Processo Seletivo

Aqui você encontra o processo seletivo do curso Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas e o cronograma de admissão para a próxima turma.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Encontro com a coordenação

Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Escolha uma das datas e faça sua inscrição.

Formulário (inscrições até o dia 21/06/2019)

Preencha o formulário de admissão. Em seguida, você receberá o Teste de Raciocínio Lógico e Quantitativo (TRLQ) com English Reading Test (ERT) e poderá agendar a sua entrevista.

Teste

Os testes TRLQ e ERT têm duração de 1h30, não demandam preparação prévia e são divididos em duas partes:

• 10 questões de interpretação de textos em inglês.
  • 20 questões de raciocínio lógico e quantitativo.

Os testes podem ser realizados antes ou após a entrevista. A taxa para realização dessas avaliações é de R$ 95,00.

A validade do teste para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Entrevista

Durante a entrevista, vamos entender as suas expectativas em relação ao curso e avaliar se a sua experiência pessoal e profissional estão adequadas ao perfil do programa escolhido por você. Desta forma, podemos orientá-lo sobre o melhor curso para seu momento pessoal e profissional.

Documentos para Upload no formulário de inscrição:

• Carta de engajamento;
  • Código de Ética e Conduta do Insper assinado;
  • 1 Carta de recomendação (preenchida por profissional, executivo ou acadêmico, que o candidato tenha contato direito);
  • Carta de intenção (somente para candidato que solicitar bolsa – parcial ou integral – enviar até 21/06/2019)
  • Texto Jornalístico de gênero dissertativo em PDF com até 4.000 caracteres. (escolher entre dois temas: “Por que o jornalismo é importante para a democracia?” ou “Por que decidi me tornar jornalista?”).

Documentos para matrícula (presencial):

• RG (cópia simples com apresentação do original para verificação ou cópia autenticada);
  • Diploma de graduação* (cópia simples, com apresentação do original para verificação ou cópia autenticada);
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).

* Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.

Análise

Com os resultados dos testes, recomendação da entrevista e documentação completa, o Comitê de Admissão analisará o seu perfil. A sua aprovação será comunicada por e-mail ou telefone.

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.