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O Insper deve encerrar 2024 com uma captação de R$ 17,5 milhões para seu Fundo de Bolsas, superando a meta estabelecida de R$ 17 milhões. O resultado positivo é fruto de uma estratégia abrangente que envolveu doações de empresas, indivíduos, ex-alunos e membros do conselho da instituição.

 

“Fizemos um esforço bastante grande de relacionamento, não só com doadores que já temos, mas ativando uma metodologia de captação com o objetivo de superarmos a meta traçada para o ano”, destaca Camila Du Plessis, gerente executiva de Relacionamento Institucional do Insper. Neste ano, a área intensificou a metodologia estruturada de captação de recursos, que inclui diversas etapas: identificação de potenciais doadores, qualificação, apresentação do projeto, ativação da doação e prestação de contas, além do reconhecimento, por meio da divulgação do nome dos doadores em canais institucionais e reiteradas manifestações de agradecimento. 

 

Um dos destaques do ano, de acordo com Camila, foi a profissionalização do relacionamento com doadores, com a criação de uma segmentação que reconhece o impacto das doações, indo desde os “amigos do Insper” (doações anuais até R$ 20 mil) até os “major donors” (acima de R$ 1,5 milhão). Cada categoria recebe contrapartidas específicas, como participação em eventos exclusivos, possibilidade de ter estandes na feira de carreiras no Insper e descontos em cursos de pós-graduação e educação executiva.

 

“Ao longo do ano, fizemos uma série de visitas a doadores para prestar contas, apresentando uma linha de doação com o montante doado ao longo dos anos e quanto que essa somatória teve de impacto sobre o programa de bolsas”, explica Camila. Para 2025, o Insper estabeleceu uma meta ainda mais ambiciosa: captar R$ 20 milhões e ampliar significativamente a base de doadores.

 

Entre as iniciativas que ganharam força em 2024 está a campanha dos Embaixadores Alumni, voltada para ex-alunos, que prevê uma doação anual de R$ 20 mil com benefícios exclusivos. A instituição também avançou na estruturação de uma nova frente de captação por meio de espaços patrocinados, que permite às empresas associarem suas marcas a salas de aula e laboratórios do Insper.

 

Um exemplo de parceria relevante estabelecida em 2024 foi com o Instituto Stone e o Instituto Alpha Lumen. Durante evento realizado no Insper que reuniu as três instituições, no início de dezembro, o Instituto Stone anunciou uma doação ao Programa de Bolsas do Insper, com o objetivo de garantir bolsas de estudo a alunos da Alpha Lumen aprovados no vestibular da instituição. A iniciativa fortalece uma conexão já existente, uma vez que diversos estudantes da Alpha Lumen já cursaram ou cursam graduação no Insper.

 

Atualmente, o Insper conta com 373 alunos bolsistas, sendo 295 com bolsas integrais. O programa, criado em 2004, já beneficiou mais de 900 jovens e formou mais de 520 profissionais. Os estudantes bolsistas representam cerca de 10% do total de alunos da Graduação, nos cursos de Administração, Economia, Engenharias, Ciência da Computação e Direito. Para 2025, há um orçamento previsto para a seleção de até 100 novos alunos bolsistas.

 

Um dos principais desafios enfrentados pela instituição para ampliar o número de beneficiários do Programa de Bolsas é o desenvolvimento da cultura de doação no Brasil. “Nos países anglo-saxões, desde pequenos, as crianças aprendem sobre filantropia. É uma questão cultural muito forte, que faz parte até da grade curricular. No Brasil, ainda estamos desenvolvendo essa cultura, mas sou otimista e acredito que podemos criar essa mudança”, diz Camila, ressaltando a importância de construir relações de confiança com os doadores.

 

Para superar esses obstáculos, o Insper tem investido na transparência e na demonstração clara do impacto das doações. “Temos três faixas de doação, correspondentes a diferentes apoios prestados aos alunos bolsistas, de modo que o doador possa saber exatamente qual é o impacto que sua contribuição vai causar”, explica Camila. 


Para saber mais sobre o Programa de Bolsas, clique aqui.



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