Home/Podcast/Comitê Alumni de Agronegócios

Comitê Alumni de Agronegócios

Este podcast apresenta discussões sobre tecnologia aplicada aos negócios e também a temáticas do cotidiano. Abordamos os conteúdos com profundidade, em entrevistas com pesquisadores, professores e gestores. Confira a seguir.

Episódio 1.1: Um novo ciclo da precificação da sustentabilidade socioambiental

O episódio aborda a visão dos investidores e da agroindústria, e o uso de novas tecnologias para geração de dados que permitem o atendimento das demandas dos mercados financeiro e de consumo.

Episódio 1.2: A evolução do mercado financeiro – do grande ao pequeno produtor

São discutidos os aspectos regulatórios que o mercado financeiro impõe à geração de novos dados e processos, destacando as vantagens dos arranjos produtivos. Os desafios educacionais para a evolução da cadeia logística e dos agricultores de médio e de pequeno porte também entram em pauta.

Episódio 2: Desvinculando a pecuária do desmatamento na Amazônia

A aceleração das mudanças climáticas tem suscitado grande atenção para o desmatamento na Amazônia. Nesse contexto, o setor da pecuária foi forçado a agir para evitar riscos de má reputação ambiental e diferentes instrumentos estão sendo desenvolvidos e aprimorados pelos frigoríficos.
Contudo, a iniciativa privada é limitada, sem um forte envolvimento público na implementação da legislação existente, condição indispensável
para a efetiva conservação ambiental.

Episódio 3: Os desafios e oportunidades do Fiagro

No 3º episódio do podcast do Comitê Alumni de Agronegócios do Insper são abordados os desafios e oportunidades inerentes aos Fundos de Investimento das Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), instituídos pela Lei nº 14.130/2021 e que prometem trazer novas opções de financiamento e investimento para o agronegócio brasileiro. O tema é abordado por Pedro Freitas, head de Agronegócios da XP Investimentos, e Victoria de Sá, sócia da Vert Securitizadora, sob moderação dos alumni José David e João Victor Pinheiro.