André Santana demonstra como estudantes de distintos níveis de conhecimento podem resolver problemas de diferente complexidade com usuários reais
Leandro Steiw
Um artigo do professor André Santana, do Insper, sobre ensino de engenharia com abordagem na resolução de problemas do mundo real estará no livro Creating the University of the Future, da editora Springer VS. Intitulado “Using real-world problems and project-based learning for future skill development: an approach to connect higher education students and society through user-centered design”, o trabalho trata de temas relacionados à tese de doutorado de Santana e foi escrito com a sua orientadora, Roseli de Deus Lopes, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP).
Com lançamento marcado para 2024, o livro da editora Springer VS identifica as habilidades e competências esperadas para o ensino superior do “futuro”. O projeto de Santana e Roseli foi submetido e aceito na iniciativa Global Future Skills, da Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Württemberg (DHBW) e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT), ambos na Alemanha. “Detalhamos passo a passo as etapas para que estudantes de distintos níveis de conhecimento possam absorver a estratégia de resolver problemas de diferente complexidade, com usuários reais e em um período de um semestre”, diz Santana,. “O trabalho vai ao encontro das trilhas de design do Insper.”
Os autores observam que, embora a tecnologia esteja cada vez mais presente nos bolsos das pessoas por meio de smartphones potentes, o desenvolvimento de soluções centradas no usuário nem sempre acompanha esse . Cria-se uma lacuna, principalmente em soluções de hardware. “Ao mesmo tempo, o papel do engenheiro moderno é repensado à medida que também estão mudando as demandas da indústria e a forma como a população consome tecnologia”, afirma Santana.
A partir de um estudo de caso com 49 estudantes de Engenharia de Computação, feito em uma universidade brasileira, em 2020, concluiu-se que o programa da instituição estimula o desenvolvimento de habilidades modernas e incentiva os alunos a projetar soluções baseadas nas necessidades reais das pessoas. Os resultados indicam o aprimoramento de competências como pensamento de design, trabalho em equipe, resiliência, letramento digital, resolução de problemas complexos e habilidades de comunicação.
Os estudantes também se sentiram mais engajados ao constatarem que as suas produções causam um impacto direto nas pessoas em seu contexto ou público-alvo. Diante dos resultados da pesquisa, Santana e Roseli colheram evidências sobre as habilidades do futuro nos cursos de Engenharia de Computação e o ensino superior brasileiro. O projeto Global Future Skills pretende ampliar a visibilidade das práticas inovadoras em prol das competências dos estudantes.