade de São Paulo.
A professora detalha o motivo de recomendar os quatro filmes. “Wall Street – Poder e Cobiça é um filme interessantíssimo, pois, além de trazer conceitos teóricos de grande aplicabilidade, mostra uma face do mercado financeiro que foi muito combatida ao longo dos anos. O filme mostra uma visão que foi muito difundida de que não existiam limites dentro desse mercado. São justamente esses limites que são testados em Grande Demais para Quebrar, com a história da crise de 2008. Esse filme, em especial, mostra como as mudanças sociais e institucionais ao longo das últimas décadas criaram cenários em que as escolhas estratégicas são essenciais para a solvência e a saúde financeira das economias mundo afora.”
Já o filme Uma Mente Brilhante, segundo a professora, é indicado por já ser um clássico. “Com as mudanças que as economias vivenciaram desde meados do século 20, o pensamento da tomada de decisão de forma estratégica se fez, e se faz, cada vez mais essencial. A Teoria dos Jogos nos ajuda a pensar de forma estratégica a tomada de decisão.”
Por fim, a professora Juliana diz que não poderia deixar de fora o único título brasileiro da lista, Real – O Plano por Trás da História. “A história econômica brasileira foi fortemente marcada pela estabilização decorrente do sucesso do Plano Real. No entanto, a memória inflacionária ainda assusta o brasileiro, e conhecer o que foi a hiperinflação, suas consequências e a forma engenhosa (e difícil) como ela foi contornada é certamente um jeito de nos conscientizarmos sobre a importância de executarmos políticas econômicas responsáveis para evitar ao máximo esse cenário.”
A seguir, veja mais detalhes sobre os quatro filmes indicados, com comentários da professora Juliana:
Estados Unidos, 1987, 2h 2min
Direção de Oliver Stone
“Primeiro grande filme sobre o mercado financeiro, Wall Street – Poder e Cobiça retrata a vida de um corretor da bolsa de valores que precisa convencer pessoas, por meio de ligações telefônicas, a aplicar em ações de empresas. Na ganância de ter mais poder e ser mais bem sucedido, esse profissional se utiliza de informações confidenciais, trapaça e espionagem empresarial, ganhando dinheiro com especulação de forma várias vezes pouco lícita. O filme traz inúmeras inserções de conceitos de economia e finanças, com foco em decisões estratégicas e vantagens competitivas.”
Veja o trailer aqui.
Estados Unidos, 2001, 2h 14 min
Direção de Ron Howard
“O filme conta a história do matemático Jonh Nash e mostra como seu pensamento (por vezes não muito convencional) levou ao desenvolvimento da Teoria dos Jogos, importante área de estudos da teoria econômica e que lhe conferiu o Prêmio Nobel de Economia em 1994. A contribuição de Nash fica evidente no filme, com passagens icônicas que indicam a aplicação da Teoria dos Jogos a casos e eventos corriqueiros, indicando de forma racional e lógica a maneira como o economista pensa e faz escolhas racionais.”
Veja o trailer aqui.
Estados Unidos, 2011, 1h 38min.
Direção de Curtis Hanson
“O filme retrata os bastidores das negociações entre líderes financeiros e políticos durante a crise de 2008, procurando soluções para o momento e tentando evitar o colapso do sistema financeiro e bancário americano. É um filme interessantíssimo que indica os motivos pelos quais o banco Lehman Brothers foi à falência, e como a estratégia do governo de deixá-lo falir possibilitou que outros bancos com o mesmo risco não tivessem o mesmo destino.”
Veja o trailer aqui.
Brasil, 2017, 1h 35 min
Direção de Rodrigo Bittencourt
“Depois de inúmeros planos econômicos mal-sucedidos, em 1994, no governo do presidente Itamar Franco, foi proposto o Plano Real, que mudaria os rumos da história econômica brasileira, tão castigada pela hiperinflação. O filme mostra, em um cenário de conjuntura econômica complexa e de rivalidade político-partidária acirrada, de que forma foi pensado e executado o plano que possibilitou a estabilização econômica brasileira, tendo como personagem principal o economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central.”
Veja o trailer aqui.