No Brasil, esse mercado deverá gerar um faturamento de 28 bilhões de dólares dentro de cinco anos
Bernardo Vianna
De acordo com dados do site de inteligência de mercado Statista, a receita global do setor de serviços de tecnologia da informação deve encerrar o ano de 2023 com a marca de 1,2 trilhão de dólares. E, com o crescimento esperado de 7,37% ao ano, deverá alcançar 1,7 trilhão de dólares até 2028. Esse mercado engloba todo o tipo de serviços que as organizações utilizam para criar, gerenciar e fornecer informações, incluindo assistência em várias funções empresariais. O objetivo desses serviços é garantir que a infraestrutura de tecnologia da informação, aplicações e sistemas seja efetivamente implementada para apoiar os negócios.
O relatório do Statista subdivide o setor em quatro campos de atuação: consultoria e implementação de TI, que envolve serviços consultivos que auxiliam empresas na avaliação de suas estratégias tecnológicas; terceirização de processos de negócios (BPO), que representa a transferência de processos de negócios de uma empresa para um terceiro; terceirização de TI, que compreende a contratação externa de todos os serviços relacionados à TI; e outros serviços de TI, que abrange receitas para áreas não especificamente mencionadas nos outros mercados, como integração de sistemas, instalação e suporte de software, educação e treinamento.
De acordo com o Statista, o rápido crescimento do mercado de serviços de TI é impulsionado pelo aumento da demanda por esses serviços em todo o mundo. Diante da busca por soluções tecnológicas para aprimorar operações e aumentar a eficiência, os serviços relacionados à computação em nuvem, à cibersegurança e à inteligência artificial ganham destaque.
Tal tendência, no entanto, tem variações regionais. Nos Estados Unidos, o crescimento está vinculado à adoção crescente da computação em nuvem e à transformação digital e é impulsionado por setores como saúde e finanças. Na Europa, a demanda por cibersegurança e computação em nuvem é o que estimula o crescimento liderado por Alemanha e Reino Unido. Na Ásia e no Pacífico, o crescimento é movido pela adoção de tecnologias digitais e pelo aumento do comércio eletrônico, com a China e a Índia na liderança.
Circunstâncias locais específicas também desempenham um papel crucial. No Japão, o mercado de TI é aquecido pela demanda por serviços de transformação digital. Já no Oriente Médio, a adoção de computação em nuvem e iniciativas de governo eletrônico (e-gov) estimulam o mercado. Na América Latina, a demanda por cibersegurança e transformação digital impulsiona o crescimento, com destaque para o Brasil e o México.
Há também fatores macroeconômicos envolvidos, como o aumento do comércio eletrônico e a necessidade de melhorar operações comerciais, além da pandemia da covid-19, que acelerou a adoção de tecnologias digitais, aumentando a demanda por serviços de TI. No entanto, desafios como a escassez de profissionais qualificados ainda representam obstáculos para a indústria de serviços de TI.