De 15 a 20 de junho, 11 estudantes do Insper vão participar do seminário de verão Ethics and the Market 2025, realizado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O programa é uma parceria entre o Abigail Adams Institute (AAI), iniciativa acadêmica independente de educação em humanidades para os universitários de Harvard, e o Insper. O grupo de brasileiros se juntará a outros 11 alunos de Harvard para discutir ideias fundamentais das sociedades abertas, baseadas nos princípios de economia de mercado e democracia constitucional.
Inspirado no modelo socrático, que privilegia o debate à palestra expositiva, o seminário é coordenado pelos professores e cientistas políticos Fernando Schüler, da disciplina Pensamento Crítico e Ética do Insper, e Danilo Petranovich, diretor do AAI. Alunos de qualquer curso de graduação do Insper puderam participar do processo seletivo, iniciado no ano passado, que incluiu a apresentação de textos, carta de intenções e apresentação oral em inglês. Onze, então, foram selecionados: Felipe Iudi Hirano Nishimura, Henrique Reed Lucas, Igor Bueno Zillner, Ione Foresti, Julia Favretto Gennari, Manuela Arrais Rocha, Marina Dall Oglio, Rafael Fonseca Felipe, Renan Augusto Carvalho Ferreira, Renan Augusto Guimarães Saraiva e Rodrigo Brito Cohim Ribeiro. A Natura contribuiu com o pagamento integral das despesas para dois alunos bolsistas da escola.
O seminário exigirá dos 22 estudantes a leitura prévia de 15 textos relacionados ao tema “ética e mercado”, de autores clássicos e contemporâneos como Adam Smith, John Milton, Michael J. Sandel, Deirdre McCloskey e John Rawls. Cada sessão, num total de 15, será dedicada a um dos textos. O aluno deve apresentar uma síntese da leitura em três a quatro minutos e pode falar mais de uma vez por sessão. “O desafio é extrair as melhores ideias do texto e demonstrar capacidade de síntese”, explica Schüler. “Não há necessidade de consenso. O importante é expor o seu argumento com clareza, numa conversa respeitosa.”
A programação instiga à reflexão de questões de justiça, liberdade e igualdade na sociedade contemporânea, em desafios como expressão, meritocracia e ética de mercado. Parte dessa literatura já é tratada na disciplina Pensamento Crítico e Ética, ministrada no primeiro semestre das graduações em Administração e Economia do Insper. “No seminário, haverá muitos textos novos e uma análise ainda mais aprofundada do que se faz em sala de aula”, afirma Schüler. “Já fizemos duas sessões preparatórias com os alunos que estarão em Harvard. Toda a discussão será em inglês, o que é um grau de dificuldade a mais.”
Ricardo Angulo participou da primeira edição do programa de verão com a AAI, em 2023. “Esse seminário foi definidor na minha maneira de pensar, porque a imersão nos textos é profunda, pois temos poucos dias para nos debruçarmos sobre assuntos até então desconhecidos de todos”, diz Ricardo, que ser formará em Economia no fim do ano. “Para a minha trajetória de estudante, a experiência definiu, por exemplo, o meu tema do trabalho de conclusão de curso. Foram ideias que seguem comigo após dois anos, com muita intensidade, porque ainda construo trabalhos em cima dos tópicos desenvolvidos no seminário.”
Selecionada para a segunda edição, Julia Gennari nutre grande expectativa pelos debates. “É uma tremenda oportunidade aprender com os alunos e os mestres de Harvard”, afirma a aluna do quarto semestre de Economia. “Acredito que essa experiência vai muito além do acadêmico, cria confiança. É assustador ir para outra faculdade, com a fama de ser a melhor do mundo, e debater assuntos tão complexos quanto a economia moderna. Ver que o Insper confia na gente para representar a escola diante dessa circunstância é muito gratificante. Faz todo o esforço valer a pena e fortalece a vontade de aprender.”
Igor Zillner, do quinto semestre de Economia, também comemora a chance de conhecer o campus de Cambridge e debater sobre pensadores que moldaram o pensamento da sociedade, trocando ideias entre diferentes visões de mundo. “Vai ser simplesmente incrível”, diz Igor. “Em relação à nossa preparação, o professor Schüler conduziu alguns momentos nos quais a gente pôde discutir determinado texto da bibliografia, já como uma prévia do que vai acontecer no seminário. Estou procurando fazer uma leitura atenta dos textos para absorver ao máximo o conteúdo nessa tremenda oportunidade que o Insper promoveu.”
Segundo Schüler, o Insper vem ampliando as parcerias com instituições de ensino de fora do Brasil para formar um aluno cada vez mais internacional. Os graduandos poderão conhecer o campus da universidade em Cambridge, no estado de Massachusetts, e interagir com jovens de Harvard. Durante toda a programação, eles serão orientados por Schüler e Petranovich, que já lecionou nas universidades Duke e Yale, também nos Estados Unidos.