Dando sequência a nossa série de encontros: Café com Política, o professor Carlos Melo recebe Andrezza Rosalém, Secretária de Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo e o Professor Ricardo Paes de Barros, pesquisador na áreas de Desigualdade Social, Educação, Mercado de Trabalho e Pobreza, para um conversa sobre inclusão produtiva como superação para a pobreza.
Em uma sociedade justa e comprometida social e politicamente com o bem-estar, todas as pessoas têm o direito ao trabalho. Logo, todas devem estar habilitadas a exercê-lo, serem produtivas e independentes. Cumprir esse desafio é muito mais difícil do que se pode supôr à primeira vista. Demanda uma ampla gama de recursos e políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento humano, considerando as necessidades e as particularidades de cada indivíduo. A “inclusão pelo trabalho” compreende a trama de um complexo sistema social.
Esse encontro será realizado no Insper, dia 28 de maio às 18h, em conversa conduzida pelo Professor Carlos Melo e perguntas formuladas previamente pela aluna de graduação em Direito, Giovana Vilhena e por Maria Eduarda Lemos, aluna do Mestrado em Políticas Públicas, além do público presente.
Faça sua inscrição, esperamos você!
Secretária de Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo é mestre em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social no Espirito Santo 06/2017 a 12/2018. Já atuou junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial. Foi diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, que elabora estudos e pesquisas para o desenvolvimento socioeconômico no Espírito Santo. Desde 2019, dirige o instituto Oppen Social de análises para iniciativas de desenvolvimento sustentável e resolução de desigualdades.
Carlos MeloCientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Por meio de uma análise conjuntural isenta e reflexão dsapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil. Colaborador de vários veículos de comunicação, é também colunista do UOL onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira (carlosmelo.blogosfera.uol.com.br). Pesquisador de temas como eleições, partidos, conflito político e liderança política, Melo é integrante da equipe dos Centro de Políticas Públicas, Centro de Liderança e Inovação, todos do Insper. É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. Como professor de Liderança Política, Multiculturalismo, História do Poder atua também em programas de Educação Executiva. Diversas vezes paraninfo ou homenageado por turmas de formandos, na graduação, inúmeras vezes foi finalista do Prêmio Chafi Haddad – melhor professor do ano –, conquistando-o em duas edições; é Senior Teaching Fellow do Insper e embaixador Alumni. Entre diversos artigos e capítulos de livros, é autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).
Giovana VilhenaGraduanda do 7º semestre do curso de Direito no Insper e pesquisadora do CNPq orientada pelo Professor Paulo Furquim.
Maria Eduarda LemosGraduada em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Maria Eduarda Lemos é também formada em Gestão da Qualidade pela SGS Academy e possui mais de 3 anos de experiência em Garantia e Controle de Qualidade em indústria de alimentos. Também atuou por quase 4 anos como Gerente de certificação de produto vegano, e atualmente é Mestranda em Políticas Públicas no Insper, e Analista de Políticas Públicas do Instituto Comida do Amanhã.
Ricardo Paes de BarrosGraduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina. Entre 1990 e 1996, Ricardo foi professor visitante da Universidade de Yale e, entre 1999 e 2002, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA. Entre 2011 e 2015, foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2015, assumiu a cátedra do Instituto Ayrton Senna (IAS) no Insper. No Instituto Ayrton Senna, atuou como economista-chefe de 2015 a 2019. Como acadêmico, publicou diversos artigos e livros sobre seus temas de pesquisa, recebendo importantes prêmios em reconhecimento ao seu trabalho. Entre eles, cabe destacar o Prêmio Haralambos Simeonidis em 1995 e em 2000 e o Prêmio Mario Henrique Simonsen em 2000. Ricardo foi agraciado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2005, eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2010 e recebeu, em 2012, a primeira edição do Prêmio Celso Furtado em Estudos Sociais, oferecido pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS).