Revista de Economia e Administração – vol. 1 – n° 2

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Sumário

O relatório da administração no Brasil: peça de informação ou de ficção

Mario Allen Mafra e

Walter Lee Ness Jr. ………………………………………………………01

Riscos percebidos e meios de compra: a dualidade internet versus consumidores on-line

Michelle Helena Kovacs

Salomão Alencar de Farias …………………………………………….19

A importância da credibilidade na liderança eficaz

Cecília Whittaker Bergamini ……………………………………………33

A utilização do banco de dados como fator de sucesso do marketing de relacionamento entre os estabelecimentos gastronômicos associados à Abrasel-PE

Reginlado J. Carlini Jr. ………………………………………………….51

Um modelo para construir ou revisar contratos em redes de empresas (networks)

Marcos Fava Neves……………………………………………………….68

 

Resumo

1- O relatório da administração no Brasil: peça de informação ou de ficção

Mário Allan Ferraz Mafra

Walter Lee Ness Jr

Resumo

O trabalho teve como propósito verificar se o relatório da administração das companhias abertas brasileiras é um importante elemento de evidenciação e um eficaz instrumento de análise econômica e financeira das empresas, ou se é mero cumprimento de uma formalidade legal. Foram analisados os relatórios da administração e respectivas demonstrações financeiras do ano de 1998, de 100 companhias abertas brasileiras, selecionadas aleatoriamente do cadastro de companhias de capital aberto da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, com a utilização do método de “análise de conteúdo” e a aplicação do teste não paramétrico Wilcoxon Signed Ranks. A correlação foi examinada pelo cálculo do Coeficiente de Correlação de Spearman entre as variáveis. A conclusão do trabalho é que, com uma média geral de 36 pontos, em 100 pontos possíveis de serem alcançados no atendimento aos critérios de evidenciação da CVM e da ONU, os relatórios da administração das companhias abertas brasileiras, no exercício de 1998, se prestam quase que exclusivamente ao mero cumprimento de uma formalidade legal. Eles ainda têm um longo caminho a trilhar, até que possam ser considerados como um importante elemento de divulgação voluntária das empresas brasileiras.

2- Riscos percebidos e meios de compra: a dualidade Internet versus consumidores on-line

Michelle Helena Kovacs

Salomão Alencar de Farias

Resumo

O risco percebido foi inicialmente estudado na literatura de marketing e comportamento do consumidor por Bauer (1960). Atualmente, com o advento da Internet e do comércio eletrônico, a percepção de riscos pelos consumidores usuários da rede parece ser um importante aspecto a ser explorado em pesquisa do comportamento do consumidor. O objetivo deste artigo foi o de revisar a literatura sobre risco percebido (considerado um construto multidimensional) nos últimos quarenta anos, com o objetivo de investigar se há indícios da presença de riscos e se os consumidores são influenciados por estes na hora da decisão de comprar on-line. Ou seja: até que ponto a dualidade Internet versus usuários da rede provoca o surgimento de tipologias de riscos específicos ao meio de compra virtual.

Com o uso de metodologia qualitativa caracterizada especialmente pela desk research (Malhotra, 1993), foi possível verificar que realmente os riscos influenciam o processo de compra na Internet, destacando-se riscos financeiro, de tempo, performance e satisfação (Weber e Roehl, 1999; Lash, 1998 e Hoffman, 1996).

3- A Importância da credibilidade na liderança Eficaz

Celia Whitaker Bergamini

Resumo

A influência é a essência da liderança. O líder consegue comprometimento e entusiasmo dos seus seguidores quando está aberto à influência deles. Isso só ocorre quando esses seguidores têm uma visão positiva dos seus líderes.Assim sendo, os executivos devem se dar conta que motivação e liderança estão ligadas e são consideradas como a chave da eficácia em liderança. Para conseguir credibilidade os líderes eficazes conseguem que seus seguidores percebam como seus objetivos individuais harmonizam-se aos da organização. Líderes bem sucedidos possuem autoconhecimento e auto-estima que sejam suficientes para sentirem quando um novo repertório de competências é necessário sem sentirem-se ameaçados pela necessidade da mudança. Criam um significado de trabalho compartilhado.

4- A utilização do banco de dados como fator sucesso do marketing de relacionamento entre os estabelecimentos gastronômicos associados à ABRASEL-PE

Reginaldo José Carlini Júnior

Resumo

Este artigo busca compreender a importância da utilização do banco de dados para o sucesso do marketing de relacionamento entre os estabelecimentos associados à ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento – Pernambuco).Foram aplicados 45 questionários como forma de coleta de dados. Os resultados encontram-se agrupados em tabelas, com posterior análise individual. Esses resultados demonstraram que os proprietários desses estabelecimentos estão enxergando que, para serem vencedores nas condições atuais de mercado, devem estar centrados em todos os clientes, dando ênfase aos mais freqüentes e lucrativos e oferecendo valor superior a estes últimos. Está acontecendo uma reorientação de mercado no sentido de criar e manter relacionamentos sólidos com os clientes atuais, utilizando o marketing de relacionamento e tendo o banco de dados como base de todo processo.

5- Um modelo para construir ou revisar contratos em redes de empresas (networks)

Marcos Fava Neto

Resumo

A literatura mostra que a existência de racionalidade limitada torna quase impossível construir contratos completos para administrar transações entre empresas. Por outro lado, contratos incompletos dão origem a problemas de oportunismo por alguma das partes envolvidas e geram custos de transação indesejáveis que poderiam ser reduzidos se o processo de construção do contrato fosse feito com mais detalhes (exatidão). Em geral, os empresários não dispõem de instrumentos para facilitar este processo de construção; além disso, os estudantes que irão lidar com contratos em muitos momentos de suas vidas profissionais não são treinados para esta atividade. Este artigo apresenta um modelo que está sendo utilizado com sucesso como ferramenta de análise de contratos em redes de negócios com enfoque nas ações de marketing.

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