Como é a vitimização no novo contexto pós-pandemia e pós-eleições?
A pandemia de Covid-19 modificou hábitos e comportamentos da população e pode ter alterado os padrões de vitimização, incluindo novas modalidades de golpes e estelionatos. A polarização política foi exacerbada nas eleições presidenciais de 2022 e pode estar relacionada com crimes e agressões contra grupos específicos. A Cátedra Ruth Cardoso do Insper promove o evento Vitimização na Cidade de São Paulo em 2022/2023 que vai divulgar os resultados mais recentes da pesquisa de vitimização na capital, realizada em 2023. O encontro reunirá especialistas para debater os dados mais relevantes sobre criminalidade e vitimização, e discutir formas de lidar com os novos desafios na área.
As pesquisas de vitimização visam ajudar a segurança pública, fornecendo dados realistas sobre a criminalidade e a violência. Instrumentos importantes do planejamento estratégico da polícia, indicando tipos de crime e áreas, além das pessoas mais expostas, as pesquisas são base de estudos sociais que permitem uma atuação mais eficaz das políticas públicas sobre a violência.
O professor titular do Insper Naercio Menezes Filho, coordenador da Cátedra Ruth Cardoso, apresentará os resultados mais recentes da pesquisa, focando nas agressões motivadas por política e nos novos estelionatos. Ele também fará comparações com os dados das edições anteriores, realizadas nos anos de 2018, 2013, 2008 e 2003.
8h30: Recepção 9h00 às 10h00: Apresentação dos resultados da Pesquisa de Vitimização 2023 Professor Naércio Menezes Filho 10h00 às 10h30: Debate Moderador: Professor Naércio Menezes Filho Debatedores: à definir 10h30 às 12h00 – Mesa: Políticas Públicas para Lidar com Novos Desafios de Vitimização no Brasil Moderador: Professor Naércio Menezes Filho Convidados: à definir |
É coordenador da Cátedra Ruth Cardoso, pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) e diretor do Centro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) do Insper. É também Professor Associado da FEA-USP, Membro da Academia Brasileira de Ciências e colunista do jornal Valor Econômico. Também integra o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), dedicado ao desenvolvimento da primeira infância, e está à frente das pesquisas de Vitimização na cidade de São Paulo, que analisam os dados de criminalidade da capital paulista desde 2003. Eleito em 2014 para a Academia Brasileira de Ciências como Membro Titular em Ciências Sociais. Tem Ph.D. em Economia pela University College London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Desigualdade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.