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Como um programa de bolsas de estudo pode ajudar a reduzir a evasão escolar

Estudo do Centro de Evidências da Educação Integral (CEEI) busca o melhor desenho de programa para promover o engajamento de estudantes do Ensino Médio

Estudo do Centro de Evidências da Educação Integral (CEEI) busca o melhor desenho de programa para promover o engajamento de estudantes do Ensino Médio

 

 

O desempenho dos estudantes de Ensino Médio no Brasil tem ficado bem abaixo do desejável e tem mostrado pouca evolução. Em parte, esse fraco desempenho é atribuído à falta de engajamento dos alunos. Neste cenário, há evidências de que as bolsas de estudo podem ser um instrumento eficaz para promover maior engajamento e, consequentemente, melhor desempenho dos estudantes nessa etapa da educação básica. Mas qual seria o desenho mais adequado de programas de bolsas para, de fato, engajar os alunos?

Para auxiliar na busca de respostas a essa questão, o Centro de Evidências da Educação Integral (CEEI) — uma parceria entre o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande — realiza um estudo de avaliação ex ante do impacto de desenhos alternativos de programas de bolsas de estudo sobre a evasão escolar durante o Ensino Médio. O objetivo de uma avaliação ex ante (expressão latina que significa “antes do fato”) é analisar a eficácia e a eficiência de políticas públicas antes de sua implementação, antecipando as possíveis dificuldades para sua execução.

O estudo, ainda em andamento, é assinado pelos pesquisadores Ricardo Paes de Barros, Laura Muller Machado e Laura Almeida Ramos de Abreu (do Insper) e Samuel Simões Oliveira Franco (da empresa de pesquisas, estudos e ciência de dados Oppen Social). A versão preliminar do estudo foi apresentada em um seminário realizado na terça-feira, 31 de janeiro, no Insper. O objetivo do encontro foi discutir a metodologia e os cálculos utilizados na simulação do impacto de diferentes desenhos de programas de bolsas. O evento contou com a participação de pesquisadores convidados, de parceiros do CEEI e da comunidade Insper.

Após uma introdução feita por Laura Muller Machado, coordenadora do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP) e do Master em Gestão Pública (MGP), coube ao pesquisador Ricardo Paes de Barros fazer a apresentação do estudo. Os professores Carolina Melo, Cristine Pinto, Naercio Menezes Filho, Ricardo Madeira e Vladimir Ponczek contribuíram fazendo comentários sobre o estudo e dando suas sugestões.

 

Objetivos do estudo

O estudo do CEEI foca programas de bolsas cujo objetivo central é elevar o engajamento dos estudantes, medido pela redução na evasão escolar. O objetivo é buscar o desenho de programa que promova a maior redução possível na evasão, dada uma restrição orçamentária, ou o desenho de menor custo capaz de alcançar uma dada redução na taxa de evasão.

Entre a ampla variedade de possíveis desenhos para um programa de bolsas de estudo, o trabalho se concentra naqueles que se baseiam em transferências de renda direta aos estudantes, que tendem a ser mais eficazes em promover o engajamento dos alunos. Os programas em que as transferências são dirigidas aos pais e às famílias não são considerados na análise.

De acordo com os autores, a expectativa é que bolsas de estudo tenham impactos relevantes não apenas sobre a frequência à escola, mas também sobre o aprendizado e, consequentemente, sobre a taxa de aprovação, sobretudo quando a manutenção da bolsa é condicionada ao desempenho acadêmico. O estudo, no entanto, limita seu escopo à avaliação de programas em que não existe condicionalidade à aprovação ou ao desempenho acadêmico. Mesmo sem essas exigências, espera-se que as bolsas de estudo tenham impactos sobre a aprovação e a aprendizagem dos alunos.

O estudo pontua que, por sua natureza monetária, uma bolsa de estudo tende a ser mais eficaz quando o fator determinante é de natureza econômica, em particular, quando a evasão escolar é motivada pela necessidade ou pelo interesse do aluno em trabalhar. Por isso, a análise centra a atenção na capacidade de uma bolsa de estudo influir na evasão dos que o fazem por razões econômicas. Os autores destacam que o valor da bolsa, e a variabilidade por série, é a principal variável para análise das simulações — e que o objetivo último do estudo é verificar como mudanças no valor da bolsa impactam a taxa de evasão.

 

Avaliações positivas

Presente na apresentação do estudo, Marcela Moraes, gerente de Estudos e Avaliações do Instituto Sonho Grande, comentou sobre suas impressões do evento. “O seminário foi um excelente momento para refletirmos sobre como trazer uma ferramenta para a realidade dos estados brasileiros, considerando os diversos desafios enfrentados pela educação pública”, disse Marcela. “Ao debatermos sobre os motivos que estão por trás da evasão escolar e os incentivos e escolhas com os quais os estudantes que ingressam no Ensino Médio se deparam, o Centro de Evidências da Educação Integral refinou o desenho de um programa de bolsas que poderá apoiar gestores públicos a atraírem mais estudantes não apenas para a escola pública, mas para o Ensino Médio Integral.”

Outro convidado presente no evento, Yuri Oliveira, coordenador de Políticas Públicas para Ensino Médio do Instituto Natura e ex-aluno do PAGP, lembrou que existem diversas estratégias para evitar a evasão de alunos do Ensino Médio, sendo que o programa de bolsas de estudos ganhou proeminência devido ao cenário socioeconômico agravado pela pandemia. “O seminário foi essencial para a equipe do CEEI e parceiros, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande, ouvirem mais do corpo docente do Insper e alunos algumas percepções interessantes e que vão validando alguns caminhos construídos. E vamos continuar ouvindo esses e outros públicos”, disse Oliveira. “Acredito que há um espaço de construção a ser feito, mas o enorme trabalho do CEEI tem sido fundamental para o que queremos ver lá na frente: impactos positivos para o estudante do Ensino Médio e do Ensino Médio Integral e para a sociedade.”

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