Home/Pós-Graduação/Direito/Processo Seletivo Direito

Processo Seletivo Direito

Aqui você encontra o processo seletivo dos cursos de Direito

Pré-requisitos

  • LL.Ms: Título de Bacharel em Direito com experiência profissional mínima de 03 (três) anos na área escolhida, compreendendo período de estágio, trainee, efetivação.
  • LL.C.: Título de Bacharel em Direito* com experiência profissional entre 1 e 5 anos, compreendendo período de estágio, trainee e/ou efetivação.

* Excepcionalmente serão admitidos candidatos que tenham formações diversas, desde que sua atuação e projeto profissionais sejam relacionados diretamente ao curso escolhido.

Formulário

Preencha todas as telas do Formulário de Inscrição disponível na página do respectivo curso.

Exame de Seleção

A prova é aplicada no Insper no mesmo dia do Encontro com a Coordenação do Direito. Inscreva-se para realizar o exame. Os candidatos que não participam do processo seletivo ou não se inscreverem no formulário do Encontro não poderão realizar a prova, embora possam assistir ao encontro normalmente.

É uma prova online e a duração é de uma hora e meia. Contém 6 questões de múltipla escolha e uma dissertativa, relacionadas ao curso de sua escolha. Aconselhamos trazer o próprio laptop para realização do exame.

O exame é eliminatório, individual e sem consulta. Em caso de reprovação, o candidato poderá realizar mais uma tentativa. São permitidos até 2 (dois) exames por processo seletivo.

Entrevista

Após ser aprovado no Exame de Seleção, você será chamado para a Entrevista de Admissão.

Durante a entrevista, vamos entender as suas expectativas em relação ao curso, além de confirmar se as suas experiências pessoais e profissionais estão adequadas ao perfil do programa.

Documentos para Upload no formulário de inscrição:

Análise

Após a realização da entrevista pessoal e análise do Comitê de Admissão, se aprovado, o candidato será convocado para a realização da matrícula (presencial).

A aprovação será comunicada por e-mail ou telefone. Confira a lista de documentos:

*Cópia simples com apresentação do original para verificação ou cópia autenticada.

Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.

Exemplos do Exame de Seleção

Consulte a orientação sobre a prova e os exemplos da questão dissertativa para você se preparar:

Para ser aprovado no Exame de Seleção dos cursos de pós-graduação em Direito do Insper, esperamos que o candidato demonstre um mínimo de familiaridade com os aspectos básicos e a terminologia técnica, além de conhecimentos em aspectos atuais e polêmicos relacionados ao tema do programa pretendido. O posicionamento pessoal do candidato será solicitado nessa questão. Não avaliaremos o posicionamento em si, mas a consistência da argumentação apresentada pelo candidato em sua resposta.

Apesar de não haver qualquer instrução prévia à preparação para esse exame, tal como lista de assuntos ou de obras específicas a serem previamente lidas, apresentamos abaixo um exemplo de exame de seleção já aplicado anteriormente. O exame de seleção avalia a experiência prévia do candidato na área do programa escolhido. Respostas genéricas, desprovidas de conteúdo técnico, distanciadas do tema proposto e sem profundidade não serão consideradas para efeito de avaliação.

LL.C. em Direito Empresarial

Comente, com suas palavras, a frase a seguir, justificando se você concorda ou não: “O advogado do século XXI deve ser o advogado do Sim! Trata-se de profissional fundamental na estrutura empresarial e responsável por viabilizar os negócios empresariais, superando a posição retrógrada das décadas anteriores, onde a sua função era de um mero intérprete da lei.”.

LL.M. em Direito dos Contratos

Em sua opinião, quais são as principais diferenças para a revisão contratual por desequilíbrio econômico com base no sistema do CDC e no sistema do Código Civil? Fundamente e justifique.

LL.M. em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais

Em sua opinião, quais cláusulas ou preocupações práticas devemos ter ao celebrar um contrato bancário de relação de consumo?  Em sua resposta, que deve ser técnica, imagine ao menos uma cláusula ou uma preocupação para cada parte desse contrato.

LL.M. em Direito Societário

Desde a sanção do Código Civil de 2002 e parcial revogação do Código Comercial de 1850, muito se discute sobre a necessidade de termos um novo Código Comercial, com especial objetivo de regular as estruturas societárias conforme necessidades típicas do século XXI. Você concorda ou discorda desse posicionamento? Fundamente e justifique.

LL.M. em Direito Tributário

Em sua opinião, a reforma tributária dos EUA poderá afetar as operações das empresas nacionais que mantenham negócios de importação e exportação? Justifique a sua resposta.