Home/Podcast/Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão

Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão

Este podcast trata de temas relacionados à inclusão de grupos identitários diversos em termos de raça, gênero, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e suas visões de mundo. Com uma abordagem leve, o conteúdo apoia o entendimento sobre a diversidade e a inclusão, quebrando rótulos e estereótipos.

#6: Pilar LGBTQIA+ | LGBTQIA+ no Contexto da Família

Os líderes do Pilar LGBTQIA+ junto à Coordenação do Comitê Alumni e representante da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Insper se reuniram para falar sobre suas experiências pessoais e desafios enfrentados no contexto familiar, uma papo sobre aceitação, acolhimento e a importância no desenvolvimento pessoal e trajetória profissional.

#5: Pilar Raça | Somos todos racistas?

Será que somos todos racistas? Se sim, qual o caminho para nos tornarmos cada vez mais antirracistas? Que tipos de atitudes podemos ter no nosso dia-a-dia para contribuir para uma sociedade menos racista? Venha escutar esse bate-papo gostoso onde falamos de uma forma “leve” sobre esse tema tão necessário

O bate-papo é apresentado por Jacqueline Paiva – alumni membro do Comitê Diversidade Equidade e Inclusão, e mediado por Marcos Lima – alumni membro do Comitê Diversidade Equidade e Inclusão, com a participação de Samanta Lopes – Mestre em Diversidade Inclusiva da Uma Diversidade e Hugo Kovac – alumni, CFO no KES, empresa de educação, sócio da 99jobs e conselheiro do Reflexões da Liberdade, do Instituto Rizomas e da Base Colaborativa.

#4: Pilar Gênero | Maternidade no mercado de trabalho

Convidamos você a ouvir nesse podcast de 15 minutos, como diferentes mulheres se sentem e caminham nesse tema que influencia essa e as próximas gerações. As mulheres que ainda não são mães falam sobre suas expectativas, enquanto as que já são mães compartilharam um pouco de sua história e experiência de forma emocionante. Venha participar dessa conversa e refletir como cada pessoa pode facilitar e apoiar essa jornada.

# 3 | Pilar LGBTQIA+ | Diego Oliveira fala sobre Parada do Orgulho em São Paulo e sua percepção sobre a inclusão real das pessoas LGBTQUIA+

Gabriel Ribeiro Borges, líder do pilar LGBTQIA+ do Comitê chama para um bate-papo Diego Oliveira, produtor cultural que atua como Secretário Executivo Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O bate-papo trata de diversos temas relacionados a pauta, como evolução de ações, abertura social e barreiras rompidas, o impacto da pandemia no desenvolvimento de atividades, percepções dos resultados obtidos e também um rápido debate a respeito da violência contra o público LGBTQIA+.

# 2 | Pilar LGBTQIA+ | Equidade e Inclusão no Mercado de Trabalho – Visão GPTW

O convidado Raul Valle, consultor em clima e cultura organizacional, é entrevistado pelo alumnus Gabriel Borges, em uma conversa com foco na evolução e ações das empresas no mercado de trabalho, devido à sua atuação na GPTW (Great Place to Work, uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação).

# 1 | Pilar Pessoas com Deficiência | Dia Internacional da Síndrome de Down

O primeiro episódio do podcast do pilar Pessoas com Deficiência do Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão trata sobre o dia internacional da Síndrome de Down, condição genética em que a pessoa nasce com 3 cópias do cromossomo 21 em suas células ao invés de 2, razão pela qual também é conhecida como trissomia 21. Para falar mais sobre o tema, Fernando Teixeira, líder do pilar, e Bruna Ancheschi, coordenadora do comitê, recebem a pediatra do hospital Albert Einstein Ana Claudia Brandão, e Luana Rolim, primeira vereadora do Brasil com Síndrome de Down.