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Certificate in Business Projects – CBP

Pós-graduação em gestão de projetos

Nosso Certificate in Business Projects (CBP) – Pós graduação em gestão de projetos é um programa de pós-graduação lato sensu voltado a profissionais que buscam aprimorar competências para a gestão de projetos dentro das empresas.

Neste programa, você aprende a utilizar ferramentas para conduzir projetos multifuncionais com assertividade, seja para otimizar processos existentes ou para criar novas estratégias. Incluímos em todas as disciplinas do módulo final do programa CBP uma abordagem complementar, focada no gerenciamento ágil de projetos.

Além de competências específicas para a gestão de negócios (estratégia e marketing, finanças, processos e operações), este curso lhe dará todo o suporte para resolver problemas e desenvolver habilidades interpessoais bastante requisitadas no ambiente corporativo, tais como comunicação, relacionamento, liderança de pequenas equipes e negociação.

A diversidade de conhecimentos e backgrounds também compõe a riqueza do nosso processo de aprendizagem. O aluno da pós em gestão de projetos é constantemente estimulado a dividir suas experiências, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula, e aprimorando sua habilidade em identificar questões críticas do negócio, com posicionamento e argumentos lógicos.

Outra vantagem é a possibilidade de obter dupla titulação em menos tempo e com investimento reduzido. Nossa grade integrada com os cursos de Certificate in Business Administration (CBA) e Certificate in Business and People Management (CBPM) permite que o aluno conclua outra especialização nas áreas de projetos de negócios ou gestão de pessoas e negócios cursando apenas o último semestre, e com desconto oferecido pela Comunidade Alumni.

Objetivos do programa

  • Gestão de projetos: desenvolver a coordenação de processos de gestão de projetos, incluindo sua concepção, proposição, execução e transição para negócio, com foco na entrega de resultados;
  • Resolução de problemas e pensamento analítico: aprimorar a habilidade de dar suporte à tomada de decisões frente aos problemas organizacionais propostos;
  • Orientação a resultados: atuar nos processos e projetos organizacionais para alcançar os resultados solicitados em sua área de forma duradoura;
  • Visão multifuncional: desenvolver a capacidade de pensar e agir considerando a relação entre todos os processos de negócio e produtos da organização;
  • Habilidades interpessoais: aperfeiçoar habilidades para relacionamento interpessoal em contextos como: comunicar-se com terceiros, liderar uma pequena equipe e atuar para atingir os objetivos organizacionais estabelecidos para a equipe.

A quem se destina

Nosso curso de pós-graduação em Gestão de Projetos é voltado a profissionais em início de carreira com comprovado conhecimento funcional das diversas áreas de empresas de médio e grande portes e que visam aprimorar competências em gestão de projetos; adquirir o preparo necessário para propor soluções a problemas empresariais; desenvolver habilidades para atuação em outras áreas e acelerar sua carreira por meio do desenvolvimento de competências gerenciais. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer pós-graduação em Gestão de Projetos no Insper?

  • Nosso curso aborda desde questões fundamentais da administração, como habilidades interpessoais, análises econômicas e financeiras, até questões relacionadas à estrutura do negócio, como melhorias de processos, estratégias de marketing e liderança. Isso propicia uma visão completa do ciclo dos projetos nas organizações em temas como proposição de projetos, gestão da entrega e gestão da mudança;
  • O corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência de mercado e as mais atualizadas técnicas de ensino-aprendizagem;
  • A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos aprovados em nosso processo seletivo enriquece os debates em sala de aula;
  • Nossos alunos são constantemente estimulados a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e aprimorando, assim, a capacidade de identificar questões críticas do negócio com posicionamento e argumentos lógicos.

Módulo Fundamental

Administração Financeira

Desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando instrumentos contábeis e financeiros, assim como a capacidade de análise crítica dos resultados.

Habilidades Interpessoais em Organizações

Comunicação em negócios
Capacita na estruturação eficaz do processo de comunicação, desenvolvendo a habilidade de observação deste processo com um postura intencional e investigativa.

Negociação e resolução de conflitos
Selecionar e executar negociações adequadas ao impacto e relacionamento envolvidos em situações conflituosas.

Finanças Corporativas

Capacita o aluno na aplicação de ferramentas financeiras, baseadas na teoria de valor (englobando conceitos de risco e retorno), para suportar análises de impactos das decisões de investimento e financiamento, visando aperfeiçoar o valor das companhias.

Análise Econômica do Negócio

Capacita o aluno para a análise dos ambientes macroeconômico (taxas de juros, taxa de inflação, nível de atividade econômica, taxa cambial e taxa de desemprego) e microeconômico (comportamento do consumidor, comportamento da firma e teoria dos jogos), para auxílio na tomada de decisões gerenciais relacionadas a preços, investimentos, inteligência competitiva e projeções financeiras.

Módulo Estrutural

Fundamentos de Estratégia e Marketing

Capacita para a implantação de novas estratégias corporativas e de negócios, reconhecendo as competências nas quais se pretende construir a vantagem competitiva. Inclui a realização da análise de ambiente e concorrência, o suporte a decisões estratégicas, a colaboração ao ciclo de planejamento estratégico e a gestão de sua implantação.

Gestão das Operações

Prepara o aluno para definir, monitorar e controlar processos de negócio com suporte de indicadores-chave de desempenho (KPI). Também habilita para a análise de desafios típicos da gestão de operações seguindo tópicos de objetivos de desempenho, capacidade, qualidade, produtividade e logística. Apresenta um enfoque aplicado tanto para manufatura quanto para serviços.

Melhoria de Processos

Nesta disciplina, o aluno aprende a definir planos de ação para a melhoria dos processos de negócio com base em avaliações qualitativa e quantitativa do seu desempenho.

Liderança em Equipes

Prepara o aluno para identificar e aplicar habilidades comportamentais que desenvolvam a efetividade da equipe e sua liderança, considerando todos os níveis de dimensão do desempenho dentro da organização: individual (colaborador), interpessoal (relações) e organizacional (metas, estratégia, desempenho financeiro etc).

Módulo Específico

Proposição de Projetos

Desenvolve no aluno a habilidade para elaborar propostas de projeto técnica e economicamente viáveis e que estejam alinhadas à visão das partes interessadas e à estratégia da organização.

Gestão da Entrega

Capacita o aluno para empregar técnicas de planejamento compatíveis com o contexto do projeto e da organização, decidir ações de controle frente às mudanças de contexto ou variações entre planejamento e realização do projeto e avaliar os resultados do projeto.

Gestão da Mudança

Habilita para o planejamento de ações, como envolver e preparar as partes interessadas para as mudanças necessárias à implantação do projeto.

Simulação de Projetos

Desenvolve no aluno, por meio de simulações em equipe (modelos tradicional e ágil), a habilidade para construção de uma visão multifuncional e integrada da gestão de projetos. A disciplina consolida o aprendizado desenvolvido durante o programa.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

O aluno elabora uma proposta de tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A atividade é uma monografia individual, sem apresentação de banca nem demanda presencial, e deve conter um plano de projeto.

Trabalho de Conclusão de Curso 2

O aluno elabora e entrega uma versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso (à distância). Um planejamento detalhado e uma estrutura de suporte avançada (docentes orientadores exclusivos da disciplina para auxílio e um ambiente de sistema orientado para a documentação do processo e revisões dos docentes) facilita ao aluno a conclusão da atividade com qualidade e dentro do prazo.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.